Código: | MGOES003 | Sigla: | ERSOES | |
Área Científica: | Administração Empresarial e Pública |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MGOES | 9 | Despacho n.º 9527/2017, de 27 de outubro | 1º | 4 |
Teórico-Práticas: | 22,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Esta unidade curricular pretende desenvolver o conhecimento dos alunos sobre Ética e Responsabilidade Social nas Organizações em geral e nas de Economia Social em particular, e refletir de uma forma crítica sobre a responsabilidade social como uma prática de gestão em evolução.
1. Responsabilidade social das organizações (RSO)
1.1 A evolução da RSO
1.2 Modelos de RSO: Da pirâmide da RSE ao valor partilhado
1.3 Princípios ESG
1.4 Envolver os stakeholders na RSO
1.5 Impacto da RSO: Criar, medir e comunicar o impacto
1.6 Frameworks, normas, certificações e índices de RSO
1.7 Relatórios de RSO
2. Ética empresarial
2.1. Algumas noções gerais sobre ética
2.2. Teorias éticas
2.3. Códigos de ética
2.3.1. Tipos, motivações e conteúdos
2.3.2. Funções, limitações e princípios fundamentais de elaboração de um código
2.4. Dilemas éticos
Os dois tópicos dos conteúdos programáticos estão delineados de modo a permitir aos alunos concluírem a unidade curricular com capacidade de ação na área da ética e da responsabilidade social.
METODOLOGIA DE ENSINO:
Dada a natureza teórico-prática da unidade curricular, privilegiar-se-á uma metodologia baseada na problematização e reflexão conjuntas sobre as temáticas em análise, procurando suscitar a participação ativa e interessada dos alunos.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO:
O processo de avaliação desta unidade curricular é constituído por um trabalho escrito, a realizar individualmente ou em equipas de 2 alunos, sob a forma de artigo científico ou de resenha crítica a artigos científicos selecionados.
O trabalho deve ser apresentado na sala de aula. Na apreciação dos trabalhos considerar-se-á:
(i) Conteúdo do trabalho (qualidade, diversidade, objetivos, desenvolvimento, conclusões, referências) - 45%
(ii) Apresentação oral - 45%
Uma metodologia interativa e de partilha de experiências e conhecimentos potencia a aprendizagem. Valorizar-se-á o aprender fazendo, através de exemplos e da análise de situações aproximadas da realidade.
- Carroll, A., Brown, J. & Buchholtz, A. (2018). Business and Society: Ethics, Sustainability, and Stakeholder Management (10th Ed.), Cengage Learning.
- Comissão Europeia. (2011). Responsabilidade social das empresas: uma nova estratégia da UE para o período de 2011-2014. , COM(2011) 681 final, Bruxelas. https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:52011DC0681&from=PT
- GRACE (2014). Guia de Responsabilidade Social nas PME. Acedido em http://www.grace.pt/conteudos/00/04/00/00/GUIA-RS-NAS-PME_SITE_9985.pdf
- Haski-Leventhal, D. (2022). Strategic Corporate Social Responsibility: A Holistic Approach to Responsible and Sustainable Business (2nd Ed.). Sage.- Ferrell, O., Fraedrich, J., Ferrel, L. (2019). Business Ethics: Ethical Decision Making and Cases (12th ed.). Cengage Learning.
- Rego, A., Cunha, M. P., Costa, N., Gonçalves, H., & Cardoso, C. C. (2006). Gestão ética e socialmente responsável. Lisboa: RH Editora.