Código: | PGEST004 | Sigla: | APESTEAM | |
Área Científica: | Educação |
Área de Ensino: | Ciências Matemáticas e Naturais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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PGEST | 11 | Despacho n.º 14080/2022 | 1º | 8 | 40 | 224 |
Teórico-Práticas: | 22,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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O1. Caracterizar modelos e abordagens ativas para a educação STEAM.
Módulo 1.
Serão
proporcionados momentos de formação, em trabalho individual ou em grupo, que
estimulem a pesquisa e reflexão sobre os conteúdos. Nas sessões presenciais e
online os formandos irão realizar: pesquisa de informação para aprofundamento
dos temas; análise e discussão crítica de documentos; análise e reflexão
crítica de práticas em educação STEAM; exploração de exemplos de práticas; construção colaborativa de propostas de inovação curricular; apresentação
e reflexão acerca de projetos inovadores em educação STEAM. As horas a
distância destinam-se ao enquadramento conceptual das temáticas em estudo, à
análise e discussão de documentos e exploração de exemplos de projetos
inovadores, envolvendo a participação em fóruns de discussão; e a realização de
trabalhos de grupo através de ferramentas colaborativas digitais. As horas
presenciais serão, principalmente, usadas para a concretização, com os
formandos, de exemplos de atividades ou projetos STEAM em ambientes educativos
inovadores.
A avaliação contínua basear-se-á na:
A criação de atividades e projetos STEAM implica o uso de metodologias com um forte caráter prático, em atividades presenciais e assíncronas. As atividades de trabalho assíncrono são propostas nas sessões online e devidamente descritas na plataforma LMS. Ao longo das sessões online, os estudantes terão a oportunidade, através da pesquisa, análise e discussão de fontes e documentos diversificados, de aprofundar conhecimentos que os capacitarão para caracterizar modelos e abordagens ativas para a educação STEAM (O1), caracterizar a metodologia de trabalho de projeto em educação STEAM (O2) e integrar os princípios dos Ambientes Educativos Inovadores (AEI) na abordagem STEAM (O3). Em sessões online os estudantes irão explorar e discutir práticas de Educação STEAM e, em sessões presenciais, terão oportunidade de vivenciar atividades e projetos em educação STEAM (O4), implementados em ambientes educativos inovadores através de abordagens de co-teaching interdisciplinar. Serão proporcionadas oportunidades aos estudantes para planificarem e criarem atividades/projetos STEAM (O5), com feedback regular. Esses momentos de planificação, análise e discussão de atividades/ projetos STEAM visam que os estudantes reflitam sobre o contributo da abordagem STEAM para a concretização das orientações curriculares, a inovação do ensino e a mobilização de abordagens educativas ativas, com foco na sua própria prática. Nesta unidade curricular a carga de trabalho autónomo (184h) é distribuída da seguinte forma: análise, reflexão crítica de documentos diversificados e modelos e práticas associadas à abordagem STEAM e realização de tarefas associadas aos objetivos de aprendizagem O1, O2, O3 e O4 (44h); construção colaborativa de atividades e projetos STEAM (O5; 100h); preparação dos trabalhos a realizar/apresentar nas sessões presenciais (O5; 40h).
Aguilera, D., & Ortiz-Revilla, J. (2021). STEM vs. STEAM Education and Student Creativity: A Systematic Literature Review. Education Sciences, 11, 331. https://doi.org/10.3390/educsci11070331