Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas
Coordenação Científica
Helena Maria Ferreira Moreno Luís
Coordenação Científica
Isabel Alexandra Damasceno Teigas e Piscalho
Coordenação Científica
Gracinda Maria Nunes Costa Hamido
Coordenação Científica
Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Após a conclusão desta unidade curricular (UC), o/a aluno/a deve poder (de acordo com os objetivos gerais de aprendizagem da licenciatura): OA1. Desenvolver competências e pensamento crítico para a diversidade e inclusão na sociedade digital; OA2. Trabalhar e usar a diversidade cultural e competências inclusivas numa variedade de assuntos da atualidade; OA3. Aumentar a consciencialização sobre a diversos de conteúdo inclusivo e as suas respetivas aplicações na área da produção multimédia; OA4. Projetar ou melhorar uma estrutura de competências digitais para promover e aprimorar este tipo de pensamento nas organizações.
Conteúdos programáticos
Esta unidade curricular tem como objetivo impulsionar a análise, o design e a implementação de políticas que envolverão a sociedade em atividades que visem aumentar a diversidade e inclusão na produção multimédia a resultados científicos, levando em consideração a dimensão social e inclusiva. Portanto, os/as alunos/as serão convidados/as a refletir sobre questões como: 1. A alfabetização digital e competências de inclusão no século XXI 1.1. A sociedade digital 1.2. A diversidade digital 1.3. A inclusão digital 2. A diversidade e inclusão e a sua aplicação no campo da produção multimédia 2.1. Os impactos tecnológicos e digitais 2.2. Os impactos sociais 3. Formas de diversidade e inclusão através de ferramentas digitais 3.1. A coesão social e inclusiva em ambientes digitais 3.2. Ferramentas sociais e comunicativas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Será elaborada uma visão geral dos centros aspetos fundamentais e vocacionados na diversidade e inclusão em produção multimédia correspondendo num primeiro ponto ao OA1. Num segundo ponto, espera-se que os/as alunos/as desenvolvam o pensamento crítico, desenvolvam ideias e soluções que se articulem com as principais tendências da unidade curricular (ferramentas tecnológicas que promova a inclusão e diversidade nas diferentes áreas da multimédia) integrando outros aspetos como a literacia e sociedade digital, relacionando-se com os OA2 e OA3. Numa última instância será objetivo do/a aluno/a desta unidade curricular ser capaz de criar e estabelecer formas de diversidade, integração e inclusão de novas metodologias tecnológicas e digitais no campo da produção multimédia. Assim, é pedido que através da criação de uma ferramenta digital se verifique o percurso de aprendizagem ao longo da unidade curricular. E que, de certa forma, seja possível de integrar esta solução diversa e inclusiva na sociedade e organizações dos dias de hoje. Esta última parte estabelece uma relação direta com o OA4.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Dada a especificidade desta UC, a prioridade deve focar-se na estrutura e na introdução conceptual de cada módulo direcionando-a imediatamente a uma contextualização e ligação com os contextos práticos e contato direto entre o/a aluno/a e as tecnologias de inclusão e diversidade. É também importante promover o trabalho colaborativo entre os/as estudantes.
Assim, a avaliação de trabalho resultará de: - A participação interativa nas aulas, na plataforma moodle e o compromisso e o desempenho nas tarefas propostas em equipa e/ou individuais (30%); - Projeto a desenvolver em individualmente numa temática da UC interligando com o local de estágio (organização)e respetiva apresentação e discussão do trabalho (50%); - Reflexão sobre o trabalho em equipa durante a UC (20%).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Será dada prioridade a uma metodologia que envolva os/as estudantes na construção da sua aprendizagem que resulta numa atitude pró-ativa, com base na estrutura conceptual para análise e resolução de problemas. A metodologia prática de aprendizagem vem de um estudo mais baseado na aprendizagem do saber-fazer. Neste caso, será adaptado às circunstâncias e ao contexto dos objetivos do curso (UC). O quadro conceptual da UC e estado de arte da mesma proporcionará um acesso expansível aos/às alunos/as, de forma a serem capazes de desenvolver os seus conhecimentos a partir das diversas propostas de trabalho que levem à experiência, testem, reformulem, discutam, analisem e tirem as suas conclusões. Este é um dos objetivos que estabelece uma ligação com a metodologia de ensino onde, por conseguinte, pretende-se partilhar os resultados obtidos com base nas suas referências, dos objetivos da atividade e até mesmo dos objetivos pessoais / profissionais, explorando em cada módulo diversos recursos digitais que contribuam para o desenvolvimento e a prática da diversidade e inclusão digital. As aulas terão caráter teórico e prático, sendo o/a docente responsável pela apresentação dos principais temas, orientando os/as alunos/as através da sua exploração crítica. A adoção desta metodologia envolve, na maioria das vezes, a distribuição de alunos/as por pequenos grupos de trabalho.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Alves, M., Almeida, A., Ferreira, A. M., Neves, H., & Prata, M. M. (2018). Desenho Universal para a Aprendizagem: Trilhos inclusivos rumo ao sucesso educativo. Revista Educação Inclusiva, 9(1), I-XX. CAST. (2022). https://udlguidelines.cast.org/ Gottschalk, F., & Weise, C. (2023). Digital equity and inclusion in education: An overview of practice and policy in OECD countries. OECD Education Working Papers. OECD Publishing. Kaczorowski, T., McMahon, D., Gardiner-Walsh, S., & Hollingshead, A. (2023). Designing an Inclusive Future: Including Diversity and Equity With Innovations in Special Education Technology. TEACHING Exceptional Children, 55(5), 376-383. OCDD. (2022). Review of Inclusive Education in Portugal, Reviews of National Policies for Education. OECD Publishing. Rao, K. (2021). Inclusive instructional design: Applying UDL to online learning. The Journal of Applied Instructional Design, 10(1), 1-10.