Código: | LPME24 | Sigla: | CCS | |
Área Científica: | Ciências da Educação |
Página Web: | https://moodle.ese.ipsantarem.pt/course/view.php?id=3506 |
Área de Ensino: | Tecnologias Educativas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LPME | 36 | Despacho n.º 7637/2018 | 2º | 5 |
Teórico-Práticas: | 52,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Contribuindo para o alcance dos objetivos OA 1,3 e 7 do CE, esta unidade curricular tem como finalidade compreender os princípios da segurança digital, reconhecendo a sua complexidade, nomeadamente no que se refere às dimensões individual e social. Tem como objetivos de aprendizagem: O1. Identificar riscos e ameaças pessoais e globais no mundo digital. O2. Dominar a linguagem, terminologia, referenciais e enquadramento legal da segurança digital. O3. Conhecer os direitos e responsabilidades individuais na segurança digital. O4. Reconhecer o impacto da segurança digital na sociedade. O5. Promover a educação para a prevenção do risco.
C1 - Cibersegurança: ciberespaço; infraestruturas críticas; ciberataque; cibercrime; hacktivismo; estratégia europeia de cibersegurança; organismos europeus; políticas socioeducativas; projetos em educação para a segurança C2 - Comportamentos online: tipologias de utilizadores e meios de comunicação utilizados C3 - Segurança digital: pegada digital; segurança dos equipamentos e pessoal; regras e procedimentos; denúncia; veracidade; fiabilidade. C4 - Políticas: responsabilidade pessoal; responsabilidade para com outros; direitos de autoria; termos de utilização e netiqueta.
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular desenrolam-se em quatro pontos fundamentais. Em todos eles privilegiar-se-á o aprofundamento de conteúdos teóricos no domínio da cibersegurança e da segurança digital. Deste modo, os conteúdos C2 e C3 responderão ao objetivo O1, enquanto que os conteúdos C1 e C4 ligar-se-ão com o objetivo O2. Os conteúdos C3 e C4 responderão aos objetivos O3 e O5, sendo o conteúdo C1 trabalhado em função do objetivo O4.
Serão utilizadas metodologias expositivas de cariz TP, e metodologias demonstrativas em interação com os estudantes nas sessões presenciais e sessões online síncronas (Zoom), projeção/exploração de comportamentos, com recurso ao lançamento de um quiz para fomentar a discussão e participação, e à utilização da plataforma Moodle. Serão promovidas sessões temáticas com intervenientes credenciados na área da cibersegurança; A avaliação por frequência terá em conta: Avaliação contínua = 40%, que resultará da assiduidade e pontualidade (em presença ou a distância), empenho no trabalho individual e na colaboração com o grupo. Os estudantes desenvolverão atividades web based obrigatórias de carácter formativo e sumativo. Trabalho de natureza TP = 60% que tem como finalidade a compreensão e apropriação dos conteúdos estudados. A avaliação por exame incluirá um teste teórico (50%) e a apresentação e a discussão oral de um trabalho (50%), previamente acordado com as docentes.
Optar-se-á por uma metodologia ativa que envolva os estudantes na construção da sua aprendizagem e que tenha em conta os seus referenciais académicos e sobretudo profissionais, reservando-lhes um papel pró-ativo, com base na estrutura concetual para análise e resolução de problemas. A metodologia prática de aprendizagem adaptar-se-á às circunstâncias, necessidades, interesses e ao contexto dos objetivos da unidade curricular (UC). O quadro concetual da UC, estado de arte e a consulta ao grupo, assim como os dados estatísticos proporcionarão um acesso prático e referencial, de forma a que os estudantes sejam capazes de desenvolver os seus conhecimentos a partir de diversas propostas de trabalho que os levem à experiência, discussão, análise e formulação de conclusões. As aulas terão caráter teórico e prático, sendo o docente responsável pela apresentação dos principais temas, orientando os estudantes através da sua exploração crítica. A adoção desta metodologia envolve, na maioria das vezes, a distribuição dos estudantes por pequenos grupos de trabalho.
Barbosa, M. (2016) As ameaças ao ciberespaço e a estratégia de cibersegurança na UE e em Portugal. Disponível: http://cedis.fd.unl.pt/wp-content/uploads/2017/06/RevistaRDeS-n%C2%BA-8.pdf#page=163