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Fundamentos Socioculturais da Educação

Código: LPME12    Sigla: FSE
Área Científica: Ciências da Educação

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Ciências Sociais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LPME 34 Despacho n.º 7637/2018 3 36 81

Horas Efetivamente Lecionadas

LPME-1

Teórico-Práticas: 37,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,40

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,40
David Alexandre Assunção da Paz Beirante   1,20
Lia Pappámikail Ribeiro d Almeida   1,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Lia Pappámikail Ribeiro d Almeida Responsável
Lia Pappámikail Ribeiro d Almeida Coordenação Científica
Luis Aristides Ramalhete Vidigal Coordenação Científica
Francisco Paulo Vieira da Silva Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A UC tem como principais objetivos levar os estudantes a:

  • Reconhecer as especificidades teóricas e metodológicas das ciências sociais e humanas e da sua perspetiva do fenómeno educativo;
  • Compreender os processos de configuração histórica e sociológica das sociedades contemporâneas como sociedades educativas e do conhecimento;
  • Compreender a evolução dos Sistemas Educativos Modernos e a sua relação com as dinâmicas sociais de mudança e continuidade mais amplas;
  • Explorar a pluralidade e complexidade de espaços, tempos, recursos e atores educativos, no âmbito de um paradigma de educação ao longo da vida
  • Examinar evidência acerca dos usos das TIC em contextos educativos e seus participantes. 

Conteúdos programáticos

  1. A abordagem das Ciências Sociais e Humanas: objeto e métodos
  2. A modernidade e a emergência dos sistemas educativos nas sociedades ocidentais
  3. O desenvolvimento dos sistemas educativos e o desígnio da escolarização universal: da desigualdade no acesso às desigualdades no sucesso
  4. O desenvolvimento de um paradigma de educação ao longo da vida: que implicações para profissionais da educação
  5. Espaços, processos, tempos, recursos e atores educativos: o lugar das TIC nas dinâmicas educativas contemporâneas. 

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Uma abordagem crítica às problemáticas educativas implica necessariamente que se explore as especificidades do olhar das CSH (nomeadamente da história e da sociologia) e os seus principais procedimentos, paradigmas e conceitos, concretizando o 1.º objetivo. A exploração do conteúdo 2 e 3 permite analisar as dinâmicas de desenvolvimento da instituição escolar, enquanto prova social e institucionalmente organizada e prescrita universalmente nas sociedades contemporâneas, embora atravessada por desigualdades estruturais que condicionam o acesso e o sucesso educativo, operacionaliza o 2.º e 3.º objetivos de aprendizagem. Por fim, é necessário dar a conhecer contributos e debates científicos contemporâneos que ampliam e complexificam o fenómeno educativo, no quadro de um paradigma de educação ao longo da vida (4), que permitem (re)conhecer e caracterizar os múltiplos espaços, tempos, recursos e atores que nele intervêm (5), dando particular destaque ao papel das TIC (e aos seus usos) em contextos educativos, concretizando-se deste modo o 4.º e 5.º objetivos de aprendizagem.  

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A UC tem uma abordagem teorico-prática dos conteúdos, prevendo-se a complementaridade entre o enquadramento dos temas, a exposição e análise dos conteúdos programáticos, a realização de exercícios teórico-práticos, envolvendo a análise pelos estudantes de textos de apoio ou outros recursos pedagógicos (como filmes e documentários), e a dinamização de grupos de discussão. 

 A avaliação contínua dos alunos pressupõe a participação nas aulas (10%) e um teste de avaliação de conhecimentos (50% - nota mínima 8 valores) e um trabalho de grupo (40%).




Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A concretização dos objetivos desta unidade curricular faz-se através de aulas teórico-práticas privilegiando-se a reflexão crítica das temáticas que visam dotar os estudantes da capacidade de pesquisar, analisar e aplicar os conhecimentos significativos para enquadrar a sua futura prática profissional. Os diferentes objetivos de aprendizagem pressupõem, de facto, quer o contacto com perspetivas teóricas e evidência científica, quer a aplicação prática da capacidade de problematização e análise inerentes ao desenvolvimento de uma perspetiva crítica acerca do fenómeno educativo e do papel das TIC nas suas dinâmicas.
As aulas abrangem períodos de exposição teórica e períodos de análise e discussão apoiando-se na leitura complementar, pelos estudantes, de textos selecionados da bibliografia de trabalho indicada, podendo ser acrescentadas sugestões adicionais. Articula-se o enquadramento do tema por parte do docente, com a dinamização de exercícios teórico-práticos, e com a orientação e acompanhamento do trabalho autónomo dos estudantes.
O enquadramento das temáticas pelo/a docente é feito sempre com a preocupação de articular os conteúdos lecionados e a análise de situações concretas, com recurso a exemplos e outros recursos pedagógicos também.
Os exercícios teórico-práticos permitem mobilizar a compreensão dos conhecimentos, mas também o treino das competências de análise e reflexão crítica.
Inevitavelmente, atribui-se destaque ao acompanhamento em contexto letivo do trabalho dos estudantes, o qual abrange um conjunto de atividades que incluem: a participação nas aulas, a consulta da bibliografia de referência e pesquisa autónoma de bibliografia complementar, a pesquisa, análise e apresentação de temas, as discussões acerca dos recursos mobilizados, nomeadamente em grupo.
Os alunos são convidados a integrar de um modo contínuo e ativo a sistematização dos temas abordados, das atividades desenvolvidas e dos recursos utilizados, num exercício reflexivo sobre o seu percurso individual de formação, principais aprendizagens e dificuldades. Os elementos de avaliação constituem, em modalidades diversas, um produto desse processo contínuo de elaboração e reflexão. Com esta abordagem metodológica articulada, considerada no seu todo, procura-se promover quer a compreensão e reflexão em tornos de perspetivas e conceitos teóricos fundamentais, quer a análise e discussão de problemas educativos, operacionalizando-se de modo transversal os diferentes objetivos de aprendizagem. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

GIDDENS, A. (2008). Sociologia. Fundação Calouste Gulbenkian.

YOUNG, M. (2010). Conhecimento e Currículo. Do Socioconstrutivismo ao Realismo Social na Sociologia da Educação. Porto Editora.

VALENTIM, J. (1997) Escola, Igualdade e Diferença. Campo das Letras

AFONSO, A. J.. (2021). Novos caminhos para a sociologia: tecnologias em educação e accountability digital. Educação & sociedade, 42, e250099. https://doi.org/10.1590/ES.250099

PAPPÁMIKAIL, L., & Beirante, D. (2022). Conjunto de Materiais: Educação Inclusiva. Módulo 1: Gestão da Educação Inclusiva
 Ministério da Educação / Direção-Geral da Educação

PAPPÁMIKAIL, L., Beirante, D., & Cardoso, I. (2022). Conjunto de Materiais: Educação Inclusiva. Módulo 2: Diversidade, Equidade e Inclusão. Ministério da Educação / Direção-Geral da Educação 

Observações