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Análise do Discurso dos Media

Código: LPME11    Sigla: ADM
Área Científica: Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Página Web:https://moodle.ese.ipsantarem.pt/course/view.php?id=3490
Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LPME 26 Despacho n.º 7637/2018 5 60 135

Horas Efetivamente Lecionadas

LPME-1

Teórico-Práticas: 52,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Rosa Maria Leandro Oliveira   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rosa Maria Leandro Oliveira Responsável
Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas Coordenação Científica
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No final desta UC, e de forma a contribuir para o alcance dos OA 2, 3 e 7 do CE, os estudantes deverão ser capazes de:
OA 1 Compreender o impacto dos (multi)media nos indivíduos e na sociedade;
OA 2 Conhecer os diferentes discursos mediáticos, nas suas formas de produção, encanação e receção;
OA 3 Recolher, selecionar e interpretar a informação relevante;
OA 4 Produzir um discurso analítico sobre os media;
OA 5 Refletir criticamente acerca da contemporaneidade mediática.

Conteúdos programáticos

1. Origens e objetivos da Análise do Discurso dos Media.

2. A Imprensa. 

Análise e comparação de jornais.

3. Metodologias de análise. 
Framing, Narrativa-Storyline e Macro-estruturas. 
A grelha KWL. Modalizações discursivas: os géneros jornalísticos. 
Análise gráfica e posicionamento relativo. 
Estudos de caso e exercícios de análise e aplicação das diferentes metodologias de AD.

4. A Rádio. 
O discurso radiofónico: programas informativos e lúdicos. 
Critérios de análise. 
Análise de entrevistas

5. A Televisão. 
Análise e comparação de Telejornais. 
Documentário versus reportagem. 
O entretenimento dominante: novela, concurso, reality-show. 
Regras de encenação dos discursos televisivos

6. Os media digitais e a «mediacultura». 
Blogues e redes sociais. A emergência do cidadão-construtor de conteúdos nos «media participativos» e «inteligência colectiva». 
Implicações culturais das ferramentas tecnológicas. 
Usabilidade e receção. Literacia mediática avançada

7. Usos dos media em contexto pedagógico

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Todos os conteúdos propostos promovem a consolidação dos objetivos de aprendizagem enunciados. Para se saber analisar o discurso dos vários media é necessário desenvolver competências analíticas e compreensivas das suas formas de inscrição. Procurar-se-á levar os/as estudantes a refletirem sobre as suas estratégias de utilização dos media, a partir de situações reais de observação (leitura de jornais, audição de rádio, televisão, redes sociais), através da construção de instrumentos de descrição e análise de discursos mediáticos. Os/As estudantes terão não apenas o papel de utilizadores, mas também o de críticos dos media refletindo sobre conteúdos, formatos e dispositivos comunicativos. Colocar-se-ão também em diferentes situações profissionais, construindo algumas práticas de utilização dos media. Assim, ao objetivo 1 responde o C1; o objetivo 2 é atingido através dos C2, C4, C5 e C6; o objetivo 3 é suportado pelos C2, C3, C4, C5 e C6; para os objetivos 4 e 5 concorrem todos os conteúdos.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Serão utilizadas metodologias expositivas para apresentação dos conteúdos e demonstrativas, focadas nos diferentes tipos de discursos mediáticos; e metodologias ativas que implicam trabalhos de pesquisa, aplicação e problematização conceptual pelos estudantes. Recorrer-se-á ao b-learning, sendo vital o trabalho autónomo dos estudantes nos vários espaços comunicativos online. 


A Avaliação contínua tem a seguinte ponderação: 
Trabalhos individuais e/ou de grupo com apresentação oral (60%); 
Participação interativa (40%) 

Todos os trabalhos são avaliados em função dos seguintes critérios: 
Domínio dos conteúdos; 
Domínio da linguagem oral e escrita, nomeadamente, objetividade da exposição e léxico;
Domínio da linguagem escrita, construção lógica e literária dos textos; 
Empenho e progressão na UC; 
Qualidade da participação e atitude global (academicamente séria e civicamente correta) do/a estudante. 

A avaliação por exame afere as competências críticas e analíticas acerca do Discurso dos Media.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A natureza compreensiva e conceptual desta unidade curricular justifica uma abordagem teórico-prática que permita aos/às estudantes fazer a ligação entre esta e a UC do 1º ano "Educação para os Media". 

A UC visa enquadrar a comunicação contemporânea multimodal no paradigma da Globalização, fornecendo aos/às estudantes um quadro conceptual atual e atuante para uma literacia dos media condicente com a estrutura curricular da licenciatura. 
Os meios de comunicação social são hoje instituições fundamentais nas sociedades contemporâneas desenvolvidas, que, por via do poder de que estão socialmente investidos, ocupam o centro da nossa vida política, económica, social e cultural. É neste contexto que a unidade curricular se propõe a desconstruir a gramática discursiva dos media, contribuindo para atingir uma verdadeira literacia dos media capaz de tornar os/as estudantes indivíduos mais ativos e conscientes da sua cidadania. Sabendo, pois, que os media não se limitam a transmitir a realidade, mas constroem-na de forma exaustiva e poderosa, é importante levar os/as estudantes a perceberem segundo que categorias este discurso é construído e que efeitos provoca na vida dos cidadãos. 
A pós-modernidade mediática, construída em torno das noções de opcionalidade e virtualidade que compõem uma «mancha semântica» de complexidade crescente, exige ferramentas sólidas de desconstrução do(s) sentido(s) e combate ao facilitismo analítico. 
Literacia, media e cidadania são três eixos vitais de uma educação para a coesão social adaptada à mudança, capaz de enquadrar a futura prática profissional dos alunos numa perspetiva crítica, mas também produtiva e regeneradora, como contributo para a formação de cidadãos construtores de uma democracia mais saudável. 
Ao longo do semestre os/as estudantes são chamados a questionarem¬-se sobre os diferentes espaços de aprendizagem, caracterizando suportes diferenciados e experimentando diferentes situações de transmissão e encenação de discursos, através da apresentação de recensões críticas a propósito dos conteúdos programáticos, fazendo uso de todos os recursos multimédia que a ESES disponibiliza. Pretende-se, assim, desenvolver também competências pedagógicas importantes para futuros comunicadores e produtores de conteúdos multimédia, em contextos educativos, sociais, culturais e empresariais.
Nesta UC a carga média de trabalho autónomo (75h) é distribuída da seguinte forma: 
estudo de bibliografia da especialidade (10h); 
realização de pesquisas complementares à matéria lecionada em aula (15h); 
participação online (10h) realização de trabalhos individuais e em grupo (20h); 
preparação das apresentações de trabalhos multimedia (20h).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

  1. Bardin, L. (2015). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.
  2. Cardoso, G. (2006). Os Media na Sociedade em Rede. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
  3. Curran, J.; Seaton, J. (2001). Imprensa, Rádio e Televisão: Poder sem Responsabilidade. Lisboa: Instituto Piaget.
  4. Fairclough, N. (2009). Media Discourse. London: Hodder Education Publishers.
  5. Foucault, M. (1997). A Ordem do Discurso. Lisboa: Relógio de Água.
  6. Gripsrud, J. (2002). Understanding Media Culture. London: Hodder Education Publishers.
  7. Manovich, L (2002). The Language of New Media. Cambridge: MIT Press.
  8. Ponte, C. (2004). Leituras das Notícias - Contributos para uma análise do discurso jornalístico. Lisboa: Livros Horizonte.
  9. Tolson, A. (1996). Mediations: Text and Discourse in Media Studies. London: Hodder Education Publishers.
  10. Subtil, F. (2006). Compreender os Media. Coimbra: Minerva
  11. Zengotita, T. (2006). Mediatizados: Como os Media moldam o nosso mundo e o modo como vivemos. Lisboa: Bizâncio.