Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Contribuindo para o alcance dos Objetivos de Aprendizagem 4, 5 e 6 do Ciclo de Estudos, esta unidade curricular visa identificar os princípios fundamentais do processo fotográfico e da manipulação e tratamento da imagem digital. Com uma predominância prática, pretende-se que os/as estudantes dominem as competências essenciais que lhes permitam criar, desenvolver e implementar projetos de natureza fotográfica e de imagem digital.
São, assim, objetivos de aprendizagem:
OA1. Adquirir uma base informativa, formativa e analítica na área da fotografia.
OA2. Realizar e tratar fotografias digitais.
OA3. Editar e manipular imagens digitais.
OA4. Conceber e produzir projetos fotográficos para a produção e realização de materiais/documentos multimédia.
Conteúdos programáticos
CP1. Breve história da fotografia. Narrativas fotográficas: editorial; documental; artística.
CP2. Fundamentos que regem a tecnologia e técnicas de captação de imagens fixas: enquadramentos; focagem e profundidade de
campo; máquinas e objetivas; tempo de exposição e velocidade de disparo; equilíbrio formal e iluminação.
CP3. Tratamento digital de imagens: conceitos fundamentais; ferramentas de edição e manipulação de imagens; estética e formatos.
CP4. Planificação, pré-produção, captação e pós-produção de um projeto de comunicação fotográfica.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Coerência dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA):
CP1. "Breve história da fotografia. Narrativas fotográficas: editorial; documental; artística" é coerente com OA1. "Adquirir uma base informativa, formativa e analítica na área da fotografia."
C2. "Fundamentos que regem a tecnologia e técnicas de captação de imagens fixas: enquadramentos; focagem e profundidade de campo; máquinas e objetivas; tempo de exposição e velocidade de disparo; equilíbrio formal e iluminação" é coerente com o OA2. "Realizar e tratar fotografias digitais".
CP3. "Tratamento digital de imagens: conceitos fundamentais; ferramentas de edição e manipulação de imagens; estética e formatos" é coerente com OA3. "Editar e manipular imagens digitais."
CP4. "Planificação, pré-produção, captação e pós-produção de um projeto de comunicação fotográfica" é coerente com o OA4. "Conceber e produzir projetos fotográficos para a produção e realização de materiais/documentos multimédia."
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Esta UC de natureza teórico-prática e de prática laboratorial tem uma forte predominância da vertente prática, uma vez que se pretende que os/as estudantes adquiram competências que lhes permitam desenvolver projetos de produção e realização de fotografia, direcionados para a criação, produção e realização de materiais/documentos multimédia.
Frequência:
Realização de um projeto individual de fotografia digital incluindo duas atividades, uma de recolha de imagens e outra de
manipulação de imagens (40%);
Apresentação e discussão do projeto individual e de todos os conceitos, técnicas, edições e manipulações utilizadas (40%);
Participação nas aulas, desenvolvendo os exemplos práticos e tarefas solicitadas (20%).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conceitos a abordar, na dimensão teórica da UC possibilitam a construção de uma base informativa, formativa e analítica nas áreas da fotografia.
Os exercícios/tarefas a realizar, na dimensão prática, permitem experiências facilitadoras para a conceção e realização de trabalhos práticos de fotografia.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
ANG, Tom
(2003). Manual da Fotografia Digital. Porto: Editora Civilização.
BAURET, Gabriel (2015). A
Fotografia: História, Estilos, Tendências, Aplicações. Lisboa: Edições 70. ISBN
9789724412849.
CHION, M h (2005). L¿ audio vision:
son et image au cinéma. Paris: Armand Colin.
.
HUYGHE, René (1998). O Poder da Imagem. Lisboa: Edições 70.
JOLY, Martine
(2003). A Imagem e a sua Interpretação. Lisboa: Edições 70.
LANGFORD, Michael (2003). Fotografia Básica - 5ª ed. Lisboa: Dinalivro.
MELO, Cláudio, (2007), Manual de fotografia digital, Instituto de
Emprego e Formação
Observações
Exame:
Realização de um projeto individual de fotografia digital, (recolha de imagens e um e outro de manipulação de imagens) (40%), Apresentação e discussão do projeto individual e de todos os conceitos, técnicas, edições e manipulações utilizadas (40%);
Questões teóricas a responder por escrito no dia do exame (20%)