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Psicologia Comunitária

Código: LESO10146    Sigla: PC
Área Científica: Psicologia

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LESO1 62 Despacho n.º 12917/2016 5

Horas Efetivamente Lecionadas

LESO1-A

Teórico-Práticas: 60,00

LESO1-B

Teórico-Práticas: 52,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 8,00
Sonia Maria Gomes Alexandre Galinha   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sonia Maria Gomes Alexandre Galinha Responsável
Sonia Maria Gomes Alexandre Galinha Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Adquirir conhecimentos técnicos e científicos no âmbito da Psicologia Comunitária numa perspetiva integradora; 2. Desenvolver competências de intervenção comunitária nas suas dimensões científicas, técnicas e valorativas contextualizadas; 3. Desenvolver uma atitude crítica e reflexiva face à participação social, intervenção comunitária, mudança social e avaliação; 4. Desenvolver a natureza praxeológica do Educador Social das medidas colaborativas e de pertença.

Conteúdos programáticos

1. Origens e fundamentos da Psicologia Comunitária 1.1. Abordagem conceptual histórica e epistemológica da Psicologia Comunitária 1.2. Psicologia Social Aplicada e Bem-estar numa perspetiva integradora 1.3. Estrutura Interna e Sentimento de Comunidade 1.4. Competência 1.5. Empowerment 2. Modelos e Métodos de Intervenção Comunitária 2.1. Saúde Mental Comunitária, Promoção e Prevenção 2.2. Intervenção na Crise, Risco e Perigo 2.3. Autoajuda e Apoio Psicossocial 2.4. Participação Comunitária, Desenvolvimento e Mudança Social 3. Avaliação em Psicologia Comunitária 3.1. Avaliação das Necessidades 3.2. Avaliação dos Programas 3.3. Significado(s) 3.4. O Educador Social - natureza praxeológica das medidas colaborativas e de pertença.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Considera-se que esta UC abre a possibilidade à aplicação e à utilização de modelos e de conhecimentos vindos de âmbitos exteriores ao campo tradicional, quer da psicologia, quer da educação social. Permite também lançar um novo olhar sobre a intervenção socioeducativa, um olhar que pode permitir pensar as intervenções existentes, adaptar os programas existentes ou criar novos programas de acordo com o diagnóstico psicossocial desenvolvido tendo por base as ciências psicológicas em contexto.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Teorico-pratica. Avaliação continua: 1) Avaliação escrita individual (50%). Nota minima 8 valores para ponderação. 2) Grupal (50%): Participação: pertinência teórica e empírica das questões apresentadas; capacidade de análise crítica das questões abordadas nas sessões e a importância que as mesmas possam assumir para a construção de saberes ao nível do grupo/ turma e do trabalho em equipa. Trabalho de análise de um projeto sobre contexto de intervenção comunitária- Integração conhecimentos teóricos e práticos - clareza e rigor dos conceitos apropriados e mobilizados - Capacidade argumentativa (identificação e justificação argumentos, sintese/ debate) Observação e análise crítica das situações, clareza e adequação da expressão oral e escrita - Autonomia na pesquisa e construção de conhecimentos - Envolvimento, cooperação e contributo para os trabalhos realizados em grupo. (Contato 60h. Trab autonomo 65h: estudo 35h trab 30h). Exame(100%).


Avaliação

Avaliação continua: 1) Avaliação escrita individual (50%). Nota minima 8 valores para ponderação. 2) Grupal (50%): Participação: pertinência teórica e empírica das questões apresentadas; capacidade de análise crítica das questões abordadas nas sessões e a importância que as mesmas possam assumir para a construção de saberes ao nível do grupo/ turma e do trabalho em equipa. Trabalho de análise de um projeto sobre contexto de intervenção comunitária- Integração conhecimentos teóricos e práticos - clareza e rigor dos conceitos apropriados e mobilizados - Capacidade argumentativa (identificação e justificação argumentos, sintese/ debate) Observação e análise crítica das situações, clareza e adequação da expressão oral e escrita - Autonomia na pesquisa e construção de conhecimentos - Envolvimento, cooperação e contributo para os trabalhos realizados em grupo. (Contato 60h. Trab autonomo 65h: estudo 35h trab 30h). Exame(100%).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Aulas de natureza teórico-pratica. 1) Avaliação escrita individual (50%). Nota minima 8 valores para ponderação. 2) Grupal (50%): Participação: pertinência teórica e empírica das questões apresentadas; capacidade de análise crítica das questões abordadas nas sessões e a importância que as mesmas possam assumir para a construção de saberes ao nível do grupo/ turma e do trabalho em equipa. Trabalho de análise de um projeto sobre contexto de intervenção comunitária- Integração conhecimentos teóricos e práticos - clareza e rigor dos conceitos apropriados e mobilizados - Capacidade argumentativa (identificação e justificação argumentos, sintese/ debate) Observação e análise crítica das situações, clareza e adequação da expressão oral e escrita - Autonomia na pesquisa e construção de conhecimentos - Envolvimento, cooperação e contributo para os trabalhos realizados em grupo. (Contato 60h. Trab autonomo 65h: estudo 35h trab 30h). Exame(100%).  Componente de exposição teórica complementada com momentos de reflexão sobre a psicologia comunitária. Permite esta UC ser útil tanto no que se refere a aquisição e aprofundamento de conteúdos e paradigmas, como às escolhas de programas pelos atores sociais, quer à investigação sobre o desenvolvimento e a intervenção em saúde mental, e pode servir de base para relançar o debate em torno da educabilidade cognitiva, da participação e da intervenção sociocomunitária. (Bunge, 2004)

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Cristens, B. (2019). Community Power and empowerment. UK Oxford University Press. Dalton,J., Elias,M. & Wandersman, A.(2005).Community Psychology: NY: Prentice Hall. Galinha, S. (2011).Pedagogia e Psicologia Positiva. Livpsic. Nelson,G, Kloos B., & Ornelas, J. (2014). Community Psychology and Community Mental Health. SCRA, 27ª, APA. Nelson, G. & Prilleltensky, I.(2005).Community Psychology. NY: Palgrave Macmillan. Ornelas, J.(2008).Psicologia Comunitária. Climepsi. Ornelas, J.(2007).Psicologia Comunitária. Análise Psicológica, 25(1), 5-11. Ornelas, J. ,Vargas-Moniz, M., & Duarte, T. (2010).Community Psychology and Social Change.Global Journal of Community Psychology Practice,1(1), 21-31. Sanchez-Vidal, A. (2013). Manual de Psicología Comunitária. Piramide. Ximenes, V, Lemos, E., Silva, A., Abreu, M. , Filho, C., Gomes, L. (2017). Saúde Comunitária e Psicologia Comunitária. Psicologia em Pesquisa,11(2) 4-13. DOI: 10.24879/2017001100200161