Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas
Coordenação Científica
Cristina Maria Junceiro Novo
Coordenação Científica
Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
O/a estudante deve ser capaz de:
O1. Aplicar conhecimentos e competências adquiridos durante o Curso evidenciando uma
abordagem profissional ao trabalho no Projeto/Portefólio ou Estágio
O2. Adequar a intervenção ao projeto predefinido, desenvolvendo capacidades de
relacionamento pessoais e profissionais de trabalho em equipa adequadas ao seu
desenvolvimento pessoal e profissional
O3. Apoiar o trabalho desenvolvido pelas organizações e instituições com intervenção na área
do CE
O4. Aplicar metodologia de trabalho de projeto na conceção, implementação e avaliação da
sua intervenção, identificando problemas e apresentando soluções adequadas e pertinentes
O5. Transferir conhecimento e técnicas para outros cenários de atuação através da
capacidade de integração do contributo dos orientadores locais
O6. Elaborar o relatório final de forma coerente, descrevendo e refletindo criticamente sobre
os dados obtidos e as competências desenvolvidas
O7. Apresentar e defender publicamente o relatório
Conteúdos programáticos
A UC desenvolve-se em parceria com as instituições de ensino e formação, as associações e as organizações locais que melhor se adequam à especificidade desta área de formação e às características do mercado de trabalho
Módulo 1. Cenários de interação: da ESES aos locais de estágio; Especificidades do Projeto/Portefólio e do Estágio; Documentos que implicam momentos de avaliação do estudante; Aspetos éticos e deontológicos; Protocolos ESES; Informações aos orientadores
Módulo 2. Construção de Relatório Final; Revisões sobre o processo metodológico básico: diagnóstico, desenho e desenvolvimento de projetos; Aprofundamento de metodologias de investigação; Análise, construção e aplicação de instrumentos de recolha de dados e tratamento de dados; O percurso de aprendizagem ao longo da Unidade Curricular; Redação e apresentação de Relatórios Finais
Módulo 3. Cenários de Futuro Neste espaço levar-se-á o estudante a projetar cenários de empregabilidade numa dimensão nacional e internacional
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A UC de Projeto/Portefólio ou Estágio em Produção Multimedia em Educação é o culminar
de um percurso formativo; nela os/as estudantes aplicarão de forma integrada os
conhecimentos adquiridos e as competências e atitudes desenvolvidas ao longo do curso.
Os conteúdos programáticos visam a aplicação de conhecimentos e capacidades adquiridos
pelos/as estudantes no ciclo de estudos (O1) e o desempenho de funções em
empresas/instituições evidenciando ética profissional e competências de trabalho em equipa
(O2 e 3).
A 1.ª fase do Projeto/Portefólio ou Estágio corresponde a um período de adaptação à
organização da empresa/instituição, de integração na equipa de trabalho, de realização de um
diagnóstico, para identificar necessidades e potencialidades do contexto escolhido, que serão
a base para desenhar o projeto de intervenção (O4 e 5).
Na fase seguinte - concretização do
plano de Projeto/Portefólio ou Estágio - pretende-se que o/a estudante desenhe e
desenvolva um projeto, revelando autonomia e demonstrando capacidade de implementar
atividades e metodologias (O4 e 5).
Na 3.ª fase - elaboração e apresentação de relatório final
¿ o/a estudante descreve e analisa os dados obtidos e as competências desenvolvidas (O6) e,
por último, apresenta e defende o relatório (O7).
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Metodologias de ensino/aprendizagem:
- Apresentação e discussão de conteúdos fundamentais para a preparação e
compreensão das situações de prática profissional;
- Discussão, análise e aprofundamento das situações de prática profissional
vivenciadas durante a UC, mobilizando os referenciais teóricos necessários e relevantes;
- Construção, apresentação e discussão do processo de planificação e organização do
relatório final.
A avaliação final resultará da ponderação de três elementos:
- O desempenho em Projeto/Portefólio ou Estágio, do qual deverá haver uma
informação positiva do orientador do Projeto/Portefólio ou local de Estágio - 30%
- Um Relatório final correspondente ao trabalho desenvolvido - 40%
- Apresentação oral do Relatório Final - 30%
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A análise crítica de situações da prática profissional vivenciada em contextos de Projeto,
desenvolvimento de Portefólio ou Estágio, promove a aplicação de conhecimentos e
capacidades adquiridos pelos estudantes ao longo do ciclo de estudos (O1), nomeadamente
no que se refere ao seu entendimento do papel do produtor multimédia em contextos
educativos, sociais, culturais ou empresariais e às competências de trabalho em equipa, que
são fundamentais para o seu desenvolvimento pessoal e profissional (O2 O3). Além disso, a
conceção, implementação e avaliação do Projeto/Portefólio ou Estágio (O3) promove
aprendizagens essenciais para o futuro profissional dos estudantes (O4). A discussão de
alternativas ao plano previamente elaborado decorrente da identificação de desvios ou
dificuldades permitirá aos estudantes desenvolver a capacidade de resolver problemas da prática apresentando soluções adequadas e pertinentes ao contexto de intervenção (O5). Ao
longo da UC os estudantes vão construindo o relatório final (O6), um processo essencial na
sua formação e que culmina com a apresentação e discussão do produto final (O7).
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Ander-Egg, E. & Idáñez, M. J. A. (1999). Como Elaborar Um Projecto. Guia Para Desenhar
Projectos Sociais e Culturais. Lisboa: CPIHTS.
Fernandes, A. J. (2002). Métodos e Regras para Elaboração de Trabalhos Académicos e
Científicos. Porto: Porto Editora
Frada, J. J. C. (1997). Guia Prático para Elaboração e Apresentação de Trabalhos Científicos
(7ª ed.). Lisboa: Edições Cosmos
Carmo, H. e Ferrreira, M. (1998). Metodologia da Investigação ¿ Guia para Autoaprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta.
Vilelas, J. (2009). Investigação. O processo de construção do conhecimento. Lisboa: Edições
Sílabo.