Código: | MGOES021 | Sigla: | PES | |
Área Científica: | Economia |
Área de Ensino: | Economia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MGOES | 9 | Despacho n.º 9527/2017, de 27 de outubro | 1º | 5 |
Teórico-Práticas: | 2,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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A unidade curricular visa contribuir para uma melhoria das competências dos alunos do mestrado em Gestão de Organizações de Economia Social nos domínios do desenho, gestão, monotorização e avaliação de projetos.
Objetivos específicos:
Identificar os conceitos e princípios fundamentais da metodologia do projeto;
Conhecer as propostas internacionais para metodologia de projeto;
Conhecer os principais métodos e técnicas de recolha de informação para a concretização da metodologia do projeto;
Explorar as diversas dinâmicas de monotorização e avaliação de projetos sociais;
Conhecer linhas de financiamento e formulários de candidatura.
Simular o desenho de projetos sociais.
1. Introdução
2. Intervenção por projeto
3. Etapas do ciclo do projeto
4. Ferramentas para o desenho, gestão e avaliação de projetos
5. Monotorização e avaliação de projetos
6. Linhas de financiamento
7. Apresentação de casos práticos de projetos sociais
Os temas são propostos em função de objetivos abstratos e operacionais, num domínio de aprendizagem que se pretende favoreça a multidisciplinariedade inerente à complexidade da elaboração de projetos sociais.
O módulo procurará intercalar exposições de transmissão, consolidação de conhecimentos e sua problematização, a respeito de temas concretos da UC.
As aulas serão baseadas em exposições orais e debates com recurso a instrumentos visuais, onde se procurará fomentar a discussão e participação de todos os estudantes.
Considerando as particularidades da unidade curricular, a avaliação de conhecimentos, consistirá na elaboração de um plano de negócios. O trabalho deverá ser apresentado por escrito e oralmente, assim como, sujeito a discussão e defesa.
Critérios de avaliação do plano de negócios: cumprimento dos objetivos (6); rigor de informação (4); clareza e organização (3); criatividade (3); apresentação e argumentação oral (4): total 20
Uma metodologia interativa e de partilha de experiências e conhecimentos potencia a aprendizagem. Valorizar-se-á o aprender fazendo, através de exercícios e da análise de situações aproximadas da realidade.
ALLMENDINGER, Philip (2002) Planning Theory, New York: Palgrave.
BISHOP, Clare (2001) Project Cycle Management, Technical Guide, Food and Agriculture Organization of the United Nations.
Comissão Europeia (2004) Project Cycle Management Guidelines, Bruxelas: Development DG.
CAMPBELL, Scott, FAINSTEIN, Susan S. (2003) Readings in Planning Theory, Oxford: Blackwell Publishing.
JOYCE, A., & Paquin, R. L. (2016). The triple layered business model canvas: A tool to design more sustainable business models. Journal of cleaner production, 135, 1474-1486. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2016.06.067
OSTERWALDER, A., & Pigneur, Y. (2010). Business model generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers. J Wiley & Sons.