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Design Multimédia

Código: LPME21    Sigla: DM
Área Científica: Audiovisuais e Produção dos Média

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Artes Visuais Performativas e Motricidade Humana

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LPME 25 Despacho n.º 7637/2018 5

Horas Efetivamente Lecionadas

LPME-2

Teórico-Práticas: 46,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
André Rosado Chora Monteiro da Rocha   3,20
Jose Manuel Basto Soares   0,80

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Jose Manuel Basto Soares Responsável
Ana Cristina de Castro Loureiro Coordenação Científica
Teresa Farmhouse Cavalheiro Coordenação Científica
Cristina Maria Junceiro Novo Coordenação Científica
Jose Manuel Basto Soares Coordenação Científica
Maria Clara Rodrigues Silva de Brito Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

OA1 ¿ Desenvolver competências para a compreensão do uso real de conteúdos multimedia, com apurado espírito crítico na avaliação e análise heurística. 
OA2- Criar layouts onde se aplicam os conceitos e princípios de composição, usabilidade e acessibilidade.  
OA3 - Adquirir competências em design de interação e entender que a diferentes interações correspondem diferentes interfaces. 
OA4 - Saber aplicar conhecimentos teóricos a um projeto multimedia  tendo em conta a forma, a interação, a comunicação e a estética.

Conteúdos programáticos

1. Características e conceitos no âmbito do design multimedia. 
2. Ferramentas:  Composição de Imagem: Adobe Photoshop; Desenho Vectorial: Adobe Illustrator; Paginação: Adobe InDesign; Animação: Adobe Animate e Adobe After Effects; Edição de vídeo: Adobe Premiere Pró; Edição de som: Adobe Audition; 3D: Blender e Sculpris. 
3. O design de interação centrado na análise da usabilidade e identificação das necessidades e requisitos do público-alvo.  
3.1. Avaliação heurística. Métodos de análise. 
3.2. Teoria Gestalt aplicada ao design multimedia.  
4. Desenvolver, planear e produzir produtos multimedia.  
4.1. Composição 
4.2. Tipografia 
4.3. Cor 
4.4. Formatos e tratamento de imagem 
4.5. Recursos audiovisuais  
4.6. Design para diferentes browsers e plataformas 
5. Infografia, animação e vídeo 
5.1. Infografia multimedia  
5.2. Animação 2D e 3D 
5.3.  Recursos audiovisuais aplicados a produtos multimedia.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A UC inicia-se com um conjunto de conteúdos de cariz mais teórico e de contextualização acerca das características do design multimedia a par com a avaliação heurística, através da análise de estudos de casos que permitem uma produção conscienciosa para a elaboração de produtos de qualidade no âmbito do design multimedia (ponto 1. e 3. permitem atingir o OA1). A aprendizagem e utilização de ferramentas operacionais, a conceção do método projetual do design multimedia assente na avaliação heurística, permite encontrar soluções estéticas, éticas, funcionais e criativas. (pontos 2., 3.  e 4. permitem atingir o OA2 e OA3)  A aplicação dos conhecimentos no desenvolvimento de um projeto prático permite aprofundar todos os conteúdos programáticos permitindo concretizar os objetivos propostos. (pontos 4. e 5. permitem atingir o OA4)

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Utilização de métodos expositivos e demonstrativos, para aquisição de conceitos, combinados com métodos ativos na experimentação/aplicação do conhecimento, assente em duas vertentes: 1. Registos de avaliação heurística utilizando metodologias adequadas a ensino/aprendizagem a distância e exploração de conceitos essenciais para a compreensão dos produtos multimédia; 2. Exercício prático de caráter experimental, assente na compreensão dos CP. 

A avaliação será contínua segundo duas componentes: Avaliação de frequência, resultante da participação nas sessões síncronas via Zoom e na disponibilização de resultados e demais intervenção na plataforma Moodle (30%); Conceção, apresentação e defesa de projeto de design multimédia (70%).

O exame consistirá numa proposta de projeto de design multimédia a realizar e disponibilizar previamente no Moodle e a apresentar e discutir no dia da prova.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O Multimedia apresenta-se como suporte digital que exibe a combinação de pelo menos um tipo de media estático com pelo menos um tipo de media dinâmico, entre outros, cuja apresentação e informação se faz de maneira multi-sensorial. A aprendizagem do design aplicado a esta área revela-se, pois, como fundamental para a conceção de produtos multimedia de qualidade.  
A metodologia de ensino organiza-se em torno da exposição teórica de matérias, análise de objetos de design multimedia e no desenvolvimento de exercícios/projetos práticos, tendo como objetivo o desenvolvimento integrado dos conhecimentos referidos nos conteúdos programáticos (CP) e a concretização dos objetivos e competências estabelecidos em OA 1, 2, 3 e 4. A aplicação prática na realização de exercícios e de um projeto multimedia final, fomenta o conhecimento, a investigação, e permite o desenvolvimento técnico com a aplicação de ferramentas adequadas, que implica a aquisição/assimilação dos conceitos lecionados (OA2 e OA3). A realização, apresentação e defesa de um projeto prático engloba os conhecimentos e competências adquiridas na disciplina, de acordo com os objetivos. (OA4)  
Esta UC articula-se em simultâneo com a UC Autoria Multimedia sendo que o Design Multimedia se apresenta como conhecimento e ferramenta fundamental para a conceção de projetos multimedia. As UCs precedentes, tais como Design de Comunicação, Expressão e Comunicação Visual e Laboratório Web concebem-se como base fundamental na aquisição de conhecimentos na área do design aplicados nesta UC à produção multimedia.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Cooper, Alan; Reimann, Robert; Cronin, David; (2014) About Face: The Essentials of Interaction Design, 4th Edition. Wiley Publishing.
 
Moggridge, B (2009) Design and Creativity: Policy, Management and Practice. Guy Julier,Liz Moor
 
Murray, J. H. (2012). Inventing the Medium: Principles of Interaction Design as a Cultural Practice. The MIT Press.
 

Preece, Rogers and Sharp (2015). Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction. John Wiley & Sons, Inc 

Rubin, Jeffrey (2008), Handbook of Usability Testing: How to Plan, Design, and Conduct Effective Tests. John Wiley & Sons, Inc., 2nd Edition.

Observações