• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LPME06
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Educação para os Media

Código: LPME06    Sigla: EM
Área Científica: Ciências da Educação

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Página Web:https://moodle.ese.ipsantarem.pt/course/view.php?id=3147
Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LPME 33 Despacho n.º 7637/2018 6 72 162

Horas Efetivamente Lecionadas

LPME-1

Teórico-Práticas: 98,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,80

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,80
Daniela Cristina Carneiro Pedrosa   1,80
Inês Teixeira de Sousa Messias   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Inês Teixeira de Sousa Messias Responsável
Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas Coordenação Científica
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Em consonância com os Objetivos O1, O2 e O7 do CE, no final da UC os estudantes deverão ser capazes de:
OA1. Compreender o conceito de literacia mediática e a capacidade dos media para influenciarem perceções, crenças ou atitudes nos processos democráticos.
OA2. Caracterizar a realidade nacional no que respeita à literacia dos media.
OA3. Pesquisar, selecionar e analisar recursos para o apoio à educação para os media.
OA4. Demonstrar sentido crítico aprofundado sobre a leitura que fazem dos produtos de media.

Conteúdos programáticos

C1. Literacia para os media e cidadania global (OA1)
C2. Educação para os media nas sociedades multimediáticas. O caso português. (OA2)
C3. Recursos de apoio à Educação para os Media (OA3)
C4. Contextos comunicativos: media tradicionais, media digitais, novos media e media/redes educativas (OA1 e OA4)
C5. Fontes de informação na divulgação científica: bibliotecas, motores de pesquisa, agregadores de conteúdos, repositórios (OA3 e AO4).

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Esta UC desenrola-se em torno de quatro objetivos fundamentais. Em todos eles privilegia-se o aprofundamento de conteúdos teóricos no domínio da educação para os media e da cidadania de forma articulada com outras unidades curriculares do plano de estudos. Partindo da articulação e do aprofundamento do conhecimento teórico sobre literacia e media, serão analisadas situações e recursos práticos no âmbito da educação para os media e cidadania. Ao OA1 responderão os C1 e C4. Ao OA2 responderá o C2, de modo a conduzir os estudantes na exploração e conhecimento da realidade que os envolve e na sua articulação com os documentos de referência a nível nacional e europeu. O OA3 será atingido através dos C3 e C5 de modo a possibilitar que os estudantes contactem com um conjunto de recursos e fontes de informação diversa que utilizarão no seu trabalho e no desenvolvimento da literacia informacional. Ao OA4 responderão os C4 e C5 de modo a possibilitar aos estudantes a análise e comparação de documentos e fontes de informação colocando o seu sentido crítico ao serviço da gestão da informação e da verdade científica.


Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

  • Interação com os alunos através de sessões presenciais, com exposição teórica, fomentando a discussão e participação dos alunos em sessões práticas. Promoção de 1 sessão temática com intervenientes credenciados na área da educação para os media;
  • Utilização da plataforma Moodle enquanto repositório de documentação e dinamização através de fóruns de discussão, sobre textos ou temas abordados na aula;
Avaliação por frequência:
  • Avaliação contínua 40%. Avaliação ao longo das sessões de trabalho que resultará da assiduidade, pontualidade, em presença ou a distância, empenho do estudante no trabalho individual e na colaboração com o grupo. Os estudantes desenvolverão atividades web based obrigatórias de carácter formativo e sumativo.
  • Trabalho de natureza teórico prática 60%. Finalidade de aferir a compreensão dos conceitos. 
Avaliação por exame:  um teste teórico (50%) e apresentação e discussão oral de um trabalho (50%), mediante contacto prévio e atempado com a docente.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos estão em sintonia com os objetivos programáticos da UC, uma vez que os conteúdos a abordar permitirão desenvolver as competências acima descritas, dotando os estudantes com competências na área da (re)utilização, produção e comunicação da informação, conhecendo o enquadramento legal assim como todo o contexto sobre a temática da educação para os media, podendo utilizar meios, recursos e ferramentas para melhor compreender a sua necessidade. A metodologia utilizada permitirá, ainda, aos estudantes, desenvolverem competências de trabalho autónomo, de análise crítica e as capacidades de compreensão e resolução de problemas, sendo capazes de construir e fundamentar a sua própria argumentação. As competências de comunicação e de colaboração também serão desenvolvidas, em situações síncronas e assíncronas online e em situações presenciais. Pretende-se ainda, desenvolver e fomentar competências de aprendizagem ao longo da vida.


A UC tem um total de 162h, sendo que 72h são de contacto e 90h de trabalho autónomo. Estima-se, assim, que o estudante, de forma a cumprir as atividades propostas pela UC, disponha de:
- elaboração do trabalho individual (pesquisa, seleção, análise, reflexão, redação, revisão, formatação) = 30h
- levantamento e análise de bibliografia sobre os temas abordados na UC = 10h
- elaboração de trabalhos práticos de grupo (exploração de ferramentas e desenvolvimento de recursos digitais, redação dos relatórios de acompanhamento) = 50h

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Lopes, P. C. (2011) Educação para os media nas sociedades multimediáticas. ISSN 1647-0893. http://cies.iscte-iul.pt/destaques/documents/CIES-WP108_Lopes.pdf
Oliveira, S. Caetano, R. (2017) Literacia para os media e cidadania global - caixa de ferramentas. https://www.cidac.pt/files/2114/8597/6548/20170117_LMedia_cor_150dpi.pdf
Pereira, S. et al. (2014) Referencial de Educação para os media. http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ficheiros/referencial_educacao_media_2014.pdf 
UNESCO. (1982). Declaração de Grunwald sobre educação para os media. http://www.unesco.org/education/pdf/MEDIA_E.PDF
UNESCO (2020). Seoul Declaration on Media and Information Literacy for Everyone and by Everyone: A Defence against Disinfodemics. https://en.unesco.org/sites/default/files/seoul_declaration_mil_disinfodemic_en.pdf
Universidade do Minho (2011) Actas do 1º Congresso Nacional, literacia, media e cidadania. http://www.lasics.uminho.pt/OJS/index.php/lmc/issue/current/showToc