Código: | LPME12 | Sigla: | FSE | |
Área Científica: | Ciências da Educação |
Área de Ensino: | Ciências Sociais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LPME | 34 | Despacho n.º 7637/2018 | 1º | 3 | 36 | 81 |
Teórico-Práticas: | 37,50 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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A UC tem como principais objetivos levar os estudantes a:
Uma abordagem crítica às problemáticas educativas implica necessariamente que se explore as especificidades do olhar das CSH (nomeadamente da história e da sociologia) e os seus principais procedimentos, paradigmas e conceitos, concretizando o 1.º objetivo. A exploração do conteúdo 2 e 3 permite analisar as dinâmicas de desenvolvimento da instituição escolar, enquanto prova social e institucionalmente organizada e prescrita universalmente nas sociedades contemporâneas, embora atravessada por desigualdades estruturais que condicionam o acesso e o sucesso educativo, operacionaliza o 2.º e 3.º objetivos de aprendizagem. Por fim, é necessário dar a conhecer contributos e debates científicos contemporâneos que ampliam e complexificam o fenómeno educativo, no quadro de um paradigma de educação ao longo da vida (4), que permitem (re)conhecer e caracterizar os múltiplos espaços, tempos, recursos e atores que nele intervêm (5), dando particular destaque ao papel das TIC (e aos seus usos) em contextos educativos, concretizando-se deste modo o 4.º e 5.º objetivos de aprendizagem.
A UC tem uma abordagem teorico-prática dos conteúdos, prevendo-se a complementaridade entre o enquadramento dos temas, a exposição e análise dos conteúdos programáticos, a realização de exercícios teórico-práticos, envolvendo a análise pelos estudantes de textos de apoio ou outros recursos pedagógicos (como filmes e documentários), e a dinamização de grupos de discussão.
A avaliação contínua dos alunos pressupõe a participação nas aulas (10%) e um teste de avaliação de conhecimentos (50% - nota mínima 8 valores) e um trabalho de grupo (40%).
A concretização dos objetivos desta unidade curricular faz-se através de aulas teórico-práticas privilegiando-se a reflexão crítica das temáticas que visam dotar os estudantes da capacidade de pesquisar, analisar e aplicar os conhecimentos significativos para enquadrar a sua futura prática profissional. Os diferentes objetivos de aprendizagem pressupõem, de facto, quer o contacto com perspetivas teóricas e evidência científica, quer a aplicação prática da capacidade de problematização e análise inerentes ao desenvolvimento de uma perspetiva crítica acerca do fenómeno educativo e do papel das TIC nas suas dinâmicas.
As aulas abrangem períodos de exposição teórica e períodos de análise e discussão apoiando-se na leitura complementar, pelos estudantes, de textos selecionados da bibliografia de trabalho indicada, podendo ser acrescentadas sugestões adicionais. Articula-se o enquadramento do tema por parte do docente, com a dinamização de exercícios teórico-práticos, e com a orientação e acompanhamento do trabalho autónomo dos estudantes.
O enquadramento das temáticas pelo/a docente é feito sempre com a preocupação de articular os conteúdos lecionados e a análise de situações concretas, com recurso a exemplos e outros recursos pedagógicos também.
Os exercícios teórico-práticos permitem mobilizar a compreensão dos conhecimentos, mas também o treino das competências de análise e reflexão crítica.
Inevitavelmente, atribui-se destaque ao acompanhamento em contexto letivo do trabalho dos estudantes, o qual abrange um conjunto de atividades que incluem: a participação nas aulas, a consulta da bibliografia de referência e pesquisa autónoma de bibliografia complementar, a pesquisa, análise e apresentação de temas, as discussões acerca dos recursos mobilizados, nomeadamente em grupo.
Os alunos são convidados a integrar de um modo contínuo e ativo a sistematização dos temas abordados, das atividades desenvolvidas e dos recursos utilizados, num exercício reflexivo sobre o seu percurso individual de formação, principais aprendizagens e dificuldades. Os elementos de avaliação constituem, em modalidades diversas, um produto desse processo contínuo de elaboração e reflexão. Com esta abordagem metodológica articulada, considerada no seu todo, procura-se promover quer a compreensão e reflexão em tornos de perspetivas e conceitos teóricos fundamentais, quer a análise e discussão de problemas educativos, operacionalizando-se de modo transversal os diferentes objetivos de aprendizagem.
GIDDENS, A. (2008). Sociologia. Fundação Calouste Gulbenkian.
YOUNG, M. (2010). Conhecimento e Currículo. Do Socioconstrutivismo ao Realismo Social na Sociologia da Educação. Porto Editora.
VALENTIM, J. (1997) Escola, Igualdade e Diferença. Campo das Letras
AFONSO, A. J.. (2021). Novos caminhos para a sociologia: tecnologias em educação e accountability digital. Educação & sociedade, 42, e250099. https://doi.org/10.1590/ES.250099
PAPPÁMIKAIL, L., & Beirante, D. (2022). Conjunto de Materiais: Educação Inclusiva. Módulo 1: Gestão da Educação Inclusiva
Ministério da Educação / Direção-Geral da Educação
PAPPÁMIKAIL, L., Beirante, D., & Cardoso, I. (2022). Conjunto de Materiais: Educação Inclusiva. Módulo 2: Diversidade, Equidade e Inclusão. Ministério da Educação / Direção-Geral da Educação