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Marketing e Estratégias Digitais

Código: MGEST05    Sigla: MED
Área Científica: Marketing

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGEST 37 Despacho n.º 12692/2023, de 12 de dezembro 5

Horas Efetivamente Lecionadas

MG-1-1ED

Teórico-Práticas: 29,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 4,00
Dário Elias Félix de Oliveira Rodrigues - ESGT   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Dário Elias Félix de Oliveira Rodrigues - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)


OA1 - Desenvolver o raciocínio estratégico dos alunos e o seu entendimento das formas de aumentar a proposição de valor da oferta comercial no atual paradigma digital criado pela Internet da Informação (plataformas digitais), bem como vislumbrar estratégias de marketing adaptadas ao ambiente de negócios emergente na Internet do Valor (protocolos criptográficos), visando obter vantagens competitivas com recurso às mais recentes aplicações digitais;
OA2 - Abordar os modernos desafios de marketing face a oportunidades e ameaças suscitadas em redes digitais equipada com protocolos direcionados para transações de valor mais competitivas;
OA3 - Ensaiar a implementação tático-operacional de conceitos e instrumentos de marketing em mercados sujeitos à transformação digital;
OA4 - Explorar as possibilidades de marketing digital, visando um empreendedorismo ético e sustentável em
ecossistemas comunitários, abrindo novas avenidas para a criação de valor circular.

Conteúdos programáticos

CP1 - A evolução da ótica de marketing;
CP2 - Criação de valor no novo paradigma digital;
CP3 - Estratégias de marketing na Internet do Valor;
CP4 - Metamorfose digital do marketing-mix;
CP5 - Marketing Múltiplo;
CP6 - Cyberética e sustentabilidade na Web 3.0;
CP7 - Futuros Desenvolvimentos.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular


Os conteúdos programáticos derivam dos objetivos previamente definidos. Nas aulas teóricas, explicitam-se os objetivos de aprendizagem para cada ponto do conteúdo programático: os pontos CP1, CP2 e CP3 visam alcançar o OA1 e o OA2; os pontos CP4 e CP5 correspondem ao OA3; os pontos CP6 e CP7 dirigem-se à consecução do OA4.
OA1: CP1, CP2 e CP3
OA2: CP1, CP2 e CP3
OA3: CP4 e CP5
OA4: CP6 e CP7.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Nas aulas presenciais, serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
M1 - método expositivo
M2 - método demonstrativo
M3 - método participativo
M4 - método ativo
Nas aulas à distância síncronas, serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
M1 - método expositivo
M2 - método demonstrativo.


A1 - Teste escrito individual (50%)
A2 - Trabalho de grupo (50%)
Os alunos que obtiverem uma nota inferior a 7,5 valores no teste escrito terão de realizar um exame final.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A prossecução dos OA1 e OA2 é coerente com M1, M2 e M3, sendo a respetiva consecução aferida em A1;
A prossecução dos OA3 e OA4 é coerente com M5, sendo a respetiva consecução aferida em A2.
OA1: M1, M2 e M3 (A1)
OA2: M1, M2 e M3 (A1)
OA3: M4 (A2)
OA4: M4 (A2).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Hanlon, A. (2019). Digital marketing: strategic planning & integration. Sage.
Kingsnorth, S. (2022). Digital marketing strategy: an integrated approach to online marketing. Kogan Page Publishers.
O¿Leary, R. 4 Brands Using Blockchain Technology to Reshape Marketing and Advertising. Available online: https://www.sprinklr.com/blog/blockchain-cryptocurrency-marketing/ (accessed on 24 January 2022).
Olson, E. et al. (2021). Business strategy and the management of digital marketing. Business horizons, 64(2), 285-293.
Rodrigues, D. (2021). Marketing-Mix Metamorphosis and New Trusted Business Practices. In Competitive Drivers for Improving Future Business Performance (pp. 46-66). IGI Global.
Rodrigues, D. D. (2021). Blockchanging Trust: Ethical Metamorphosis in Business and Healthcare. In D. Stahl, B. C. (2021). Artificial intelligence for a better future: an ecosystem perspective on the ethics of AI and emerging digital technologies (p. 124). Springer Nature.