Código: | LPME07 | Sigla: | ECV | |
Área Científica: | Audiovisuais e Produção dos Média |
Área de Ensino: | Artes Visuais Performativas e Motricidade Humana |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LPME | 36 | Despacho n.º 7637/2018 | 1º | 5 | 60 | 135 |
Teórico-Práticas: | 56,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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O1. Refletir sobre a criação e difusão de imagens na contemporaneidade, atendendo a aspetos estéticos, socioculturais e técnicos.¿O2. Interpretar e usar corretamente os signos, símbolos, códigos e linguagens visuais.¿O3. Conhecer diversos meios de produção, captação e edição de imagens.¿O4. Identificar os direitos de autoria, reprodução e utilização em artes visuais.
O5. Conceber e realizar imagens para a comunicação interativa, aplicações e serviços multimédia, evidenciando soluções social e tecnologicamente inovadoras.
O6. Utilizar diferentes enquadramentos e ângulos de visão para dar ou reforçar sentidos de leitura.
O7. Comunicar e publicar recursos visuais para diferentes públicos em vários contextos educativos e socioculturais.
O8. Desenvolver a criatividade através da expressão própria em artes visuais.
O9. Realizar projetos de criação e tratamento de imagens, tendo em conta princípios estéticos e éticos.
O10. Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipas multidisciplinares. ¿
C1 Classificação das Imagens quanto a materialidade, espacialidade, temporalidade, intenção sémica e condições de produção.¿¿C1.1 Significados e significantes. Polissemia da imagem.¿¿C1.2 Códigos estéticos, simbólicos, culturais e sociais.¿¿C1.3 Tipos e funções das imagens: propaganda, cartazes comerciais, políticos, religiosos, culturais. Ilustrações e caricaturas, fotos e fotomontagens.¿¿C1.4 Narração visual: da imagem fixa à imagem animada (flip book, banda desenhada, desenhos animados, stop motion, cinema, vídeo).¿¿C1.5 Influência de conteúdos culturais, estilísticos e socioeconómicos sobre a criação de imagens.¿¿C2. Tipos de composição. Princípios de organização de elementos plásticos e gráficos.¿¿C2.1 Espaços vazios, espaços cheios,¿¿C2.2 Modelos. Volumes, valores, proporções e escalas.¿¿C2.3 Enquadramentos. Escala de planos e ângulos de visão.¿¿C3. Direitos de utilização de imagens¿¿C3.1 Direitos de autoria.¿¿C3.2 Direitos de reprodução e utilização.
É uma U.C. predominantemente prática, mas alicerçada no conhecimento teórico e na reflexão, uma vez que se pretende que estudantes venham a ampliar a sua capacidade criadora através da análise, reflexão, crítica e no exercício de criação de composições formais no espaço bidimensional, tendo em vista o desenvolvimento de competências em expressão e comunicação visual. Os objetivos de natureza prática e reflexiva: Os O1, O2, O3 e O4 respondem a preocupações informativas e reflexivas; O5, O6, O8 e O9 favorecem o desenvolvimento da criatividade e da expressividade artística; O2, O5, O7 e O10 centram-se na comunicação e O9 e O10 favorecem o desenho e desenvolvimento de projetos. Os conteúdos distribuem-se por 3 áreas: comunicação (C1); composição e enquadramento (C2, C2.1, C2.2, C2.3); direitos autor (C3). Todos os conteúdos do conjunto C1 permitem atingir todos os objetivos. Os conteúdos C2 favorecem mais o alcance dos O1, O3,O5,O6,O8 e O9. O terceiro grupo (C3), centra-se nos O4, O9 e O10.
Esta UC tem uma metodologia de trabalho baseada em projeto e uma metodologia de sala de aula invertida e o recurso a metodologias de ensino ativas, tais como o trabalho de grupo, a discussão, as simulações facilitando a interação para uma experiência de aprendizagem. Articulação entre o método expositivo, a investigação, e a prática de realização de projetos práticos individuais e de grupo, orientada pelo docente, para uma apropriação dos conteúdos. A realização de um portefólio no final da U.C. para consolidar e refletir sobre as aprendizagens. (contacto: 60h (35% teórico e 65% prática) e trabalho autónomo: 75h)
Avaliação por frequência
A avaliação contínua:
Assiduidade e participação nas atividades (20%)
Projetos (60%)
Portefólio final (20%)
Avaliação por exame
1) Uma parte teórica (20% e prática (50%) um trabalho prático, a combinar com o docente com antecedência mínima de 2 semanas;
2) Discussão do trabalho prático, com demonstração de domínio de técnico (30%).
Na UC de Expressão e Comunicação Visual, recorrer-se-á a um conjunto de metodologias que contemplam, de forma articulada, as dimensões teórica e prática/experimental, para atingir os objetivos. Através da apresentação dos conteúdos de natureza teórica, complementada pela visualização, análise e interpretação de exemplares de imagens e/ou por visitas de estudo, promove-se um conhecimento dos processos criativos e modalidades compositivas no âmbito da expressão e comunicação visual (O1, O2, O3, O4). Através da realização de exercícios exploratórios e de projetos, potência-se o desenvolvimento da criatividade e da capacidade expressiva (O6, O8 e O9), além de se favorecer o trabalho colaborativo e a capacidade de trabalhar em equipa (O9, O10). Com os momentos de reflexão, individual ou conjunta, sobre a prática de cada estudante, que ocorrerão no fim de cada exercício, aprofundam- se também as questões teóricas já antes referidas e, sobretudo, pretende-se estimular e desenvolver a capacidade de expor publicamente ideias e convicções (O5, O7 e O10). Finalmente, a elaboração de um portefólio pretende promover a tomada de consciência dos percursos de aprendizagem de cada estudante e valorizar a pesquisa e procura de um caminho pessoal (O8).
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Kandinsky, W. (2008). Gramática da Criação. Lisboa: Edições 70.
Mesquita, F. (2015). Comunicação Visual, Design e Publicidade. Porto: Media XXI.
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Munari, B. (2014). Design e Comunicação Visual. Lisboa: Edições 70.