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Laboratório Web

Código: LPME09    Sigla: LW
Área Científica: Audiovisuais e Produção dos Média

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LPME 35 Despacho n.º 7637/2018 6 72 162

Horas Efetivamente Lecionadas

LPME-1

Teórico-Práticas: 30,00
Ensino Prático e Laboratorial: 39,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 1,60
Ensino Prático e Laboratorial: 3,20

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 1,60
Jose Manuel Travessa Morais Nunes   1,60
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 3,20
Jose Manuel Travessa Morais Nunes   3,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Jose Manuel Travessa Morais Nunes Responsável
Cristina Maria Junceiro Novo Coordenação Científica
Ana Cristina de Castro Loureiro Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Em linha com os OA 1 OA2, OA4 e OA5 do CE, e uma vez obtida aprovação na UC, o estudante deverá:

OA1 - Compreender a evolução histórica, a arquitetura de funcionamento e os principais serviços da Internet/Web;
OA2 - Identificar as diferentes tecnologias, conceitos e fundamentos associados às práticas do desenvolvimento de projetos para publicação na World Wide Web;
OA3 - Desenvolver páginas Web com o recurso ao HTML(5);
OA4 - Conhecer a função das CSS e a sua utilização para a estilização/formatação de páginas Web;
OA5 - Conceber páginas web funcionais, usáveis, acessíveis e esteticamente apelativas;
OA6 - Distinguir e usar diferentes editores e sistemas de gestão de conteúdos para o desenvolvimento e publicação de páginas web;
OA7 - Discutir conceitos relacionados com as atuais tendências e com o futuro da internet.

Conteúdos programáticos

Módulo 1 - Fundamentos da Internet e da WWW
1.1 Contextualização histórica
1.2 Arquitetura cliente/servidor, serviços e protocolos
1.3 Browsers e standards W3C
Módulo 2 - Linguagens de Marcação Web
2.1 HTML5: Definição; Estrutura e sintaxe de uma página; Tags; Atributos e valores
2.2 HTML5: Estrutura básica; Novas tags e atributos; Tags e atributos modificados ou descontinuados
2.3 CSS3: Heranças e precedências; Vantagens; Regras de utilização; Selectores, Pseudo-Classes e Pseudo-Elementos; Propriedades e valores
2.4 Editores open source
Módulo 3 - Web Design
3.1 Princípios de web design
3.2 Estrutura e Navegação
3.3 Usabilidade: avaliação heurística
3.4 Acessibilidade
3.5 Desenvolvimento para multiplataforma: web design responsivo
Módulo 4 - CMS - Content management systems
4.1 Definição, exploração, análise e seleção
4.2 Desenvolvimento e Publicação de sites
Módulo 5 - Internet: inovação e tendências
5.1 Big data analytics
5.2 Internet das coisas
5.3 Tecnologia Wearable
5.4 Internet do futuro

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A UC inicia-se com um conjunto de conteúdos (módulo 1) que irão permitir aos estudantes compreender o que é a Internet e a World Wide Web, analisar a sua evolução histórica e identificar os seus principais componentes e as características fundamentais (OA1 e OA2). Em seguida (módulo 2), os estudantes irão aprender a criar páginas web em HTML e a trabalhar a apresentação deste conteúdo a partir de estilos CSS (OA3 e OA4). Serão apresentados e discutidos conceitos (módulo 3) relacionados com a arquitetura, o layout, a navegação e a interação das páginas web (OA5). No final (módulo 4), o estudante estará apto a conceber e desenvolver, na prática e em contexto real, páginas web, com recurso a editores de código e a sistemas de gestão de conteúdo (OA6). Cientes da importância de uma constante atualização, finalizamos a UC (módulo 5) com a análise das principais tendências e inovações no domínio da Internet (OA7).

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Atendendo à especificidade desta UC, privilegiar-se-á o contacto direto do estudante com os conteúdos e com as tecnologias abordadas. As aulas terão um caráter teórico-prático, cabendo à docente a função de apresentação dos conteúdos, enquadramento das técnicas e tecnologias e a orientação do estudante na sua exploração crítica e aplicação prática, na vertente prático-laboratorial.

O método de avaliação é contínuo e tem como base a média ponderada obtida, pelos estudantes, nos seguintes elementos de avaliação:
  • Participação interativa nas aulas e na plataforma e cumprimento das tarefas semanais: 10%
  • Exercícios individuais: 40%
  • Projeto Final proposto pelos estudantes e acordado com o docente: 50%
O exame (100%) é composto por: (i) uma parte teórica, incidindo sobre os vários conceitos abordados; e (ii) a apresentação do projeto final proposto pelo estudante e entregue antecipadamente.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Nas aulas de cariz mais expositivo serão apresentados os principais conceitos teóricos, analisadas as principais tecnologias e metodologias de trabalho para uma boa prática no desenvolvimento de projetos para publicação na web. Durante estas aulas serão analisados alguns exemplos práticos e reais que permitirão aos estudantes perceber as diferentes camadas que estruturam uma página web. Assim, as aulas de cariz mais expositivo, serão apoiadas em literatura da especialidade, em infografias e em outros materiais concebidos, para o efeito, pela docente. A participação dos estudantes nos assuntos em discussão é fortemente recomendada (tanto em sala de aula, como através dos forae de discussão disponíveis na plataforma de gestão da aprendizagem). 

Nas aulas de cariz mais prático serão utilizados métodos ativos, serão desenvolvidos exercícios (individuais e de grupo), supervisionados pela docente, que permitem aos estudantes a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos nas aulas mais expositivas. Desta forma, é fomentado o desenvolvimento de competências para o desenvolvimento de páginas Web, permitindo aos estudantes interligarem os conteúdos teóricos com as metodologias e ferramentas de produção web (project based learning) e serão também analisados e discutidos casos práticos (case study).

No final da UC os estudantes estarão aptos a propor e a desenvolver um projeto de autoria para suporte web. Prevê-se a participação efetiva dos estudantes em projetos existentes na Instituição, contribuindo com o desenvolvimento de conteúdos web.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

  • Abreu, L. (2015). HTML5. Lisboa: FCA.
  • Barker, D. (2016). Web Content Management. O'Reilly Media.
  • Coelho, P. (2015). Desenvolvimento móvel com HTML5 - Integração com Javascript, CSS3,  jQuery Mobile. Lisboa: FCA.
  • Fonseca, M; Campos, P. e Gonçalves, D. (2012). Introdução ao Design de Interfaces. Lisboa: FCA.
  • Frain, B. (2015). Responsive Web Design with HTML5 and CSS3. Packt Publishing.
  • Marr, B. (2015). Big Data: Using Smart Big Data, Analytics and Metrics to Make Better Decisions and Improve Performance. UK: John Wiley & Sons, Ltd.
  • McGrath, M. (2017). HTML5. UK: In Easy Steps Limited.
  • McManus, S. (2014). Web Design. UK: In Easy Steps Limited.
  • Miller, M. (2015). The Internet of Things: How Smart TVs, Smart Cars, Smart Homes, and Smart Cities Are Changing the World. USA: QUE.
  • Remoaldo, P. (2010). CSS3. Lisboa: FCA.
  • Severance, C. (2015). Introduction to Networking: How the Internet Works. USA: CreateSpace Independent Publishing Platform.