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Psicologia do Desenvolvimento

Código: LESO10106    Sigla: PD
Área Científica: Psicologia

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LESO1 60 Despacho n.º 12917/2016 6

Horas Efetivamente Lecionadas

LESO1-A

Teórico-Práticas: 67,50

LESO1-B

Teórico-Práticas: 67,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,80

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 9,60
Dulce Sofia Mendonça Martins   4,80

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Dulce Sofia Mendonça Martins Responsável
Helena Maria Ferreira Moreno Luís Coordenação Científica
Maria Teresa Casanova Araújo e Sá Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1 - Perspectivar a Psicologia do Desenvolvimento como instrumento para a compreensão do Humano.

2 - Conhecer as dimensões biológicas, cognitivas, afectivas, relacionais e sociais presentes no desenvolvimento humano, perspectivando-o como processo aberto, complexo, dinâmico e integrado, identificando alguns dos factores internos e externos que o influenciam bem como as matrizes e contextos socioeducativos favoráveis aos processos de crescimento e desenvolvimento.

3- Promover nos formandos, futuros educadores sociais, uma atitude atenta e sensível aos processos psicológicos que sustentam e promovem o crescimento, assim como aos percursos singulares, com vista a uma prática informada, flexível e reflectida, capaz de responder à complexidade das situações socioeducativas e a enquadrar a intervenção numa relação humana de qualidade, eticamente responsável e cientificamente fundamentada.

4 - Desenvolver uma atitude de pesquisa, alicerçada na leitura, na reflexão crítica e no questionamento em relação à informação recebida e ao trabalho desenvolvido.

5- Colocar em diálogo os conhecimentos adquiridos no âmbito desta disciplina com as demais áreas do saber, na descoberta de um sentido comum que possa orientar a futura prática profissional.

6- Treinar competências de comunicação, trabalho em grupo e co-reflexão interpares, com vista ao desenvolvimento de uma prática aberta, crítica, flexível e colaborativa.

Conteúdos programáticos


1. NATUREZA E ÂMBITO DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Objecto  e articulação com outras áreas do saber.
Processo de desenvolvimento, Invariantes e factores de desenvolvimento.
A relação dinâmica natureza / cultura; somático / psíquico.
Síntese dos Modelos Teóricos em Psicologia do Desenvolvimento.


2. A SAÚDE MENTAL E A VIDA.
Crise e de desafio desenvolvimental. Resiliência
Factores de Equilíbrio e Factores de Risco
Modelo Preventivo em Saúde Mental

3. IDADES DA INFÂNCIA E CONTEXTOS PROMOTORES DO DESENVOLVIMENTO
A família como quadro organizador do desenvolvimento. A função parental.
Natureza e papel da relação precoce na construção da Personalidade. Teorias da vinculação. 
Desenvolvimento psicomotor, emocional, cognitivo e social nas diferentes idades da Infância.

4. ADOLESCÊNCIA E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE
A moratória psicossocial adolescente e a construção da Identidade.

5. A IDADE ADULTA 
Tarefas desenvolvimentais, realizações e desafios.
A meia-Idade
O processo de envelhecimento.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos visam dar corpo aos objetivos e competências acima descritos. Sendo a natureza da intervenção do educador social essencialmente relacional, é importante que o estudante reflita sobre a especificidade do Outro enquanto sujeito ativo no processo de desenvolvimento, e sobre o seu lugar enquanto figura suporte neste processo. A escolha dos conteúdos visa proporcionar o conhecimento, aprofundamento e reflexão sobre a natureza do desenvolvimento psicológico como processo complexo e integrado, nas vertentes biológicas, afetivas, cognitivas e sociais, de forma a enquadrar a intervenção socioeducativa nos diferentes momentos do ciclo de vida, e fornecer ferramentas teóricas que ajudem à compreensão das situações com as quais os alunos/formandos se confrontarão. Colocar-nos-emos numa perspetival de estudo do indivíduo e dos sistemas que integra, com os quais se relaciona, nos quais cresce, se desenvolve, se individualiza e com os quais interage.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico


A- AVALIAÇÃO POR FREQUÊNCIA
O regime de avaliação por frequência inclui os seguintes parâmetros:

DOSSIER PEDAGÓGICO (em grupo)  -  Ponderação 50%
O D.P. reúne e organiza os conhecimentos e reflexões construídos nas aulas, os materiais de estudo, fichas de leitura, pesquisa bibliográfica realizada e a sua transferência para a prática. Levar-se-á em conta como parâmetros de avaliação a apresentação, a coerência e organização dos materiais, a qualidade, aprofundamento e sistematização temática e o rigor conceptual, a correcção e clareza da linguagem, os contributos da reflexão em grupo.


UMA PROVA DE AVALIAÇÃO (individual). Ponderação: 50%

Incluirá perguntas de escolha múltipla, de resposta breve (definição de conceitos) e de desenvolvimento.

Caso o aluno obtenha nota igual ou inferior a 8 valores nesta prova não terá avaliação por frequência positiva, passando automaticamente para Exame Final. 


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A metodologia delineada para o desenvolvimento desta proposta de formação pressupõe que a preparação académica dos alunos se deverá organizar de forma consentânea com os princípios que se deseja que estes venham a por em prática na sua actuação futura.
Pretende-se assim que os alunos desenvolvam uma importante autonomia de trabalho e de pesquisa e construam algumas ferramentas teóricas de suporte e fundamentação das suas práticas.
A natureza complexa e vasta das temáticas abordadas, associada ao tempo disponível para o desenvolvimento das mesmas no presente ciclo de formação, exige entretanto um acompanhamento próximo das leituras propostas com vista à sua compreensão e aprofundamento, realizado nas horas de contacto/aulas. 
Parece-nos igualmente desejável e incontornável a dimensão expositiva assegurada pelo docente, com vista à síntese e aprofundamento dos conteúdos programáticos. O acompanhamento individual ou aos grupos de Dossier Pedagógico nas horas de atendimento visa assegurar assegura igualmente uma tutoria do processo de ensino-aprendizagem.
A construção de um Dossier Pedagógico (em grupo) surge como uma peça essencial do processo de construção dos conhecimentos, assegurando igualmente um dos objectivos da Unidade Curricular, o de ¿treinar competências de comunicação, trabalho em grupo e co-reflexão interpares, com vista ao desenvolvimento de uma prática aberta, crítica, flexível e colaborativa¿. Este Dossier reúne as sínteses da pesquisa bibliográfica e das leituras efectuadas, reflexões e comentários críticos (realizados nas aulas e pelo grupo) e a transferência dos conhecimentos para a prática. Tem como objectivo a permanente actualização dos conteúdos trabalhados no âmbito da disciplina, a reflexão, articulação e integração dos conhecimentos pelos estudantes. O Dossier inclui ainda devidamente contextualizado, comentado e reflectido, material resultante de pesquisa autónoma dos estudantes (imagens, leituras várias, visionamento de filmes, artigos de jornais/revistas, etc) procurando estimular deste modo uma atitude de interesse, pesquisa e integração dos conhecimentos.

A realização de uma Ficha de avaliação/teste (individual) que inclui perguntas de escolha múltipla, de resposta breve (definição de conceitos) e de desenvolvimento procurará avaliar a aquisição e compreensão de conceitos chave e seu desenvolvimento, introduzindo, a par da avaliação do trabalho realizado em grupo, uma necessária componente individual no processo de avaliação.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Anaut, M.(2005). A resiliência. Climepsi
EriKson, E., (1976). Identidade, Juventude e Crise - Zahar
Guedeney, N., & Guedeney, A. (2004). Vinculação, conceitos e aplicações. Climepsi
Keenan, T. & Evans, S. C. (2016). An Introduction to Child Development (3rd Ed.). Sage Publications.
Lerner, R., & Steinberg, L. (2009). Handbook of Adolescent Psychology. John Wiley & Sons.
Keenan, T., & Evans, S. (2009). An introduction to child development. Sage.
Papalia, D. F., et al.(2008). A Child¿s world. Infancy through adolescence. McGraw- Hill.
Piaget, J. (1979). A psicologia da Criança Lisboa. Moraes
Rayner, E. (2005). Human Development- Introduction to the Psychodynamics of Growth, Maturity and ageing. Routledge
Strecht, P. (2001). Interiores- Uma ajuda aos pais sobre a vida emocional dos filhos. Assírio e Alvim
Strecht, P. (2002). Preciso de Ti: perturbações psicossociais em Crianças e Adolescentes. Lisboa: Assírio e Alvim