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Interculturalidade e Pessoa com Doença Mental na Família

Código: MESMP10    Sigla: IPDMF
Área Científica: Enfermagem

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: 2º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MESMP 12 Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica 3 30 75

Horas Efetivamente Lecionadas

1ºMESMP

Ensino Teórico: 16,67
Teórico-Práticas: 8,33

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,33
Teórico-Práticas: 0,66

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,33
Alcinda Maria Sarmento Sacramento Costa Reis   0,33
Maria Clara Martins Cunha André - ESSAUDE   1,00
Teórico-Práticas Totais 1 0,66
Alcinda Maria Sarmento Sacramento Costa Reis   0,33
Maria Clara Martins Cunha André - ESSAUDE   0,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Clara Martins Cunha André - ESSAUDE Responsável
Maria Teresa Vieira Coelho Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

  • Desenvolver a capacidade de mediação intercultural dirigida às famílias com pessoa com doença mental na complexidade multicultural dos contextos de saúde.
  • Desenvolver a capacidade de avaliação das necessidades em cuidados de enfermagem ,para implementação de estratégias culturalmente seguras adequadas a especificidades étnicas e culturais na família com pessoa com doença mental.
  • Desenvolver a capacidade de resolução de conflitos culturais em torno das famílias com pessoa com doença mental, adotando estratégias de trabalho em redes intra e extrainstitucionais.

Conteúdos programáticos

  • Consciência, conhecimento e habilidades culturais para a preparação dos encontros com a família com pessoa com doença mental
  • Comunicação intercultural com a pessoa com experiência de doença mental e com a família enquanto parceira e contexto de cuidados
  • Etnocentrismo e ethnorrelativismo e o processo de comunicação intercultural nos cuidados
  • Estratégias de prevenção e resolução de choques e conflitos culturais na intervenção na família com pessoa com doença mental
  • A mediação intercultural como instrumento no contexto familiar
  • Contextos de cuidados culturalmente seguros na promoção da saúde mental e na prevenção da doença mental

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Com esta unidade curricular pretende-se enquadrar a intervenção de enfermagem na família
com pessoa com doença mental de acordo com especificidades étnicas e culturais de forma
culturalmente segura e alicerçada em evidência científica nacional e internacional.
Pretende-se preparar os mestrandos para a especificidade dos encontros com a pessoa com
doença mental na família como parceira de cuidados, na sua diversidade cultural, quer
relacionadas com a barreira da língua quer com o desconhecimento mútuo de caraterísticas
étnicas e culturais entre quem cuida e quem é cuidado. As estratégias de intervenção
mobilizadas, concorrem para a prevenção e resolução de choques e conflitos culturais, a favor
de cuidados culturalmente seguros. O desenvolvimento das diferentes estratégias aprendidas
promove a coerência da prática clínica de enfermagem e multiprofissional, nos contextos de
cuidados culturalmente seguros.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

São mobilizadas diferentes metodologias de ensino e de aprendizagem nomeadamente
abordagem teórico-concetual das diferentes temáticas; a leitura e análise de textos; a análise
de problemas relacionados com a prática, sociodrama e reflexividade na ação.
O trabalho autónomo dos mestrandos é o tempo utilizado pelo estudante para pesquisa, análise
e preparação do estudo de conteúdos da UC, promovendo a autoaprendizagem.


Avaliação

A avaliação assenta no trabalho em grupo (60%) com apresentação e discussão oral individual
de trabalho em seminário (40%). O trabalho é suportado em evidências científicas pesquisadas
em bases de dados, refletindo pensamento crítico e boas práticas promotoras da aprendizagem.
O trabalho deverá ser entregue no formato de trabalho escrito e/ou artigo. É necessária uma
classificação final individual de 10 valores para obter aprovação. 

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os objetivos definidos são atingidos através de estratégias promotoras do desenvolvimento do
pensamento crítico-reflexivo, baseado num corpo de conhecimentos científicos.
A experienciação e reflexividade nos mestrandos são estimuladas a partir de situações
consonantes com a sua prática clínica de enfermagem, revisitadas pelas técnicas de sociodrama
e estudo de caso.
A análise e mobilização contínuas de fontes documentais concorrem para a preparação e
discussão dos estudos de caso apresentados e discutidos em Seminário. Este momento é
extensivo aos profissionais de saúde das UCC, USF e UCSP, convidados para a discussão.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Coutinho, E. et al (2020) A mulher imigrante na centralidade da interação com o enfermeiro: constrangimentos e estratégias de superação. New Trends in Qualitative Research, 3,783-796
Figueiredo, H., Madeira, A., Reis, A. et al (2022)Aprendizagem do cuidar a família na comunidade. RER, 1-8. doi.org/10. 12707/rv21073
Hanson, SM (2004)Enfermagem de cuidados de saúde à família: teoria, prática e investigação. 2ª ed, Lusociência, p.181-206
Loureiro, C.& André, C (2022)Intervenções psicoterapêuticas em enfermagem de saúde mental ¿ técnica de resolução de problemas. BJHR 5(6) 24731¿24749 doi.org/10.34119/bjhrv5n6-224
Reis, A. (2023)Da Multiculturalidade à Construção da Interculturalidade. In P.Sousa Editor & C.Vieira Editor (eds.) e-Book das XII Jornadas Nacionais de Enfermagem da Católica (pp. 22-24) e-Book of the XII National Nursing Days of Católica ISBN:978-989-35068-4-4
Reis, A et al (2022)Cultura, género e poder na família. In M.Figueiredo(Ed) Enfermagem de saúde familiar (121-124)Lidel