Código: | MEPRE1013 | Sigla: | PEI | |
Área Científica: | Área Educacional Geral |
Área de Ensino: | Educação e Currículo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MEPRE | 5 | Despacho n.º 8649/2022 | 2º | 0 | 36 | 81 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Pretende-se que os/as estudantes sejam capazes de:
Compreender os desafios, dificuldades e oportunidades enfrentadas pela Escola Pública, nomeadamente os que decorrem da emergência de uma sociedade marcada por diversidades etnico-raciais e socio-linguisticas.
(Re)Construam criticamente o conceito de interculturalidade, os seus usos educativos e as várias dimensões da diversidade enfrentada pela Escola, a partir de diversas abordagens teóricas e empíricas produzidas pelas ciências sociais;
Reflitam sobre as consequências da diversidade/desigualdade para a prática profissional docente, em particular sobre a discriminação, preconceito e o racismo.
Pesquisem, explorem e pratiquem atividades de educação intercultural, analisando criticamente recursos, estratégias e metodologias
Construam autonomamente e/ou em pequeno grupo atividades que incorporem os conhecimentos adquiridos, dinamizando recursos adquados às faixas etárias e aos ciclos de ensino aonde irão lecionar.
1. Uma sociedade em mudança e a questão da(s) diversidade(s) cultural(is): racismo, lusotropicalismo e o mito dos «brandos costumes»
2. Ampliando a noção de diversidade e cultura: construindo um olhar plural e criticamente informado
3. Aprendizagem, Diálogo e Educação Intercultural enquanto abordagens e processos necessários à gestão da diversidade: princípio da igualdade, da diferença e da interação positiva
4. Escola e interculturalidade: pistas para a construção de ferramentas e práticas pedagógicas interculturais
4.3 Atividades e recursos para a educação e diálogo intercultural e educação antirracista
4.4 Atividades de educação intercultural e antirracista: diversidade de contextos, objetivos, recursos, estratégias e metodologias
Os conteúdos (1, 2 e 3) visam proporcionar um espaço de reflexão sobre as tensões geradas pela diversidade social na Escola e na sociedade em geral, marcada por contextos multiculturais, onde convivem múltiplas diferenças aqui apresentadas na sua pluralidade e interseccionalidade, ou seja, diferenças que se convertem em desigualdades. O modelo intercultural enquanto proposta de gestão da diversidade cultural é trabalhado com os estudantes atendendo às suas potencialidades para a prática educativa assim completando o 1º e 2º objetivos. O ponto 1 e 4 dos conteúdos concretiza os objetivos 3 e 4, na medida em que, apoiando-se no exame aprofundado da problemática da formação de esterótipos e preconceitos, e em particular do racismo institucional presente na sociedade portuguesa, e promovendo-se o desenvolvimento de competências para o diálogo intercultural e educação antirracista, se promove junto dos estudante espaços e tempos para a recolha e análise crítica de atividades e estratégias de educação intercultural por um lado, e para a construção em espaço letivo e autónomo de propostas de atividades a partir de recursos pesquisados e/ou sugeridos, a ser aplicados nos contextos reais de interação com as crianças e jovens.
A concretização dos objectivos prevê a complementariedade entre:
Aulas teóricas, centradas na análise dos conteúdos programáticos;
Aulas teórico-práticas, centradas discussão de textos fundamentais;
Aulas práticas, centradas no debate a partir de recursos como filmes, documentários,dinâmicas de grupo, exploração e análise de atividades de educação intercultural previamente pesquisadas pelos alunos ou sugeridas pela docente Trabalho autónomo dos estudantes (participação nas aulas, pesquisas bibliográficas ou outras, leituras obrigatórias actualizadas, etc.)
A avaliação contínua dos alunos terá como base os seguintes elementos obrigatórios:
Trabalho em grupo: Construir uma atividade lectiva a partir de um conjunto de recursos propostos (livros, textos, filmes, músicas, etc.); Apresentar a actividade aos colegas, para crítica e debate (70%)
Reflexão individual, teoricamente fundamentada, sobre os contributos da unidade curricular para o percurso formativo e pessoal (30%).
A unidade curricular é de cariz emimentemente prático. Contudo, tratam-se de práticas educativas ancoradas a saberes técnicos e científicos. Portanto os dois primeiros objetivos de aprendizagem são concretizados transversalmente recorrendo a uma abordagem dialógica com os estudantes, convidando-os a partir dos conhecimentos já adquiridos para um percurso de aprofundamento com base em novas perspectivas teóricas e empíricas (oriundas da investigação fundamental) e discussões em espaço de sala de aula ou em momentos de trabalho autónomo (leituras, pesquisas, etc.). Esse é o primeiro passo para que em diálogo permanente com os suportes teóricos, se facilitem exercícios de aplicação em sala de aula, análise crítica de propostas educativas, construção supervisionada e colaborativa de atividades se coloquem em prática os conhecimentos adquiridos. De igual forma, a mobilização dos estudantes para pesquisas autónomas implicam-nos no desenrolar da UC e contribui, simultaneamente para a construção dos dos produtos individuais e em grupo no domínio da educação intercultural e/ou educação antirracista (elemento avaliativo), entendido também como ferramenta para a futura prática profissional. Desta forma são concretizados os dois últimos objetivos de aprendizagem. O trabalho autónomo distribui-se da seguinte forma: leitura e análise dos recursos bibliográficos sugeridos (10h); pesquisas autónomas de bibliografia, projetos, recursos e atividades (10 horas); elaboração das tarefas e trabalhos solicitados (15h); preparação de apresentações orais (10h)
Díaz-Aguado, M. J. (2003). Educação Intercultural e Aprendizagem Cooperativa. Porto: Porto Editora.