• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LPME34
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Projeto/Portefólio ou Estágio em Prod. Multimédia em Educação

Código: LPME34    Sigla: PPEPME
Área Científica: Audiovisuais e Produção dos Média, Ciências da Educação

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Página Web:https://moodle.ese.ipsantarem.pt/course/view.php?id=3160
Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LPME 31 Despacho n.º 7637/2018 17

Horas Efetivamente Lecionadas

LPME-3

Seminários: 10,50
Orientação Tutorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Seminários: 0,70
Orientação Tutorial: 7,75

Tipo Docente Turmas Horas
Seminários Totais 1 0,70
Ana Cristina de Castro Loureiro   0,70
Orientação Tutorial Totais 1 7,75
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres   1,00
Ana Cristina de Castro Loureiro   1,25
Cristina Maria Junceiro Novo   1,00
Inês Teixeira de Sousa Messias   1,25
Jose Manuel Basto Soares   1,00
Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas   1,00
Teresa Farmhouse Cavalheiro   1,25

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Cristina de Castro Loureiro Responsável
Ana Cristina de Castro Loureiro Coordenação Científica
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres Coordenação Científica
Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas Coordenação Científica
Cristina Maria Junceiro Novo Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O/a estudante deve ser capaz de: 

O1. Aplicar conhecimentos e competências adquiridos durante o Curso evidenciando uma abordagem profissional ao trabalho no Projeto/Portefólio ou Estágio 
O2. Adequar a intervenção ao projeto predefinido, desenvolvendo capacidades de relacionamento pessoais e profissionais de trabalho em equipa adequadas ao seu desenvolvimento pessoal e profissional 
O3. Apoiar o trabalho desenvolvido pelas organizações e instituições com intervenção na área do CE 
O4. Aplicar metodologia de trabalho de projeto na conceção, implementação e avaliação da sua intervenção, identificando problemas e apresentando soluções adequadas e pertinentes 
O5. Transferir conhecimento e técnicas para outros cenários de atuação através da capacidade de integração do contributo dos orientadores locais 
O6. Elaborar o relatório final de forma coerente, descrevendo e refletindo criticamente sobre os dados obtidos e as competências desenvolvidas 
O7. Apresentar e defender publicamente o relatório

Conteúdos programáticos

A UC desenvolve-se em parceria com as instituições de ensino e formação, as associações e as organizações locais que melhor se adequam à especificidade desta área de formação e às características do mercado de trabalho
Módulo 1. Cenários de interação: da ESES aos locais de estágio; Especificidades do Projeto/Portefólio e do Estágio; Documentos que implicam momentos de avaliação do estudante; Aspetos éticos e deontológicos; Protocolos ESES; Informações aos orientadores
Módulo 2. Construção de Relatório Final; Revisões sobre o processo metodológico básico: diagnóstico, desenho e desenvolvimento de projetos; Aprofundamento de metodologias de investigação; Análise, construção e aplicação de instrumentos de recolha de dados e tratamento de dados; O percurso de aprendizagem ao longo da Unidade Curricular; Redação e apresentação de Relatórios Finais 
Módulo 3. Cenários de Futuro Neste espaço levar-se-á o estudante a projetar cenários de empregabilidade numa dimensão nacional e internacional

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A UC de Projeto/Portefólio ou Estágio em Produção Multimedia em Educação é o culminar de um percurso formativo; nela os/as estudantes aplicarão de forma integrada os conhecimentos adquiridos e as competências e atitudes desenvolvidas ao longo do curso. Os conteúdos programáticos visam a aplicação de conhecimentos e capacidades adquiridos pelos/as estudantes no ciclo de estudos (O1) e o desempenho de funções em empresas/instituições evidenciando ética profissional e competências de trabalho em equipa (O2 e 3). 

A 1.ª fase do Projeto/Portefólio ou Estágio corresponde a um período de adaptação à organização da empresa/instituição, de integração na equipa de trabalho, de realização de um diagnóstico, para identificar necessidades e potencialidades do contexto escolhido, que serão a base para desenhar o projeto de intervenção (O4 e 5). 
Na fase seguinte - concretização do plano de Projeto/Portefólio ou Estágio - pretende-se que o/a estudante desenhe e desenvolva um projeto, revelando autonomia e demonstrando capacidade de implementar atividades e metodologias (O4 e 5). 
Na 3.ª fase - elaboração e apresentação de relatório final ¿ o/a estudante descreve e analisa os dados obtidos e as competências desenvolvidas (O6) e, por último, apresenta e defende o relatório (O7).

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Metodologias de ensino/aprendizagem:

- Apresentação e discussão de conteúdos fundamentais para a preparação e compreensão das situações de prática profissional;
- Discussão, análise e aprofundamento das situações de prática profissional vivenciadas durante a UC, mobilizando os referenciais teóricos necessários e relevantes; 
- Construção, apresentação e discussão do processo de planificação e organização do relatório final. 
A avaliação final resultará da ponderação de três elementos:
- O desempenho em Projeto/Portefólio ou Estágio, do qual deverá haver uma informação positiva do orientador do Projeto/Portefólio ou local de Estágio - 30% 
- Um Relatório final correspondente ao trabalho desenvolvido - 40% 
- Apresentação oral do Relatório Final - 30%


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A análise crítica de situações da prática profissional vivenciada em contextos de Projeto, desenvolvimento de Portefólio ou Estágio, promove a aplicação de conhecimentos e capacidades adquiridos pelos estudantes ao longo do ciclo de estudos (O1), nomeadamente no que se refere ao seu entendimento do papel do produtor multimédia em contextos educativos, sociais, culturais ou empresariais e às competências de trabalho em equipa, que são fundamentais para o seu desenvolvimento pessoal e profissional (O2 O3). Além disso, a conceção, implementação e avaliação do Projeto/Portefólio ou Estágio (O3) promove aprendizagens essenciais para o futuro profissional dos estudantes (O4). A discussão de alternativas ao plano previamente elaborado decorrente da identificação de desvios ou dificuldades permitirá aos estudantes desenvolver a capacidade de resolver problemas da prática apresentando soluções adequadas e pertinentes ao contexto de intervenção (O5). Ao longo da UC os estudantes vão construindo o relatório final (O6), um processo essencial na sua formação e que culmina com a apresentação e discussão do produto final (O7). 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Ander-Egg, E. & Idáñez, M. J. A. (1999). Como Elaborar Um Projecto. Guia Para Desenhar Projectos Sociais e Culturais. Lisboa: CPIHTS. 

Fernandes, A. J. (2002). Métodos e Regras para Elaboração de Trabalhos Académicos e Científicos. Porto: Porto Editora 
Frada, J. J. C. (1997). Guia Prático para Elaboração e Apresentação de Trabalhos Científicos (7ª ed.). Lisboa: Edições Cosmos 
Carmo, H. e Ferrreira, M. (1998). Metodologia da Investigação ¿ Guia para Autoaprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta. 
Vilelas, J. (2009). Investigação. O processo de construção do conhecimento. Lisboa: Edições Sílabo.