Código: | MEPRE1007 | Sigla: | FPS | |
Área Científica: | Área de Docência |
Área de Ensino: | Educação e Currículo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
MEPRE | 9 | Despacho n.º 8649/2022 | 1º | 3 | 36 | 81 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
O1) Analisar os objectivos estipulados para o domínio da formação pessoal e social no quadro do Sistema Educativo O2) Reconhecer a formação pessoal e social enquanto área transversal e integradora do currículo. O3) Relacionar formação pessoal e social e desenvolvimento integral do indivíduo. O4) Compreender as características o desenvolvimento psicológico, cognitivo e sociomoral. O5) Identificar e problematizar valores essenciais no processo de formação pessoal e social. O6) compreender a importância da integração num espaço de vida coletivo da diversidade de interesses e necessidades individuais da criança. O7) Identificar e analisar problemas e necessidades de uma comunidade educativa. O8) Planificar estratégias adequadas à promoção da formação pessoal e social. O9) Dominar competências de relacionamento interpessoal em contextos diferenciados.
C1) A formação pessoal e social no quadro do sistema educativo: Lei de Bases do Sistema Educativo; Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar; Metas de Aprendizagem. C2) A Formação Pessoal e Social no Currículo: área transversal e integradora. C3) As diferentes dimensões do ser humano: o pessoal e o social - a pessoalidade e o relacionamento interpessoal - o eu e o outro C4) A características do desenvolvimento psicológico, cognitivo e sociomoral da criança; C5) Os valores essenciais no processo de formação pessoal e social: identidade/autoestima; independência/autonomia; cooperação; convivência democrática/cidadania; Solidariedade/Respeito pela diferença; C6) O bem estar e o envolvimento da criança - a abordagem experiencial. C7) Avaliação e planificação no quadro da formação pessoal e social C8) Estratégias de formação pessoal e social: educação multicultural, a educação estética e a educação para a cidadania.
Os conteúdos programáticos visam na globalidade a compreensão e a integração desta área de conteúdo no currículo da Educação de Infância e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Visa sobretudo, fundamentar e justificar as opções curriculares no sentido de promover a formação pessoal e social das crianças, capacitando os futuros estudantes para esta função nas suas várias dimensões.
Decorrente de um processo de promoção do trabalho em equipa teremos a discussão, análise e aprofundamento das situações da prática profissional mobilizando os referentes teóricos da unidade curricular.
Os instrumentos de avaliação serão: registos de assiduidade e participação 20% ; infografia com apresentação dos elementos de cada equipa e respectivos papeis 5%; apresentação de um plano de ação pela equipa com os objetivos e estratégias para investigar a promoção da formação pessoal e social 10%; apresentação de poster com resolução de problemas e calendarização das estratégias a desenvolver pela equipa 5%; proposta de Projeto inclusivo e de promoção de competências pessoais e sociais para crianças dos 3-10 anos a desenvolver na Ludoteca na ESES durante uma semana 20%; apresentação oral da visão de futuro do Projeto 20%; elaboração de auto-avaliação individual do trabalho em equipa 20%.
As metodologias de ensino privilegiadas nesta unidade curricular pretendem promover as competências do trabalho em equipa e a compreensão do processo de formação pessoal e social perspectivado em função do desenvolvimento e aprendizagem da criança em contexto escolar (O1; O2; O3; O4; O5; O6). Valorizando a articulação entre a teoria e a prática, desenvolvendo a capacidade de análise e de questionamento sobre os diferentes conteúdos programáticos, abordados através de reflexões teóricas ou da análise de diferentes situações apresentadas e/ou vivenciadas no contexto de iniciação à prática profissional, pretende-se contribuir para a concepção, planeamento e avaliação de práticas educativas promotoras do desenvolvimento pessoal e social (O7; O8; O9)
DGIDC (2007). Guião de Educação para a Cidadania em Contexto Escolar. Lisboa.
Ferreira, Mª M (2004). A Gente Aqui o que gosta mais ºe de brincar com os outros meninos ¿ as relações sociais num jardim de infância¿ Porto. Afrontamento
Folque, A. (2012) O aprender a aprender no pré-escolar: o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. Lisboa: Fundação Caloutse Gulbenkian e Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Portugal, G. & Laevers, F. (2010). Avaliação em Educação Pré-Escolar. Sistema de Acompanhamento das Crianças. Col. Nova CIDInE, Porto: Porto Editora.
Roldão, M., et al. (1992). A educação nas áreas disciplinares do currículo formal: uma dimensão esquecida? In J. Formosinho et al. Formação Pessoal e Social (pp. 105-110) Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
Tomás, C. (2011). Há muitos mundos no mundo» Cosmopolitismo, participação e direitos da criança. Lisboa: Edições Afrontamento