Código: | MEPE1C213 | Sigla: | IPES II | |
Área Científica: | Prática de Ensino Supervisionada |
Área de Ensino: | Educação e Currículo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MEPE1C | 17 | Despacho n.º 8688/2022 | 2º | 3 | 36 | 81 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Seminários: | 12,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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1. Desenvolver competências de investigação no contexto da prática de ensino supervisionada. 2. Aprofundar conhecimentos sobre métodos e técnicas de investigação em educação. 3. Aplicar conhecimentos adquiridos na unidade curricular de Investigação em Educação. 4. Organizar e analisar dados recolhidos nos contextos de estágio ¿ educação de infância. 5. Elaborar considerações fundamentadas, pertinentes para o seu conhecimento profissional e a sua prática educativa. 6. Elaborar e apresentar publicamente o Relatório de Estágio.
1. Temas de investigação em educação. 2. Metodologias de investigação na prática de ensino. 3. Relatório de Estágio: elaboração e apresentação pública
Esta UC tem como principal finalidade apoiar os estudantes no desenvolvimento e conclusão do projeto de investigação ligado à prática de ensino supervisionada. Deste modo, afigura-se pertinente aprofundar os conteúdos abordados na UC de 1º semestre de Investigação em Educação. Considerando que os estudantes terão vindo a desenvolver um projeto de pesquisa desde o início do curso, os temas e as metodologias a aprofundar nesta UC deverão ser os que forem mais adequados para os trabalhos em curso e para o desenvolvimento de competências de aprendizagem e pesquisa ao longo da vida profissional de educador. No âmbito desta UC os estudantes deverão elaborar e defender publicamente o seu Relatório de Estágio, que integrará, para além da apresentação e reflexão sobre o trabalho desenvolvido nos vários estágios, a componente investigativa desenvolvida ao longo do curso.
A metodologia de seminário é a mais adequada para o desenvolvimento dos conteúdos da UC, considerando que se pretende que os seminários promovidos permitam: (i) o aprofundamento dos conhecimentos que os estudantes já terão adquirido na UC de Investigação em Educação; (ii) o aprofundamento de outros tópicos que os apoiem no desenvolvimento e conclusão dos trabalhos de pesquisa. A avaliação da frequência da UC assentará nos seguintes fatores: -participação nos seminários e realização de atividades propostas (portefólio grupo) - 20%; -apresentação do ponto da situação do projeto de pesquisa ¿ para Relatório final (trabalho individual) - 80%. Nota: A nota final desta UC inclui a classificação do relatório de estágio sendo calculada da seguinte maneira: frequência da UC ( 20%) + relatório de estágio e sua defesa ( 80%)
Há seminários temáticos sobre temas e metodologias de investigação em educação, promovidos pelo docente responsável pela UC e eventuais especialistas convidados, bem como pelos restantes membros da equipa docente. Há seminários específicos, da responsabilidade dos vários docentes, de acompanhamento dos trabalhos de pesquisa, incluindo observação de intervenções didáticas e/ou recolha de dados na prática de ensino supervisionada, e de preparação do Relatório de Estágio. Os seminários específicos são fundamentais para o acompanhamento do desenvolvimento da investigação no contexto da prática de ensino supervisionada, na medida que em deverão ser promovidos em pequenos grupos de docentes e estudantes, tendo em conta a proximidade de questões e interesses de pesquisa destes últimos. Uma vez que o trabalho final de mestrado previsto na lei (decreto-lei 79/2014) é um Relatório de Estágio ¿ que neste curso se pretende que inclua a componente investigativa, dado tratar-se de um grau de mestre ¿ esta UC é o cenário adequado para os estudantes se preparem para a redação e defesa do referido relatório.
Afonso, N. (2005). Investigação naturalista em educação: um guia prático e crítico. ASA Ed Albarello,l. (Org) (1997). Práticas e métodos de investigação em ciências sociais, Gradiva Cardoso, T et all(2010) Revisão da literatura e sistematização do conhecimento, Porto Ed Carmo, H. & Ferreira, M,(1998). Metodologia da investigação. Universidade Aberta. Estrela, A (1986) Teoria e prática deobservação de classes, Porto ed Máximo-Esteves, l. (2008). Visão panorâmica da investigação-acção. Porto Editora. Moreira, M. (2011). Narrativas dialogadas na investigação, formação esupervisão de professores. Ed. Pedago. Pardal, l.A. & Correia, e. (1995). Métodos e técnicas deinvestigação social. Areal. Quivy, R., & Campenhoudt, l. (1992). Manual de investigação em ciênciassociais. Gradiva