Código: | M1MCN041 | Sigla: | EC | |
Área Científica: | Área Educacional Geral |
Área de Ensino: | Educação e Currículo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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M1MCN | 5 | Despacho n.º 8687/2022 | 2º | 4 | 48 | 108 |
Teórico-Práticas: | 40,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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C1)E¿tica, Moral, Deontologia C2)Valores e suas caracteri¿sticas C3)Cidadania e Educac¿a¿o para a Cidadania C4)Co¿digos deontolo¿gicos C4) Estatuto Carreira Docente C5) Constituic¿a¿o da Repu¿blica e Direitos humanos C6) Declarac¿a¿o Universal dos Direitos da Crianc¿a C7)Virtudes: o que sa¿o e como se adquirem C8)Teoria e¿tica da virtude; C9)O papel dos ha¿bitos, narrativas e tradic¿a¿o na educac¿a¿o do cara¿ter C10) O cara¿ter em Aristo¿teles C11)Educac¿a¿o do cara¿ter metodologia dos 6E C12) Manifesto da educac¿a¿o do cara¿ter C13) O papel do Estado na educac¿a¿o do cara¿ter C14) Princi¿pios ba¿sicos na educac¿a¿o do cara¿cter C15)Metodologias de clarificac¿a¿o de valores C16) A Filosofia para crianc¿as como metodologia de clarificac¿a¿o de valores e educac¿a¿o para a cidadania C17) E¿tica de Kohlberg C18)E¿tica de Carol Gilligan C19)E¿tica de MacIntyre C20)A Escola e os problemas e¿ticos da contemporaneidade: racismo, pobreza; guerra
Os conteu¿dos e objetivos de educac¿a¿o para a cidadania sa¿o essenciais para que o futuro docente possa conhecer, refletir e debater sobre questo¿es e¿ticas e me¿todos de educac¿a¿o em valores e de educac¿a¿o para a cidadania. Os conteu¿dos passam pela clarificac¿a¿o de conceitos essenciais ao campo da e¿tica e deontologia, nomeadamente na sua articulac¿a¿o com a profissionalidade docente (C1; C2; C3; C4; C5; C6). Perspetivam-se noc¿o¿es e autores fundamentais para a compreensa¿o da educac¿a¿o em e para os valores: virtude; ha¿bito, cara¿ter. (C7; C8; C9; C10; C11; C12; C13;C14). Sa¿o consideradas e¿ticas especi¿ficas e diferentes metodologias de promoc¿a¿o e clarificac¿a¿o de valores, para fundamentar a reflexa¿o e¿tica, o debate em torno da pra¿tica profissional, bem como a concec¿a¿o e operacionalizac¿a¿o de estrate¿gias de educac¿a¿o para a cidadania em contexto(s) de pra¿tica educativa (C15; C16; C17; C18; C19). Sendo privilegiada a reflexa¿o e ana¿lise de situac¿o¿es vividas durante os esta¿gios, e¿ importante abordar criticamente os problemas e¿ticos da contemporaneidade e o seu impacto na Escola e nas pra¿ticas educativas (C20).
As metodologias privilegiadas sa¿o: a apresentac¿a¿o e discussa¿o dos conteu¿dos fundamentais apresentados; a discussa¿o, ana¿lise e aprofundamento das situac¿o¿es da pra¿tica profissional mobilizando os referentes teo¿ ricos da unidade curricular em questa¿o; construc¿a¿o, apresentac¿a¿o e debate - em contexto de sala de aula - de produc¿o¿es (individuais e em grupo) decorrentes da ana¿lise e reflexa¿o sobre os conteu¿dos.Os instrumentos de avaliac¿a¿o sera¿o: registos de participac¿a¿o ¿ ponderac¿a¿o de 20%; concec¿a¿o e apresentac¿a¿o de trabalhos em contexto de aula, de onde se destaca: i) uma produc¿a¿o escrita individual, sobre os conteu¿dos em desenvolvimento (realizado presencialmente em sala de aula) - ponderac¿a¿o de 40%; ii) uma apresentac¿a¿o (em grupo) sobre a(s) dimensa¿o(o¿es) e¿tica(s) presente(s) nos projetos de esta¿gio - ponderac¿a¿o de 40%.
As metodologias de ensino privilegiadas nesta unidade curricular, pretendem promover a articulac¿a¿o entre a teoria e a pra¿tica, desenvolvendo a capacidade de ana¿lise e de questionamento das formandas e formandos sobre os diferentes conteu¿dos programa¿ticos, abordados atrave¿s de reflexo¿es teo¿ricas ou da ana¿lise de diferentes situac¿o¿es apresentadas, vivenciadas no contexto de iniciac¿a¿o a¿ pra¿tica profissional Considerando que trabalhar em grupo e¿ tambe¿m uma compete¿ncia indispensa¿vel ao exerci¿cio da doce¿ncia, e¿ fomentado o espirito cooperativo, a realizac¿a¿o de trabalhos conjuntos, assim como a reflexa¿o e o debate de ideias. (O4; O5; 06; O7). Pretende-se que cada estudante seja capaz de trabalhar e realizar pesquisas autonomamente e que seja capaz de expressar a ni¿vel verbal e escrito as suas ideias, de forma coerente e fundamentada, assim como os conteu¿dos estudados (O1; O2; O3; O8). Nesta unidade curricular a carga me¿dia de trabalho auto¿nomo (75h) e¿ distribui¿da da seguinte forma: estudo da bibliografia e documentac¿a¿o de suporte para os momentos de avaliac¿a¿o (20h), pesquisa para trabalho de grupo e outras apresentac¿o¿es (25h); trabalho de grupo (15h) preparac¿a¿o de trabalhos para apresentac¿a¿o em sala de aula (15h).
Bara, F. (Coord) (2003). Mi Querida Educacion en Valores. Bilbao: Descle¿e|Cardona, M. J. (coord.) et al. (2011) Guia¿o de Educac¿a¿o: Ge¿nero e Cidadania no 1o Ciclo do Ensino Ba¿sico. Lisboa: CIG|Cardona, M. J. (coord.) et al. (2010) Guia¿o de Educac¿a¿o: Ge¿nero e Cidadania no Pre¿-Escolar. Lisboa: CIG|Estrela, M. T. e Caetano, A. P. (2010). E¿tica Profissional docente, do pensamento dos professores a¿ sua formac¿a¿o. Lisboa: Educa.|Estrela, M. T. (2010). Profissa¿o Docente: dimenso¿es e¿ticas e afetivas. Porto: Areal Ed.|Frey, R. e Wellman, Ch. (2006). A Companion to Applied Ethics. Londres: Blackwell|Lafollette, H. (2005). Ethical Theory. Londres: Blackwell|Marques, R. (2000). Breve Histo¿ria da E¿tica Ocidental. Lisboa: Pla¿tano Ed..|Marques, R. (2003). Valores E¿ticos e Cidadania na Escola. Lisboa: Ed. Presenc¿a|Sanchez, M. (1999). Educacion en Valores para una Sociedad Plural. Bilbao: Descle¿e.