Código: | LPME16 | Sigla: | ILP | |
Área Científica: | Ciências Informáticas |
Área de Ensino: | Tecnologias Educativas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LPME | 35 | Despacho n.º 7637/2018 | 2º | 4 |
Ensino Prático e Laboratorial: | 45,50 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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A aprovação nesta unidade curricular assegura que o aluno adquiriu os conhecimentos e as competências essenciais para ser capaz de realizar as principais etapas do processo de desenvolvimento de software, contribuindo para a consecução dos objetivos 1 e 2 do Ciclo de Estudos. Nomeadamente, consegue:
1. Princípios de resolução de problemas
No ponto 1 apresenta-se uma visão geral da abordagem metodológica que se pretende usar e no ponto 2 são recordados alguns aspetos da lógica proposicional, úteis para os pontos seguintes. A partir destes elementos fundamentais, o programa desenvolve-se de modo a atingir os objetivos da unidade.
A metodologia de ensino assenta na realização de aulas teórico-práticas e experimentais. Nas aulas de cariz teórico-prático o docente apresenta os conteúdos com apoio de apresentações eletrónicas e com o contributo de casos de estudo, fomentando a participação crítica dos alunos. Os alunos devem fazer a integração destas aulas com a bibliografia recomendada. Nas aulas de cariz prático (experimentais) procura-se a aplicação dos conhecimentos adquiridos, o treino de capacidades e a descoberta de novas problemáticas. Será usada a linguagem JAVASCRIPT como ferramentas de trabalho e todos os conteúdos a lecionar estarão disponíveis na plataforma Moodle. Sistema de avaliação composto: a) Uma avaliação teórica (E) com nota mínima de 8 valores; b) Um trabalho prático (TP) com nota mínima de 10 valores; A nota final: 0.50*E + 0.50*TP O modelo de avaliação não contempla avaliações por prova oral.
A ênfase está colocada numa abordagem expositiva-participativa orientada para a apresentação dos tópicos programáticos, complementada com sessões práticas. Os alunos são colocados perante problemas de naturezas diversas, com vista a promover o saber, a experiência e o treino necessários ao profissional desta área técnica, alicerçados numa visão ampla e integrada dos temas estudados.
Javascript, visto em https://www.tutorialspoint.com/javascript/javascript_tutorial.pdf
O(s) docente(s) procedeu(procederam) pontualmente a adaptações necessárias no que respeita a metodologia, incluindo a avaliação, integradas na FUC e explicitadas com os estudantes, considerando o seguinte contexto:
- Adoção do ensino a distância, "excetuando-se as avaliações que possam decorrer nesse período e que se manterão presenciais, bem como atividades letivas que os docentes considerem que não podem acontecer na modalidade a distância" em nota informativa do Sr. Subdiretor da ESE-IPSantarém de 21 de dezembro de 2020;
- Manutenção do ensino a distância, salvo para avaliações ou atividades que não fossem possíveis de realizar a distância, no âmbito das medidas de prevenção e mitigação da pandemia da Civid-19 e de proteção da comunidade educativa referidas a 7 de janeiro de 2021 pelo Sr. Presidente do IPSantarém e pela Sra. Diretora da ESE-IPSantarém, com manutenção destas condições em nota informativa de 15 de janeiro de 2021;
- Suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais determinada pelo Governo a 21 de janeiro de 2021 referida pelas "Recomendação às instituições científicas e de ensino superior no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência" da DGES, em 21 de janeiro de 2021.