Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Desenvolver a capacidade de mediação intercultural dirigida às famílias com pessoa com doença mental na complexidade multicultural dos contextos de saúde.
Desenvolver a capacidade de avaliação das necessidades em cuidados de enfermagem ,para implementação de estratégias culturalmente seguras adequadas a especificidades étnicas e culturais na família com pessoa com doença mental.
Desenvolver a capacidade de resolução de conflitos culturais em torno das famílias com pessoa com doença mental, adotando estratégias de trabalho em redes intra e extrainstitucionais.
Conteúdos programáticos
Consciência, conhecimento e habilidades culturais para a preparação dos encontros com a família com pessoa com doença mental
Comunicação intercultural com a pessoa com experiência de doença mental e com a família enquanto parceira e contexto de cuidados
Etnocentrismo e ethnorrelativismo e o processo de comunicação intercultural nos cuidados
Estratégias de prevenção e resolução de choques e conflitos culturais na intervenção na família com pessoa com doença mental
A mediação intercultural como instrumento no contexto familiar
Contextos de cuidados culturalmente seguros na promoção da saúde mental e na prevenção da doença mental
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Com esta unidade curricular pretende-se enquadrar a intervenção de enfermagem na família com pessoa com doença mental de acordo com especificidades étnicas e culturais de forma culturalmente segura e alicerçada em evidência científica nacional e internacional. Pretende-se preparar os mestrandos para a especificidade dos encontros com a pessoa com doença mental na família como parceira de cuidados, na sua diversidade cultural, quer relacionadas com a barreira da língua quer com o desconhecimento mútuo de caraterísticas étnicas e culturais entre quem cuida e quem é cuidado. As estratégias de intervenção mobilizadas, concorrem para a prevenção e resolução de choques e conflitos culturais, a favor de cuidados culturalmente seguros. O desenvolvimento das diferentes estratégias aprendidas promove a coerência da prática clínica de enfermagem e multiprofissional, nos contextos de cuidados culturalmente seguros.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
São mobilizadas diferentes metodologias de ensino e de aprendizagem nomeadamente abordagem teórico-concetual das diferentes temáticas; a leitura e análise de textos; a análise de problemas relacionados com a prática, sociodrama e reflexividade na ação. O trabalho autónomo dos mestrandos é o tempo utilizado pelo estudante para pesquisa, análise e preparação do estudo de conteúdos da UC, promovendo a autoaprendizagem.
Avaliação
A avaliação assenta no trabalho em grupo (60%) com apresentação e discussão oral individual de trabalho em seminário (40%). O trabalho é suportado em evidências científicas pesquisadas em bases de dados, refletindo pensamento crítico e boas práticas promotoras da aprendizagem. O trabalho deverá ser entregue no formato de trabalho escrito e/ou artigo. É necessária uma classificação final individual de 10 valores para obter aprovação.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os objetivos definidos são atingidos através de estratégias promotoras do desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo, baseado num corpo de conhecimentos científicos. A experienciação e reflexividade nos mestrandos são estimuladas a partir de situações consonantes com a sua prática clínica de enfermagem, revisitadas pelas técnicas de sociodrama e estudo de caso. A análise e mobilização contínuas de fontes documentais concorrem para a preparação e discussão dos estudos de caso apresentados e discutidos em Seminário. Este momento é extensivo aos profissionais de saúde das UCC, USF e UCSP, convidados para a discussão.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Coutinho, E. et al (2020) A mulher imigrante na centralidade da interação com o enfermeiro: constrangimentos e estratégias de superação. New Trends in Qualitative Research, 3,783-796 Figueiredo, H., Madeira, A., Reis, A. et al (2022)Aprendizagem do cuidar a família na comunidade. RER, 1-8. doi.org/10. 12707/rv21073 Hanson, SM (2004)Enfermagem de cuidados de saúde à família: teoria, prática e investigação. 2ª ed, Lusociência, p.181-206 Loureiro, C.& André, C (2022)Intervenções psicoterapêuticas em enfermagem de saúde mental ¿ técnica de resolução de problemas. BJHR 5(6) 24731¿24749 doi.org/10.34119/bjhrv5n6-224 Reis, A. (2023)Da Multiculturalidade à Construção da Interculturalidade. In P.Sousa Editor & C.Vieira Editor (eds.) e-Book das XII Jornadas Nacionais de Enfermagem da Católica (pp. 22-24) e-Book of the XII National Nursing Days of Católica ISBN:978-989-35068-4-4 Reis, A et al (2022)Cultura, género e poder na família. In M.Figueiredo(Ed) Enfermagem de saúde familiar (121-124)Lidel