• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LPME07
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Expressão e Comunicação Visual

Código: LPME07    Sigla: ECV
Área Científica: Audiovisuais e Produção dos Média

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Artes Visuais Performativas e Motricidade Humana

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LPME 36 Despacho n.º 7637/2018 5 60 135

Horas Efetivamente Lecionadas

LPME-1

Teórico-Práticas: 56,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Teresa Farmhouse Cavalheiro   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Teresa Farmhouse Cavalheiro Responsável
Maria Clara Rodrigues Silva de Brito Coordenação Científica
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres Coordenação Científica
Jose Manuel Basto Soares Coordenação Científica
Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas Coordenação Científica
Teresa Farmhouse Cavalheiro Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O1. Refletir sobre a criação e difusão de imagens na contemporaneidade, atendendo a aspetos estéticos, socioculturais e técnicos.¿O2. Interpretar e usar corretamente os signos, símbolos, códigos e linguagens visuais.¿O3. Conhecer diversos meios de produção, captação e edição de imagens.¿O4. Identificar os direitos de autoria, reprodução e utilização em artes visuais.
O5. Conceber e realizar imagens para a comunicação interativa, aplicações e serviços multimédia, evidenciando soluções social e tecnologicamente inovadoras.
O6. Utilizar diferentes enquadramentos e ângulos de visão para dar ou reforçar sentidos de leitura.
O7. Comunicar e publicar recursos visuais para diferentes públicos em vários contextos educativos e socioculturais.
O8. Desenvolver a criatividade através da expressão própria em artes visuais.
O9. Realizar projetos de criação e tratamento de imagens, tendo em conta princípios estéticos e éticos.
O10. Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipas multidisciplinares. ¿

Conteúdos programáticos

C1 Classificação das Imagens quanto a materialidade, espacialidade, temporalidade, intenção sémica e condições de produção.¿¿C1.1 Significados e significantes. Polissemia da imagem.¿¿C1.2 Códigos estéticos, simbólicos, culturais e sociais.¿¿C1.3 Tipos e funções das imagens: propaganda, cartazes comerciais, políticos, religiosos, culturais. Ilustrações e caricaturas, fotos e fotomontagens.¿¿C1.4 Narração visual: da imagem fixa à imagem animada (flip book, banda desenhada, desenhos animados, stop motion, cinema, vídeo).¿¿C1.5 Influência de conteúdos culturais, estilísticos e socioeconómicos sobre a criação de imagens.¿¿C2. Tipos de composição. Princípios de organização de elementos plásticos e gráficos.¿¿C2.1 Espaços vazios, espaços cheios,¿¿C2.2 Modelos. Volumes, valores, proporções e escalas.¿¿C2.3 Enquadramentos. Escala de planos e ângulos de visão.¿¿C3. Direitos de utilização de imagens¿¿C3.1 Direitos de autoria.¿¿C3.2 Direitos de reprodução e utilização. 

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

É uma U.C. predominantemente prática, mas alicerçada no conhecimento teórico e na reflexão, uma vez que se pretende que estudantes venham a ampliar a sua capacidade criadora através da análise, reflexão, crítica e no exercício de criação de composições formais no espaço bidimensional, tendo em vista o desenvolvimento de competências em expressão e comunicação visual. Os objetivos de natureza prática e reflexiva: Os O1, O2, O3 e O4 respondem a preocupações informativas e reflexivas; O5, O6, O8 e O9 favorecem o desenvolvimento da criatividade e da expressividade artística; O2, O5, O7 e O10 centram-se na comunicação e O9 e O10 favorecem o desenho e desenvolvimento de projetos. Os conteúdos distribuem-se por 3 áreas: comunicação (C1); composição e enquadramento (C2, C2.1, C2.2, C2.3); direitos autor (C3). Todos os conteúdos do conjunto C1 permitem atingir todos os objetivos. Os conteúdos C2 favorecem mais o alcance dos O1, O3,O5,O6,O8 e O9. O terceiro grupo (C3), centra-se nos O4, O9 e O10.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Esta UC tem uma metodologia de trabalho baseada em projeto e uma metodologia de sala de aula invertida e o recurso a metodologias de ensino ativas, tais como o trabalho de grupo, a discussão, as simulações facilitando a interação para uma experiência de aprendizagem. Articulação entre o método expositivo, a investigação, e a prática de realização de projetos práticos individuais e de grupo, orientada pelo docente, para uma apropriação dos conteúdos. A realização de um portefólio no final da U.C. para consolidar e refletir sobre as aprendizagens. (contacto: 60h (35% teórico e 65% prática) e trabalho autónomo: 75h)

Avaliação por frequência
A avaliação contínua:
Assiduidade e participação nas atividades (20%)
Projetos (60%)
Portefólio final (20%)
Avaliação por exame
1) Uma parte teórica (20% e prática (50%) um trabalho prático, a combinar com o docente com antecedência mínima de 2 semanas;
2) Discussão do trabalho prático, com demonstração de domínio de técnico (30%). 


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Na UC de Expressão e Comunicação Visual, recorrer-se-á a um conjunto de metodologias que contemplam, de forma articulada, as dimensões teórica e prática/experimental, para atingir os objetivos. Através da apresentação dos conteúdos de natureza teórica, complementada pela visualização, análise e interpretação de exemplares de imagens e/ou por visitas de estudo, promove-se um conhecimento dos processos criativos e modalidades compositivas no âmbito da expressão e comunicação visual (O1, O2, O3, O4). Através da realização de exercícios exploratórios e de projetos, potência-se o desenvolvimento da criatividade e da capacidade expressiva (O6, O8 e O9), além de se favorecer o trabalho colaborativo e a capacidade de trabalhar em equipa (O9, O10). Com os momentos de reflexão, individual ou conjunta, sobre a prática de cada estudante, que ocorrerão no fim de cada exercício, aprofundam- se também as questões teóricas já antes referidas e, sobretudo, pretende-se estimular e desenvolver a capacidade de expor publicamente ideias e convicções (O5, O7 e O10). Finalmente, a elaboração de um portefólio pretende promover a tomada de consciência dos percursos de aprendizagem de cada estudante e valorizar a pesquisa e procura de um caminho pessoal (O8).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Aumont, J. (2009). A Imagem. Lisboa: Texto & Grafia.
Arnheim, R. (2017). Arte e Percepção Visual - Uma psicologia da visão criadora - Edição revista. São Paulo: Cengage.
Beloeil, G. et al. (2013). Art Fundamentals: Color, Light, Composition, Anatomy, Perspective, and Depth. Worcester: 3D Total Publishing.
Huyghe, R. (2009). O Poder da Imagem. Lisboa: Edições 70.
Kandinsky, W. (2008). Gramática da Criação. Lisboa: Edições 70.
Mesquita, F. (2015). Comunicação Visual, Design e Publicidade. Porto: Media XXI.
Maeda, J. (2004). Creative Code - Aesthetics + Computation. London: Thames & Hudson.
Joly, M. (2003). A Imagem e a sua Interpretação. Lisboa: Edições 70.
Moura, L. (2009). INSIDE [arte e ciência]. Lisboa: LxXL.
Munari, B. (2014). Design e Comunicação Visual. Lisboa: Edições 70.