Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas
Coordenação Científica
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres
Coordenação Científica
Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
No final desta UC, e de forma a contribuir para o alcance dos OA 2, 3 e 7 do CE, os estudantes deverão ser capazes de: OA 1 Compreender o impacto dos (multi)media nos indivíduos e na sociedade; OA 2 Conhecer os diferentes discursos mediáticos, nas suas formas de produção, encanação e receção; OA 3 Recolher, selecionar e interpretar a informação relevante; OA 4 Produzir um discurso analítico sobre os media; OA 5 Refletir criticamente acerca da contemporaneidade mediática.
Conteúdos programáticos
1. Origens e objetivos da Análise do Discurso dos Media.
2. A Imprensa.
Análise e comparação de jornais.
3. Metodologias de análise.
Framing, Narrativa-Storyline e Macro-estruturas.
A grelha KWL. Modalizações discursivas: os géneros jornalísticos.
Análise gráfica e posicionamento relativo.
Estudos de caso e exercícios de análise e aplicação das diferentes metodologias de AD.
4. A Rádio.
O discurso radiofónico: programas informativos e lúdicos.
Critérios de análise.
Análise de entrevistas
5. A Televisão.
Análise e comparação de Telejornais.
Documentário versus reportagem.
O entretenimento dominante: novela, concurso, reality-show.
Regras de encenação dos discursos televisivos
6. Os media digitais e a «mediacultura».
Blogues e redes sociais. A emergência do cidadão-construtor de conteúdos nos «media participativos» e «inteligência colectiva».
Implicações culturais das ferramentas tecnológicas.
Usabilidade e receção. Literacia mediática avançada
7. Usos dos media em contexto pedagógico
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Todos os conteúdos propostos promovem a consolidação dos objetivos de aprendizagem enunciados. Para se saber analisar o discurso dos vários media é necessário desenvolver competências analíticas e compreensivas das suas formas de inscrição.
Procurar-se-á levar os/as estudantes a refletirem sobre as suas estratégias de utilização dos media, a partir de situações reais de observação (leitura de jornais, audição de rádio, televisão, redes sociais), através da construção de instrumentos de descrição e análise de discursos mediáticos.
Os/As estudantes terão não apenas o papel de utilizadores, mas também o de críticos dos media refletindo sobre conteúdos, formatos e dispositivos comunicativos. Colocar-se-ão também em diferentes situações profissionais, construindo algumas práticas de utilização dos media.
Assim, ao objetivo 1 responde o C1; o objetivo 2 é atingido através dos C2, C4, C5 e C6; o objetivo 3 é suportado pelos C2, C3, C4, C5 e C6; para os objetivos 4 e 5 concorrem todos os conteúdos.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Serão utilizadas metodologias expositivas para apresentação dos conteúdos e demonstrativas, focadas nos diferentes tipos de discursos mediáticos; e metodologias ativas que implicam trabalhos de pesquisa, aplicação e problematização conceptual pelos estudantes. Recorrer-se-á ao b-learning, sendo vital o trabalho autónomo dos estudantes nos vários espaços comunicativos online.
A Avaliação contínua tem a seguinte ponderação:
Trabalhos individuais e/ou de grupo com apresentação oral (60%);
Participação interativa (40%)
Todos os trabalhos são avaliados em função dos seguintes critérios:
Domínio dos conteúdos;
Domínio da linguagem oral e escrita, nomeadamente, objetividade da exposição e léxico;
Domínio da linguagem escrita, construção lógica e literária dos textos;
Empenho e progressão na UC;
Qualidade da participação e atitude global (academicamente séria e civicamente correta) do/a estudante.
A avaliação por exame afere as competências críticas e analíticas acerca do Discurso dos Media.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A natureza compreensiva e conceptual desta unidade curricular justifica uma abordagem teórico-prática que permita aos/às estudantes fazer a ligação entre esta e a UC do 1º ano "Educação para os Media".
A UC visa enquadrar a comunicação contemporânea multimodal no paradigma da Globalização, fornecendo aos/às estudantes um quadro conceptual atual e atuante para uma literacia dos media condicente com a estrutura curricular da licenciatura.
Os meios de comunicação social são hoje instituições fundamentais nas sociedades contemporâneas desenvolvidas, que, por via do poder de que estão socialmente investidos, ocupam o centro da nossa vida política, económica, social e cultural. É neste contexto que a unidade curricular se propõe a desconstruir a gramática discursiva dos media, contribuindo para atingir uma verdadeira literacia dos media capaz de tornar os/as estudantes indivíduos mais ativos e conscientes da sua cidadania.
Sabendo, pois, que os media não se limitam a transmitir a realidade, mas constroem-na de forma exaustiva e poderosa, é importante levar os/as estudantes a perceberem segundo que categorias este discurso é construído e que efeitos provoca na vida dos cidadãos.
A pós-modernidade mediática, construída em torno das noções de opcionalidade e virtualidade que compõem uma «mancha semântica» de complexidade crescente, exige ferramentas sólidas de desconstrução do(s) sentido(s) e combate ao facilitismo analítico.
Literacia, media e cidadania são três eixos vitais de uma educação para a coesão social adaptada à mudança, capaz de enquadrar a futura prática profissional dos alunos numa perspetiva crítica, mas também produtiva e regeneradora, como contributo para a formação de cidadãos construtores de uma democracia mais saudável.
Ao longo do semestre os/as estudantes são chamados a questionarem¬-se sobre os diferentes espaços de aprendizagem, caracterizando suportes diferenciados e experimentando diferentes situações de transmissão e encenação de discursos, através da apresentação de recensões críticas a propósito dos conteúdos programáticos, fazendo uso de todos os recursos multimédia que a ESES disponibiliza. Pretende-se, assim, desenvolver também competências pedagógicas importantes para futuros comunicadores e produtores de conteúdos multimédia, em contextos educativos, sociais, culturais e empresariais.
Nesta UC a carga média de trabalho autónomo (75h) é distribuída da seguinte forma:
estudo de bibliografia da especialidade (10h);
realização de pesquisas complementares à matéria lecionada em aula (15h);
participação online (10h) realização de trabalhos individuais e em grupo (20h);
preparação das apresentações de trabalhos multimedia (20h).
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Bardin, L. (2015). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Cardoso, G. (2006). Os Media na Sociedade em Rede. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Curran, J.; Seaton, J. (2001). Imprensa, Rádio e Televisão: Poder sem Responsabilidade. Lisboa: Instituto Piaget.
Fairclough, N. (2009). Media Discourse. London: Hodder Education Publishers.
Foucault, M. (1997). A Ordem do Discurso. Lisboa: Relógio de Água.
Gripsrud, J. (2002). Understanding Media Culture. London: Hodder Education Publishers.
Manovich, L (2002). The Language of New Media. Cambridge: MIT Press.
Ponte, C. (2004). Leituras das Notícias - Contributos para uma análise do discurso jornalístico. Lisboa: Livros Horizonte.
Tolson, A. (1996). Mediations: Text and Discourse in Media Studies. London: Hodder Education Publishers.
Subtil, F. (2006). Compreender os Media. Coimbra: Minerva
Zengotita, T. (2006). Mediatizados: Como os Media moldam o nosso mundo e o modo como vivemos. Lisboa: Bizâncio.