Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
OA1 ¿ Desenvolver competências para a compreensão do uso real de conteúdos multimedia, com apurado espírito crítico na avaliação e análise heurística.
OA2- Criar layouts onde se aplicam os conceitos e princípios de composição, usabilidade e acessibilidade.
OA3 - Adquirir competências em design de interação e entender que a diferentes interações correspondem diferentes interfaces.
OA4 - Saber aplicar conhecimentos teóricos a um projeto multimedia tendo em conta a forma, a interação, a comunicação e a estética.
Conteúdos programáticos
1. Características e conceitos no âmbito do design multimedia.
2. Ferramentas: Composição de Imagem: Adobe Photoshop; Desenho Vectorial: Adobe Illustrator; Paginação: Adobe InDesign; Animação: Adobe Animate e Adobe After Effects; Edição de vídeo: Adobe Premiere Pró; Edição de som: Adobe Audition; 3D: Blender e Sculpris.
3. O design de interação centrado na análise da usabilidade e identificação das necessidades e requisitos do público-alvo.
3.1. Avaliação heurística. Métodos de análise.
3.2. Teoria Gestalt aplicada ao design multimedia.
4. Desenvolver, planear e produzir produtos multimedia.
4.1. Composição
4.2. Tipografia
4.3. Cor
4.4. Formatos e tratamento de imagem
4.5. Recursos audiovisuais
4.6. Design para diferentes browsers e plataformas
5. Infografia, animação e vídeo
5.1. Infografia multimedia
5.2. Animação 2D e 3D
5.3. Recursos audiovisuais aplicados a produtos multimedia.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A UC inicia-se com um conjunto de conteúdos de cariz mais teórico e de contextualização acerca das características do design multimedia a par com a avaliação heurística, através da análise de estudos de casos que permitem uma produção conscienciosa para a elaboração de produtos de qualidade no âmbito do design multimedia (ponto 1. e 3. permitem atingir o OA1). A aprendizagem e utilização de ferramentas operacionais, a conceção do método projetual do design multimedia assente na avaliação heurística, permite encontrar soluções estéticas, éticas, funcionais e criativas. (pontos 2., 3. e 4. permitem atingir o OA2 e OA3) A aplicação dos conhecimentos no desenvolvimento de um projeto prático permite aprofundar todos os conteúdos programáticos permitindo concretizar os objetivos propostos. (pontos 4. e 5. permitem atingir o OA4)
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Utilização de métodos expositivos e demonstrativos, para aquisição de conceitos, combinados com métodos ativos na experimentação/aplicação do conhecimento, assente em duas vertentes: 1. Registos de avaliação heurística utilizando metodologias adequadas a ensino/aprendizagem a distância e exploração de conceitos essenciais para a compreensão dos produtos multimédia; 2. Exercício prático de caráter experimental, assente na compreensão dos CP.
A avaliação será contínua segundo duas componentes: Avaliação de frequência, resultante da participação nas sessões síncronas via Zoom e na disponibilização de resultados e demais intervenção na plataforma Moodle (30%); Conceção, apresentação e defesa de projeto de design multimédia (70%).
O exame consistirá numa proposta de projeto de design multimédia a realizar e disponibilizar previamente no Moodle e a apresentar e discutir no dia da prova.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O Multimedia apresenta-se como suporte digital que exibe a combinação de pelo menos um tipo de media estático com pelo menos um tipo de media dinâmico, entre outros, cuja apresentação e informação se faz de maneira multi-sensorial. A aprendizagem do design aplicado a esta área revela-se, pois, como fundamental para a conceção de produtos multimedia de qualidade.
A metodologia de ensino organiza-se em torno da exposição teórica de matérias, análise de objetos de design multimedia e no desenvolvimento de exercícios/projetos práticos, tendo como objetivo o desenvolvimento integrado dos conhecimentos referidos nos conteúdos programáticos (CP) e a concretização dos objetivos e competências estabelecidos em OA 1, 2, 3 e 4. A aplicação prática na realização de exercícios e de um projeto multimedia final, fomenta o conhecimento, a investigação, e permite o desenvolvimento técnico com a aplicação de ferramentas adequadas, que implica a aquisição/assimilação dos conceitos lecionados (OA2 e OA3). A realização, apresentação e defesa de um projeto prático engloba os conhecimentos e competências adquiridas na disciplina, de acordo com os objetivos. (OA4)
Esta UC articula-se em simultâneo com a UC Autoria Multimedia sendo que o Design Multimedia se apresenta como conhecimento e ferramenta fundamental para a conceção de projetos multimedia. As UCs precedentes, tais como Design de Comunicação, Expressão e Comunicação Visual e Laboratório Web concebem-se como base fundamental na aquisição de conhecimentos na área do design aplicados nesta UC à produção multimedia.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Cooper, Alan; Reimann, Robert; Cronin, David; (2014) About Face: The Essentials of Interaction Design, 4th Edition. Wiley Publishing.
Moggridge, B (2009) Design and Creativity: Policy, Management and Practice. Guy Julier,Liz Moor
Murray, J. H. (2012). Inventing the Medium: Principles of Interaction Design as a Cultural Practice. The MIT Press.
Preece, Rogers and Sharp (2015). Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction. John Wiley & Sons, Inc
Rubin, Jeffrey (2008), Handbook of Usability Testing: How to Plan, Design, and Conduct Effective Tests. John Wiley & Sons, Inc., 2nd Edition.