Código: | LPME22 | Sigla: | PRE | |
Área Científica: | Ciências da Educação |
Área de Ensino: | Ciências Matemáticas e Naturais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LPME | 35 | Despacho n.º 7637/2018 | 2º | 4 |
Teórico-Práticas: | 42,25 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Os estudantes deverão ser capazes de:
CP1 Robots: Características e potencialidades de utilização em contextos educativos.
Na presente UC os estudantes vão analisar diferentes robots, identificando as suas características (CP1), e explorar e discutir as potencialidades da sua utilização em contextos educativos, verificando a sua adequação a uma faixa etária de crianças e jovens e os objetivos da sua utilização nesses contextos (O1). Os projetos de robótica nos contextos educativos emergem no sentido de desenvolver o pensamento computacional e a capacidade de resolver problemas das crianças e jovens, articulando-se com competências diversificadas identificadas para o séc. XXI. Assim, identifica-se a pertinência dos contextos de robótica em educação, sendo relevante promover a capacidade de análise de projetos existentes de robótica em contextos educativos, formais e não formais (O2), reconhecendo as suas potencialidades (CP1). Os estudantes devem ser capazes de selecionar, construir e programar robots para a realização de tarefas, sendo por isso essencial mobilizar os conhecimentos de CP1 e desenvolver conhecimento no âmbito dos ambientes de programação visual por blocos (CP2, O3). A UC pretende abordar a construção e programação de robots para execução de tarefas e resolução de problemas em contexto educativo (CP3), no sentido de os estudantes serem capazes de elaborar e concretizar um projeto de robótica (O4).
O trabalho a realizar na UC envolve uma dinâmica teórico-prática, que contempla: a) Apresentação de conteúdos e análise de projetos; b) Realização e discussão de tarefas pelos estudantes com o recurso a robots; c) Atividades de programação em ambientes de programação visual por blocos; d) Metodologias de colaboração para uma aprendizagem baseada em projetos que envolvem robots. A avaliação por frequência será baseada em duas componentes: participação nas discussões e realização de tarefas propostas ao longo da UC (60%); até dois elementos integrantes de projetos de robótica em educação passíveis de ser usados em contexto educativo (40%). A UC comtempla também a possibilidade de avaliação por exame.
As componentes teórica e prática vão estar interligadas ao longo da UC de modo a sustentarem-se mutuamente. Assim, a apresentação de conteúdos a par da realização e discussão de tarefas com o recurso a robots pelos estudantes constitui uma primeira etapa para que os estudantes sejam capazes de identificar as principais características de robots, verificando a sua adequação a uma faixa etária de crianças e jovens e objetivos da sua utilização (O1). A esse objetivo é dada continuidade com a análise de projetos, atividade que visa igualmente que os estudantes sejam capazes de realizar essa análise em projetos que decorrem em contextos educativos, formais e não formais (O2), trabalho de contacto que se articula com trabalho autónomo de pesquisa e análise de projetos (10h). Com este trabalho os estudantes devem ser capazes de selecionar adequadamente robots para a realização de tarefas, sendo que para os construir e programar (O3) precisam em grande medida de desenvolver atividades de programação em ambientes de programação visual por blocos. O trabalho da aula deve ser continuado no âmbito do trabalho autónomo com a análise e realização de projetos de programação por blocos (20h). Os estudantes devem eles próprios experienciar metodologias ativas de colaboração para uma aprendizagem baseada em projetos e baseada em problemas, com a utilização de robots, de modo a conseguirem elaborar e concretizar um projeto de robótica para resolução de um problema (O4). A elaboração dos projetos de robótica pelos estudantes envolve também uma componente de trabalho autónomo de pesquisa e concretização de ideias que ocupará cerca de metade das horas de trabalho autónomo.
Alimisis, D. (2012). Robotics in Education & Education in Robotics: Shifting Focus from Technology to Pedagogy. In RiE2012. Praga. http://www.ksi.mff.cuni.cz/rie2012/proceedings/2012RiE-00.pdf.
Matos, F. (2012). Aprendizagem baseada em problemas com recurso à robótica na programação (Relatório de Mestrado, Universidade de Lisboa).
Pedro, N., Matos, J. F., Piedade J., & Dorotea, N. (2017). Probótica: Programação e Robótica no Ensino Básico. Lisboa: ME.
Ribeiro, C., Coutinho, C., & Costa, M. F. (2009). Robô Carochinha: Um estudo sobre robótica educativa no ensino básico. In V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (pp. 210-223).
Weintrop, D., & Wilensky, U. (2015). To Block or not to Block, That is the Question: Students¿ Perceptions of Blocks-based Programming. https://ccl.northwestern.edu/2014/Weintrop%20and%20Wilensky%20-%202015%20-%20To%20Block%20or%20Not%20to%20Block,%20That%20is%20the%20Question%20St.pdf.