Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Esta unidade curricular pretende incutir uma visão global da atividade da gestão
moderna e dotar os alunos de um conjunto de técnicas e conhecimentos, no
domínio da gestão que os auxiliem no exercício da sua atividade profissional.
Especificamente, pretende-se fornecer aos alunos de um conjunto de conceitos e
métodos que facilitem o processo de tomada de decisão e a gestão dos recursos de
uma forma eficaz.
Serão estudados os princípios gerais de administração e suas implicações nas
práticas de gestão dos estabelecimentos educativos. Partindo do conceito de
organização, pretende-se explicitar o papel e importância do gestor, compreender as
funções da gestão e a forma como são geridos os recursos e os processos
organizacionais.
A aprendizagem deverá permitir o desenvolvimento de competências que permitam
uma compreensão do contexto organizacional e a importância do gestor/dirigente na
prossecução dos objetivos organizacionais.
Conteúdos programáticos
1. A ciência da administração na perspectiva gestionária
2. Introdução à administração e às organizações
2.1. O que é uma organização
2.2. O processo de administração
2.3. Áreas funcionais da organização
3. O meio envolvente das organizações
3.1.O Meio Ambiente das Organizações
3.2. Macroestrutura Interna das Organizações
4. Papel e aptidões do gestor/administrador
5. As funções da gestão/administração
5.1. Planeamento
5.2. Organização
5.3. Direção
5.4. Controlo
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os objetivos atrás elencados serão concretizados através das seguintes ações:
(a) Identificação e análise de técnicas de administração atuais de acordo com a
abordagem efetuada na bibliografia indicada para a unidade curricular através de
exposição teórica pelo professor;
(b) Apresentação e/ou discussão de temas de atualidade da administração,
selecionados pelos alunos e/ou fornecidos pelo professor;
(c) Elaboração de um trabalho individual que reflita, numa perspetiva técnico
científica a aprendizagem alcançada com a frequência da unidade curricular.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
As sessões serão apoiadas pela utilização da plataforma da plataforma de
aprendizagem online eraízes (http://eraizes.ipsantarem.pt/moodle/) através da qual
se disponibiliza: o material didático pedagógico; a calendarização das atividades; os
resultados de elementos de avaliação; indicações para a realização de trabalho; e
espaços para a submissão de trabalhos.
Avaliação
A avaliação da unidade curricular terá as seguintes componentes e ponderações: Participação ativa dos estudantes nas tarefas propostas em sala de aula e na plataforma eraizes (exemplo: fóruns no moodle; leitura dos textos) 40% Fichas de avaliação individual (exemplo: questionários de escolha múltipla de resposta na plataforma; Fichas de avaliação individual (e.g. questionários de escolha múltipla na plataforma eraizes) - 15% ; Trabalho de grupo - 45%
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O processo pedagógico a utilizar para concretização dos objetivos inclui: Exposições
teóricas, Análise documental, Discussão em sala (ou no Moodle), Apresentações
(orais e slides), Trabalhos de investigação aplicada e Estudo de Casos.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Carrapeto, C. & Fonseca, F. (2014). Administração Pública ; Modernização,
Qualidade e Inovação (3ª edição). Lisboa: Edições Sílabo.; Gibson, J., Ivancevich, J., Donnelly, J. & Konopaske, R. (2006). Organizações:
Comportamento, Estrutura e Processos (12ª edição). São Paulo: McGrawHill. ; Robbins, S. & Coulter, M. (2016). Management (13th ed.). São Paulo: Pearson. ; Teixeira, S. (2013). Gestão das Organizações (3ª ed.). Lisboa: Mc Graw-Hill.