Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Tomar contacto com contextos e problemáticas educativas para crianças dos 3 aos 10 anos; Analisar a diversidade de conteúdos e características dos diferentes contextos educativos frequentados pelas crianças de forma a promover estratégias de transição coerentes; Interagir pedagogicamente com todos os intervenientes na ação educativa; Desenvolver uma atitude reflexiva face a situações de estágio vivenciadas a nível institucional e pedagógico; Mobilizar conhecimentos adquiridos na análise de situações da prática profissional; Iniciar o desenvolvimento de competências de intervenção como profissionais de educação, nomeadamente: observar e analisar contextos e situações; Planificar ações adequadamente; desenvolver de forma coerente e fundamentada estratégias de trabalho; avaliar os resultados alcançados; (Auto)avaliar o seu desempenho numa atitude de questionamento e de pesquisa que leve à realização de novas aprendizagens.
Conteúdos programáticos
Os conteúdos trabalhados decorrerão das problemáticas
inerentes à compreensão e análise dos contextos de prática selecionados
(Jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico) envolvendo uma articulação teórico-prática de saberes que leve à
caracterização e conhecimento dos contextos educativos em análise; dos seus
intervenientes; das metodologias específicas que os caraterizam e da respetiva
legislação de suporte.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos da Unidade curricular
decorrem das situações em análise no âmbito da prática em contexto de creche e
do jardim de infância e do seu enquadramento científico e legal possibilitando
o desenvolvimento dos conhecimentos e competências enunciados. Considerando o Total das 108 horas de
trabalho previstas e a seguinte distribuição das horas de contacto - Estágio-
50 horas; Aulas Teórico- Práticas - 36h e Orientação Tutorial - 2h, prevemos
que 20 horas de trabalho autónomo sejam distribuídas da seguinte forma:
Elaboração do Portefólio (que inclui a realização de leituras, relatório da
observação e análise do contexto de estágio com o par pedagógico e reflexão individual)
- 16h; Preparação (em par pedagógico) de
apresentação oral - 4h.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A avaliação final resultará da ponderação de 3 elementos: 1) Um Portefólio do percurso individual de cada estudante, integrando: (60%) - Documentação produzida, recolhida e organizada no decurso das experiências formativas proporcionadas, sempre acompanhada de evidências de análise reflexiva das mesmas; - Apresentação descritiva e analítica das situações de prática profissional; 2) Apresentação oral do portefólio e/ou de outros trabalhos realizados ao longo do Seminário (30%) 3) Participação nas aulas e nas Jornadas da prática profissional (10%)
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Apresentação e discussão de conteúdos fundamentais para a preparação e compreensão das situações de prática profissional. - Discussão, análise e aprofundamento das situações de prática profissional vivenciadas durante o estágio, mobilizando os referentes teóricos necessários e relevantes; - Construção, apresentação e debate de documentos resultantes da análise das situações de prática.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
DOLIVEIRA MARTINS, G. (Coord.) (2017). Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, Despacho n.º 6478/2017, de 26 de julho, ME| FORMOSINHO, J., MONGE, G., & OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. (2016). Transição entre ciclos educativos: Uma investigação praxeológica. Porto: Porto Editora| JACINTO, M. (2010). Portefólio do Professor. O
portefólio reflexivo no desenvolvimento profissional. Porto: Porto Editora| LOPES DA SILVA, I., MARQUES, L., MATA, L. & ROSA, M. (2016). Orientações Curriculares para a
Educação Pré-Escolar. Lisboa: ME| ROLDÃO, M.C. (2009). Estratégias de Ensino: o
saber e o agir do professor. Gaia: Fund.Manuel Leão| RAMALHO, R. (2017). A transição da Educação Pré-Escolar para o 1.º Ciclo do Ensino
Básico. Almada: Instituto Piaget| SÁ-CHAVES, I. (org.) (1997). Percursos de formação
e desenvolvimento profissional. Porto: Porto Ed.
Observações
Notas sobre a Avaliação: - De acordo com os objetivos, as metodologias de ensino e de aprendizagem e as formas de avaliação estabelecidas, o portefólio é um elemento chave, sendo que para a sua construção torna-se indispensável o trabalho presencial em aulas, bem como a inerente pesquisa e aprofundamento autónomo. - A aprovação implica: a) a realização do estágio no período de duas semanas previsto no calendário escolar (mínimo de 50 horas). b) um parecer positivo por parte do/a cooperante responsável; c) a presença obrigatória na apresentação oral do estágio. d) Os trabalhadores-estudantes, caso exerçam funções em instituições educativas/escolares, não poderão realizar o estágio no seu local de trabalho.