Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Metodologias de Investigação trata-se de uma unidade curricular que proporciona bases para a elaboração da dissertação, projeto aplicado ou relatório de estágio. Será feita uma abordagem ao processo de investigação, estrutura da dissertação, e análise e tratamento de dados. Assim sendo, esta UC visa dotar os alunos com competências para desenvolverem um trabalho de investigação, incluindo a recolha, seleção e análise de dados.
Conteúdos programáticos
1ª PARTE: O processo de investigação
Fundamentos, características e etapas de um processo de investigação
As diversas opções metodológicas à disposição do investigador
As fases da recolha e análise de dados
A complementaridade entre as abordagens qualitativas e quantitativas
2ª PARTE: Análise de Dados
Recolha e análise de dados qualitativos e quantitativos
Testes de Hipóteses e Intervalos de Confiança
Análise bivariada e tabelas de contingência
Medidas de Associação e de Correlação
Análise de Clusters
Estudo de casos com recurso à utilização de software estatístico (livre e de código aberto vs comercial)
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos estão em linha com os objetivos da unidade curricular, dado que o programa foi concebido para abordar numa primeira parte o processo de investigação, enquanto que a temática da análise de dados caracterizará a segunda parte.
Os conceitos ministrados na parte inicial serão uma mais valia para a compreensão e pertinência da análise de dados.
A metodologia estatística apresenta uma relação estreita com os objetivos, não apenas da unidade curricular, mas também do próprio curso.
Os discentes terão contacto com software livre e de código aberto, na resolução de estudos de caso e na análise e na procura de resposta para as suas próprias questões de investigação.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A metodologia de ensino terá como base os seguintes preceitos: (i) Exposição da matéria sempre com o recurso a casos práticos; (ii) Disponibilização de material de apoio; (iii) Interacção permanente com os discentes;
(iv) Incentivar a implementação das metodologias expostas
Recorre-se à avaliação contínua que consistirá na realização de dois mini-testes (25%+25% da nota) e na elaboração de um projeto de dissertação, que deverá ser apresentado por escrito e oralmente, tendo ambas as componentes igual peso (50%).
Apenas serão admitidos à avaliação por frequência, os alunos que tenham uma assiduidade mínima de 66% (2/3 das aulas) caso contrário serão avaliados por exame.
A não aprovação por frequência implica a realização de um exame composto pelas duas partes do conteúdo programático com igual peso (50%).
Em cada parte, é exigida uma nota mínima de sete valores.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Pretende-se que os alunos adquiram competências relacionadas com o processo de investigação e a respetiva análise e recolha de dados.
Para o efeito, mediante a disponibilização de material de apoio complementar às aulas ministradas, os alunos têm de aprender a estruturar todo o processo de investigação que culminará na análise de dados / informação e escolha da metodologia estatística mais adequada. O regime de avaliação foi concebido para medir até que ponto as competências foram de facto assimiladas.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
1ª parte:
Azevedo, Ana Gonçalves de; Azevedo, Carlos A. Moreira (2008). Metodologia Cientifica - Contributos Práticos para a Elaboração de Trabalhos Académicos (9ª Edição), Lisboa: Universidade Católica Editora
Prodanov, Cleber Cristiano; Freitas, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico, Novo Hamburgo: Universidade Feevale, 2013.
Quivy, Raymond; van Campenhoudt, Luc (2008). Manual de Investigação em Ciências Sociais (5ª edição), Lisboa, Gradiva.
2ª parte:
Field, A., Miles, J., & Field, Z. (2012). Discovering statistics using R. Sage publications. Hill, A.; Hill, M. M. (2008). Investigação por questionário, 2ª edição. Lisboa: Edições Sílabo.
Rocha, M.; Ferreira, P. (2017). Análise e Exploração de Dados com R, Lisboa: FCA.
Torgo, L. (2009). A Linguagem R - Programação para a Análise de Dados, Lisboa: Escolar Editora.