Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1. Compreender a importância da atividade lúdica e do Jogo como estratégias de aprendizagem e desenvolvimento da criança.
2. Desenvolver a capacidade de observação e valorização de tema, objetos, imagens ou oportunidades condutores(as). 3. Planificar projetos e atividades educativas, articulando de modo coerente os diversos itens da planificação.
4. Saber fundamentar as suas escolhas.
5. Produzir materais e recursos educativos.
Conteúdos programáticos
a). Expressões artísticas e desenvolvimento da criança.
b). A Atividade Ludica e a Literacia (o brinquedo e o jogo).
c) Princípios orientadores para a Creche e para o Ensino Pré-Escolar.
d) Educação Artística no Ensino Pré-Escolar (domínios, objetivos e conteúdos)
e) Metodologia de Trabalho de Projeto e planeamento da ação educativa.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos desta unidade curricular pretendem que a(o)s estudantes atingam duas grandes competências gerais.
A primeira é a compreensão das características e manifestações do desenvolvimento fisíco e mental das crianças, de modo a identificar e promover atividades adequadas às possibilidades e competências das crianças, nomeadamente a apetência das mesmas para o conteúdo e atividade lúdica, como meio de aquisição de conhecimentos (literacia), imaginação e competências sociais.
Objs.:
1. Compreender a importância da atividade lúdica e do Jogo como estratégias de aprendizagem e desenvolvimento da criança.
2. Desenvolver a capacidade de observação e valorização de tema, objetos, imagens ou oportunidades condutores(as).
a). Expressões artísticas e desenvolvimento da criança.
b). A Atividade Ludica e a Literacia (o brinquedo e o jogo).
A segunda grande competência é o desenvolvimento na(o)s nossa(o)s estudantes, da capacidade para planear atividades elencadas em projetos e dominar adequadamentente metodologias e estratégias que respeitem a natureza e as necessidades da criança e do grupo.
Objs:
3. Planificar projetos e atividades educativas, articulando de modo coerente os diversos itens da planificação.
4. Saber fundamentar as suas escolhas.
5. Produzir materais e recursos educativos.
Conteúdos:
c) Princípios orientadores para a Creche e para o Ensino Pré-Escolar.
d) Educação Artística no Ensino Pré-Escolar (domínios, objetivos e conteúdos)
e) Metodologia de Trabalho de Projeto e planeamento da ação educativa.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Exposição dos conteúdos.
Visualização de exemplos
Trabalho de pesquisa.
Reflexões conjuntas.
Orientação das planificações
Trabalho individual e trabalho de grupo.
A Avaliação será realizada nas modalidades Contínua e Final.
A avaliação contínua implica a frequência e participação do(a)s estudantes (40%) onde será solicitada a realização de tarefas como pesquisas, fichas de leitura, apresentações e outras atividades com caráter mais prático /experimental.
A avaliação final incidirá sobre a planificação dum projeto de intervenção e sua apresentação pública (60%).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As metodologias nesta UC são predominantemente ativas, ainda que apoiadas em suportes teóricos e visualização de exemplos, sob orientação das docentes, visando alcançar os seguintes objetivos:
1. Compreender a importância da atividade lúdica e do Jogo como estratégias de aprendizagem e desenvolvimento da criança.
2. Desenvolver a capacidade de observação e valorização de tema, objetos, imagens ou oportunidades condutores(as). 3. Planificar projetos e atividades educativas, articulando de modo coerente os diversos itens da planificação.
4. Saber fundamentar as suas escolhas.
5. Produzir materais e recursos educativos.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Barbe-Gall, F.(2014). Commente parler d¿Art aux enfants. Ed. Le baron perché. Paris.
Mégrier, D. (2005). Jogos de Expressão Dramática na Pré-Escola. Lisboa, Papa-Letras, Lda.
Pessanha, A.M.A. (2001). Actividade Lúdica associada à Literacia. ME Instituto de Inovação Educacional. Roig, Gabriel Martin (2009). Arte para crianças. Plátano Editora.
Ryackers, P. (2002). Jogos dramáticos - aprendizagem e diversão com jogos de teatro e faz-de-conta. Porto, Edições ASA.
Vialles, C (1998). 150 Actividades para crianças. (4 vols: 2 anos/ 3 anos/ 4 anos / 5 anos). Ed ASA.