• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LPME16
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Introdução à Lógica e Programação

Código: LPME16    Sigla: ILP
Área Científica: Ciências Informáticas

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LPME 35 Despacho n.º 7637/2018 4

Horas Efetivamente Lecionadas

LPME-2

Ensino Prático e Laboratorial: 45,50

Docência - Horas Semanais

Ensino Prático e Laboratorial: 3,20

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 3,20
José Maurício Dias   3,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Maurício Dias Responsável
Cristina Maria Junceiro Novo Coordenação Científica
Ana Cristina de Castro Loureiro Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A aprovação nesta unidade curricular assegura que o aluno adquiriu os conhecimentos e as competências essenciais para ser capaz de realizar as principais etapas do processo de desenvolvimento de software, contribuindo para a consecução dos objetivos 1 e 2 do Ciclo de Estudos. Nomeadamente, consegue:

- Fazer a especificação do problema;
- Conceber o(s) algoritmo(s) suportado(s) em estruturas de controlo e estruturas de dados adequadas; 
- Programar o(s) algoritmo(s) numa linguagem de alto nível, usando um ambiente integrado de desenvolvimento; 
- Integrar o(s) algoritmo(s) programados na forma de um projeto; 
- Planear e executar testes de validação do projeto de software.

Conteúdos programáticos

1. Princípios de resolução de problemas


 - Conceitos, algoritmos, estruturas de dados, linguagens e paradigmas de programação  
 - Princípios. Especificação. Técnicas e normas para representar algoritmos 
 - Decomposição estruturada de problemas 

2. Lógica proposicional

 3. Algoritmia
 - Estruturas de dados: variáveis e constantes
 - Estruturas de controlo de fluxo: atribuição, decisão, repetição 
 - Operações básicas: entrada e saída de dados
 - Operadores: aritméticos, relacionais, lógicos.

 4. Linguagem Javascript 
  - Sintaxe e semântica. Tipos de dados: variáveis, constantes. Cadeias de caracteres (Strings). Definidos pelo utilizador;  referências: vetores e vetores de vetores. Conversão de tipos
  - Sequenciação: expressões, conversões, operadores, instruções de atribuição
  - Estruturas de controlo: atribuição, decisão, repetição 
  - Programação procedimental: funções e passagem de parâmetros 
  - Recursividade

 5. Algoritmos de pesquisa, seleção, ordenação

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

No ponto 1 apresenta-se uma visão geral da abordagem metodológica que se pretende usar e no ponto 2 são recordados alguns aspetos da lógica proposicional, úteis para os pontos seguintes. A partir destes elementos fundamentais, o programa desenvolve-se de modo a atingir os objetivos da unidade.  

Desta forma, o ponto 3 relaciona-se com os objetivos 1 e 2, pretendendo-se que os alunos consigam, de forma integrada, observar problemas, defini-los e apresentar um algoritmo para a sua resolução. 
O ponto 4 relaciona-se com os objetivos 3 e 4, pretendendo-se que os alunos se tornem capazes de programar algoritmos elaborados e de desenvolver projetos integrando vários algoritmos. As práticas do ponto 4 criam a oportunidade de desenvolvimento do objetivo 5, estimulando-se as boas práticas que possibilitam a entrega de projetos isentos de erros. 
Na parte final da UC abordam-se algoritmos de maior complexidade que visam reforçar as competências associadas de forma transversal a todos os objetivos definidos.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A metodologia de ensino assenta na realização de aulas teórico-práticas e experimentais. Nas aulas de cariz teórico-prático o docente apresenta os conteúdos com apoio de apresentações eletrónicas e com o contributo de casos de estudo, fomentando a participação crítica dos alunos. Os alunos devem fazer a integração destas aulas com a bibliografia recomendada. Nas aulas de cariz prático (experimentais) procura-se a aplicação dos conhecimentos adquiridos, o treino de capacidades e a descoberta de novas problemáticas. Será usada a linguagem JAVASCRIPT como ferramentas de trabalho e todos os conteúdos a lecionar estarão disponíveis na plataforma Moodle. Sistema de avaliação composto: a) Uma avaliação teórica (E) com nota mínima de 8 valores; b) Um trabalho prático (TP) com nota mínima de 10 valores; A nota final: 0.50*E + 0.50*TP O modelo de avaliação não contempla avaliações por prova oral.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A ênfase está colocada numa abordagem expositiva-participativa orientada para a apresentação dos tópicos programáticos, complementada com sessões práticas. Os alunos são colocados perante problemas de naturezas diversas, com vista a promover o saber, a experiência e o treino necessários ao profissional desta área técnica, alicerçados numa visão ampla e integrada dos temas estudados.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Javascript, visto em https://www.tutorialspoint.com/javascript/javascript_tutorial.pdf 

Eloquent Javascript visto em https://eloquentjavascript.net/Eloquent_JavaScript.pdf 
Javascript visto em http://www.mysearch.org.uk/website2/pdf/36.1.pdf 
Manzano, J., Oliveira, J. (2008). Algoritmos: Lógica para Desenvolvimento de Programação de Computadores. 21ª edição, S. Paulo, Editora Erica;

Observações

O(s) docente(s) procedeu(procederam) pontualmente a adaptações necessárias no que respeita a metodologia, incluindo a avaliação, integradas na FUC e explicitadas com os estudantes, considerando o seguinte contexto:

- Adoção do ensino a distância, "excetuando-se as avaliações que possam decorrer nesse período e que se manterão presenciais, bem como atividades letivas que os docentes considerem que não podem acontecer na modalidade a distância" em nota informativa do Sr. Subdiretor da ESE-IPSantarém de 21 de dezembro de 2020;

- Manutenção do ensino a distância, salvo para avaliações ou atividades que não fossem possíveis de realizar a distância, no âmbito das medidas de prevenção e mitigação da pandemia da Civid-19 e de proteção da comunidade educativa referidas a 7 de janeiro de 2021 pelo Sr. Presidente do IPSantarém e pela Sra. Diretora da ESE-IPSantarém, com manutenção destas condições em nota informativa de 15 de janeiro de 2021;

- Suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais determinada pelo Governo a 21 de janeiro de 2021 referida pelas "Recomendação às instituições científicas e de ensino superior no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência" da DGES, em 21 de janeiro de 2021.