Código: | LPME10 | Sigla: | DC | |
Área Científica: | Audiovisuais e Produção dos Média |
Área de Ensino: | Artes Visuais Performativas e Motricidade Humana |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LPME | 31 | Despacho n.º 7637/2018 | 1º | 6 | 72 | 162 |
Teórico-Práticas: | 70,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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OA1 - Compreender a importância do Design como interface, suas referências contextuais e culturais, numa lógica global de comunicação
OA2 - Desenvolver competências técnicas (ferramentas) para a execução de projetos de design de comunicação, no domínio da conceção do design gráfico e editorial
OA3- Resolver problemas de comunicação com recurso a diferentes linguagens da comunicação multimedia
OA4- Saber aplicar a metodologia projetual no desenvolvimento de projetos de produção multimédia, ampliando capacidades conceptuais, técnicas, estéticas, funcionais e criativas na produção e desenvolvimento de projetos autónomos.
1. Introdução
Teoria e história do Design, exemplos, investigação, técnicas e metodologias de desenvolvimento de projetos.
2. Ferramentas Adobe
Composição de Imagem: Photoshop
Desenho Vetorial: Illustrator
Paginação: InDesign
Produção Gráfica: Acrobat Professional
3. Fundamentos da composição
Noções básicas de composição, forma e espaço, princípios básicos de criação de Layout, estilos de layout, dimensões e formatos, tipos, fotografias, ilustrações e infografias.
4. Tipografia
Introdução á história da Tipografia, a anatomia dos tipos, espaço e legibilidade, a hierarquia dos tipos, regras tipográficas, caixas e ornamentos, texto e imagem.
5. Projeto
Desenvolvimento de propostas de trabalho através de Briefings nas seguintes áreas: Design Corporativo (Fundamentos de Branding, Logótipo, Estacionário e Manual de Normas.) Publicidade (Fundamentos Comunicação Publicitária. Cartaz, folheto, flyer.) Design Editorial (Fundamentos de Paginação. Publicações, Jornais, Revistas, etc.)
A aprendizagem através de exemplos, do enquadramento histórico, do panorama nacional/internacional, da composição de imagem, permite o desenvolver e adquirir competências culturais, fomentando a criatividade e inovação. (ponto 1. e 3. permitem atingir o OA1) A aprendizagem e utilização de ferramentas operacionais, a conceção do método projetual do design assente na resolução de problemas, permite o questionamento e a procura de soluções estéticas, éticas, funcionais e criativas. (ponto 2., 3. e 4. permitem atingir os OA2 e o OA3 ) A aplicação dos conhecimentos no desenvolvimento de projetos práticos permitem aprofundar todos os conteúdos programáticos permitindo concretizar os objetivos propostos. (ponto 5. permite atingir o OA4)
Articulação entre o método expositivo e a realização de exercícios práticos orientada pelo docente para uma apropriação vivencial dos conteúdos. Assenta em duas vertentes principais:
A metodologia de ensino organiza-se em torno da exposição teórica de matérias, análise de objetos de comunicação visual e desenvolvimento de exercícios/projetos práticos. (OA1)
As metodologias de ensino e de aprendizagem visam o desenvolvimento integrado nos estudantes dos conhecimentos referidos nos conteúdos programáticos e a concretização dos objetivos e competências estabelecidos. (OA2 )
A metodologia de projeto em Design assenta no desenvolvimento da capacidade de conceptualização, de pesquisa, de demonstração metodológica, de criatividade e de rigor na execução e apresentação dos projectos. (OA3)
A aplicação prática realizando propostas específicas, fomenta o conhecimento, a investigação, e permite o desenvolvimento técnico com a aplicação de ferramentas, que confirma a aquisição/assimilação dos conceitos lecionados. Os projectos práticos reúnem os conhecimentos e competências adquiridas na disciplina, de acordo com os objetivos desenhados. (OA4)
Esta UC articula-se com a de «Expressão e Comunicação Visual», nomeadamente na aquisição de conhecimentos acerca da História e Teoria da Imagem que contribuem para o alcance do OA1, e serve de base importante a ser desenvolvida e aprofundada nas UC do ano seguinte, no quarto semestre, «Autoria Multimedia» e «Design Multimedia»
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Cardoso, Rafael (2012), Design para um mundo complexo. Cosac Naify
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Meggs, Philip B. (2009) História do Design Gráfico. Ed. Cosac Naify.
Lawson, Bryan (2006), How Designers Think, Architectural Press
Lupton, Ellen (2013), Intuição, Ação, Criação - Graphic Design Thinking, G. Gili
Twemlow. Alice, (2006). Para que serve o Design Gráfico?. Editorial Gustavo Gili.
Potter, N. (2006), What is a Designer. Hyphen Press.