Código: | LPME23 | Sigla: | ED | |
Área Científica: | Ciências da Educação |
Página Web: | https://moodle.ese.ipsantarem.pt/enrol/index.php?id=3165 |
Área de Ensino: | Tecnologias Educativas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LPME | 35 | Despacho n.º 7637/2018 | 2º | 5 |
Teórico-Práticas: | 56,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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A unidade curricular visa proporcionar discussão e reflexão aprofundadas sobre as mudanças que a modalidade de elearning e o trabalho colaborativo, dinamizado através de plataformas de ensino e de redes sociais, introduziram no ensino.
Pretende-se que, no final da unidade curricular, os estudantes:
- adquiram conhecimentos atualizados sobre tecnologias educativas e competências que lhes permitam implementar metodologias e modelos de ensino/aprendizagem online;
- utilizem estratégias e tecnologias educativas e sociais em ambientes de ensino/aprendizagem formais e informais, nomeadamente em ambientes virtuais e em sala de aula.
- sejam capazes de desenhar modelos de aprendizagem formais e informais e aplicá-los em ambientes de elearning.
1. Elearning
1.1. Conceito e caracterização
1.1.1. Aspetos comunicativos do elearning
1.1.2. Aspetos pedagógicos do elearning
1.2. História do elearning
1.3. Vantagens e desvantagens do elearning
1.4. Formatos inovadores em e-learning
2. Aprendizagem colaborativa
2.1.1. Modelos colaborativos de aprendizagem
2.1.2. A colaboração em rede
3. Sistemas de gestão de aprendizagem (Learning Management Systems)
3.1. Conceito e caracterização
3.2. Criação de conteúdos
3.3. Gestão de conteúdos
3.4. Ambientes virtuais de aprendizagem inovadores
4. Construção de um protótipo de aprendizagem colaborativa com recurso a ferramentas e tecnologias digitais
O programa desta unidade curricular é desenvolvido em três partes. Na primeira parte que inclui o ponto 1 do plano de estudos serão apresentados conceitos basilares sobre a Educação a Distância, especificamente na modalidade de ensino em elearning e trabalho colaborativo, o que permitirá o aprofundamento de conhecimentos para uma reflexão crítica mais informada relativamente às mudanças que as novas tecnologias trouxeram, quer na perspetiva do ensino quer na perspetiva da aprendizagem. Esta primeira parte encontra-se relacionada com o OA1, visto que proporciona uma visão global sobre a importância de reconhecer a formação contínua e ao longo da vida no domínio da tecnologia educativa como um conceito basilar e transversal ao percurso traçado pela unidade curricular.
Na segunda parte do plano de estudos, que integra o ponto 2 procede-se à caracterização de ferramentas e recursos utilizados na conceção e desenvolvimento de projetos educativos na modalidade elearning. Os estudantes serão confrontados com tecnologias e recursos abertos existentes que lhes proporcionam a possibilidade de implementação de planos de ensino/aprendizagem e de estratégias educativas para ambientes virtuais e não virtuais. Esta segunda parte da unidade curricular caracteriza-se por ser uma aprendizagem mais técnica e específica, relacionando-se com o OA2 de forma a constituir um ambiente de aprendizagem que permita o planeamento e a implementação de estratégias inovadoras com o acesso a diversos recursos digitais.
Na terceira parte da unidade curricular, será promovida a aplicação dos conhecimentos e das competências adquiridas ao longo da unidade curricular, através do desenho/construção de um protótipo de formação baseado em aprendizagem colaborativa com recurso a ferramentas e tecnologias digitais. Por fim, esta última parte é responsável pela relação direta com o OA3 visto que engloba a parte relacionada com o planeamento e implementação estratégica utilizando recursos digitais e a capacidade de reconhecer o domínio das tecnologias educativas nos processos de formação continua e aprendizagem ao longo da vida.
O processo de aprendizagem combinará aulas teóricas, direcionadas ao debate e reflexão crítica sobre os temas em estudo e aulas práticas, nas quais os estudantes irão desenvolver um ambiente de aprendizagem colaborativo (plataforma ou ambiente de elearning) no qual serão exigidos a mostrar os conhecimentos adquiridos.
Avaliação contínua:
Os alunos desenvolverão trabalhos parciais durante o semestre que terá um peso de 40% na nota final. Até ao final do semestre, devem desenvolver um ambiente ou espaço de ensino a distância (elearning), que deve ter em conta a aprendizagem realizada ao longo do semestre com um peso de avaliação final de 60%.Todos os trabalhos realizados devem ser disponibilizados no Moodle e apresentados nas sessões síncronas via Zoom.
Avaliação por exame:
Consistirá no desenvolvimento de um ambiente de ensino a distância (elearning) a disponibilizar previamente no Moodle e a apresentar e discutir na plataforma Zoom.
Esta unidade curricular desenvolve-se em duas vertentes: uma de natureza mais teórica e outra de natureza mais prática.
Devido à situação excepcional as aulas serão realizadas através de videoconferência no Zoom a partir de 16 de março de 2020.
Para que se possa promover uma discussão e uma reflexão sobre as mudanças que a modalidade de elearning e o trabalho colaborativo trouxeram para o ensino é necessário consolidar previamente conceitos, com uma caracterização robusta destas entidades, recorrendo a aulas de caráter expositivo, de modo a fornecer aos estudantes conhecimentos que lhe permitam posteriormente ficar habilitados para realizar uma análise crítica sobre a modalidade de ensino e sobre a utilização das redes sociais na construção do conhecimento.
A aplicação dos conhecimentos e das competências adquiridas ao longo da unidade curricular será verificada através do desenvolvimento e construção de um protótipo, para o qual contribuirão fortemente as aulas de natureza prática.
A articulação entre os tempos de exposição teórica e de trabalho prático permitirá ao estudante a integração e interiorização de conhecimentos e a sua correta operacionalização.
Nesta UC a carga média de trabalho autónomo é distribuída da seguinte forma: estudo de bibliografia sobre a temática "Educação a Distância"; realização de pesquisas complementares à matéria leccionada em aula; participação online em fóruns de discussão; realização de uma unidade curricular em Moodle sobre uma temática inserida em "Educação a Distância; estudo para realização de projeto final teórico-prático.