Código: | LPME26 | Sigla: | TAGD | |
Área Científica: | Audiovisuais e Produção dos Média |
Área de Ensino: | Artes Visuais Performativas e Motricidade Humana |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LPME | 20 | Despacho n.º 7637/2018 | 2º | 5 |
Teórico-Práticas: | 60,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Para concluir esta unidade curricular com sucesso, os estudantes devem demonstrar possuir os seguintes conhecimentos e capacidades:
O1. Refletir sobre a criação e difusão de imagens gráficas na contemporaneidade, atendendo a aspetos estéticos, socioculturais e técnicos. O2. Conhecer meios de produção e edição de imagens gráficas e animadas. O3. Aplicar técnicas de animação bidimensional. O4. Conceber e realizar projetos inclusivos no âmbito do grafismo e da animação, evidenciando soluções social e tecnologicamente inovadoras e tendo em conta princípios estéticos e éticos. O5. Comunicar e publicar recursos animados gráficos para diferentes públicos em vários contextos educativos e socioculturais. O6. Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipas multidisciplinares.
C1. Grafismo digital.
C1.1. Imagem digital (desenho vectorial / imagem raster)
C1.2. Ferramentas gráficas de edição, criação, planeamento e apresentação.
C2. Importância da animação e grafismo digital no panorama atual da produção audiovisual.
C2.1. Linguagem audiovisual e narrativa. Tempo, espaço, continuidade.
C2.2. Animação: Layout, Storyboard, texto, grafismos e texturas.
C2.3. Composição e animação bidimensional por Keyframes.
C3. Planeamento e projeto. Interface.
C3.1. Interação de softwares.
C3.2. Exportação de filmes.
Trata-se de uma unidade curricular de natureza predominantemente prática, alicerçada no conhecimento técnico e na reflexão sobre a prática. Os objetivos refletem essa natureza prática e reflexiva: os objetivos O1 e O2 respondem a preocupações informativas e reflexivas; O2 e O3 favorecem particularmente o desenvolvimento da criatividade e da experiência prática; O5 centra-se na comunicação; O4 e O5 favorecem o desenho e desenvolvimento de projetos e o trabalho de equipa. Evidencia-se mais a correspondência entre o conteúdo C1.1 e o objetivo O1. Todos os outros conteúdos favorecem o cumprimento dos outros objetivos, com maior evidência para O2 eO3.
A abordagem pedagógica desta UC adota o modelo de Aprendizagem Baseada em Projetos sendo que se pretende que os estudantes, concebam projetos gráficos e multimédia educativos, estabelecendo sinergias com conteúdos de aprendizagens e projetos interdisciplinares. A metodologia da U.C. articula uma vertente teórica, com uma fundamentalmente prática, em que aprendizagens se aplicam na realização de projetos (individuais e de grupo), orientados pelo docente.
Pretende-se que os projetos se baseiem em necessidades educativas, mas também dar espaço á autonomia criativa dos estudantes. Realização de um projeto filme de animação com caracter pedagógico. contacto: 60h (35% teórico e 65% prática) e trabalho autónomo: 75h
Na UC de Técnicas de Animação e Grafismo Digital, a articulação entre o método expositivo e a realização de exercícios práticos e de projetos favorecem o saber e o saber-fazer.A realização de exercícios favorece os objetivos O2, O3 e O4, na medida em que permite enraizar e aprofundar o conhecimento de meios de produção e edição de imagens estáticas e dinâmicas, através do treino de técnicas de edição. A concepção e realização de projetos contribuem para melhor se cumprir o O4, desenvolvendo-se competências de trabalho em equipa. A reflexão conjunta sobre a prática favorece O5 e O6.
Dam, Hans-Christian (2011). Eadweard Muybridge - The Human and Animal Locomotion Photographs. Paris: Taschen.
WHITE, Tony. (2006) Animation from Pencils to Pixel. Burlington: Focal Press.
WILLIAMS, Richard. (2001) The Animators survival kit: A manual of methods, principles and formulas for classical, computer, games, stop motion and internet animators, Faber and Faber, ISBN: 978-0865478978
LUCENA JR., Alberto. (2002) Arte da Animação: Técnica e Estética Através da História. Senac.
PURVES, Barry (2010). Basics of Animation: Stop-motion. Lausanne: AVA Publishing.