Maria Margarida da Costa Ferreira Correia de Oliveira - ESA
Responsável
Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de aptidões e atitudes que permitam aos estudantes analisar estratégias de intervenção na área da sustentabilidade agro-pecuária, bem como identificar as melhores práticas de produção, baseadas numa utilização responsável e eficiente dos recursos naturais, e que valorizem a sanidade animal e a qualidade ambiental.
Conteúdos programáticos
Os impactes das alterações climáticas na produção animal. A pegada do carbono como indicador de sustentabilidade da produção animal. Medidas de mitigação: eficiência na alimentação, energia renovável, minimização do desperdício e gestão dos resíduos Práticas de produção: Princípios de Agricultura Regenerativa e a importância da produção animal. Práticas agrícolas sustentáveis promotoras da saúde do solo e o impacte sobre as componentes de Uma só Saúde. Sistemas holísticos de produção e bioindicadores; Produção animal biológica, práticas de maneio biológicas e naturais que minimizam o uso de produtos químicos e promovam a saúde dos animais e a qualidade ambiental; Sistemas agrosilvopastoris mediterrânicos. Eficiência do uso dos recursos: alimentação, água, energia. Dietas mais eficientes e uso de alimentos alternativos. Mitigação dos gases com efeito de estufa. Adoção de tecnologias mais limpas e das melhores técnicas disponíveis. Gestão eficiente de efluentes, estrumes e chorumes.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A UC tem como objectivo a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de capacidades que permitam aos estudantes ter uma abordagem sobre as principais processos produtivos, com vista a assegurar a sustentabilidade ambiental. Através da leccionação dos conteúdos programáticos pretende-se que os estudantes adquiram um conjunto de conhecimentos, de competências e de capacidades sobre: Princípios de Agricultura Regenerativa; Produção animal biológica; Práticas agrícolas sustentáveis; Sistemas agrosilvopastoris mediterrânicos; Eficiência do uso dos recursos; Medidas de mitigação de impactes ambientais.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
As aulas serão lecionadas através de sessões presenciais teórico-práticas. A aprendizagem é complementada com saídas de campo para promover o contacto com explorações pecuárias de referência e que funcionem como mentores de aprendizagem. Nas aulas desenvolve-se o processo de ensino-aprendizagem baseado em projetos, favorecendo a partilha de experiências e um ambiente de trabalho colaborativo. É condição de admissão a exame final estar inscrito na unidade curricular. Avaliação contínua: 1 trabalho (Tb), constituido por 4 entregáveis; 1 apresentação oral (A)
A classificação final é calculada através da formula: 0.75 Tb + 0.25 A igual ou superior a 10 valores e todas as avaliações deverão ter nota igual ou superior a 10 valores.
- Exame final: 1 prova escrita (PE) igual ou superior a 10 valores.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Através das aulas e do debate resultante de questões colocadas durante as sessões expositivas e do trabalho/projecto focado na resolução de problemas reais de empresas, os estudantes terão de desenvolver cada um dos itens programáticos assinalados anteriormente. A realização deste projecto permitirá, por um lado, assegurar a sustentabilidade ambiental dos processos e, por outro, contribuir para a motivação dos estudantes, estimulada através do contacto directo com as empresas e a identificação in-situ dos problemas de sustentabildade associados à actividade económica.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Bdjur. 2008. Gestão e Tratamento de Resíduos. Coleção Ambiente. Almedina. Lisboa. EPA. 2014. Promoting Technology Innovation for Clean and Safe Water: Water Technology Innovation Blueprin. Version 2. U.S. Environmental Protection Agency. FAO. 2018. Environmental performance of pig supply chains: Guidelines for assessment (Version 1). Livestock Environmental Assessment and Performance Partnership. Rome, FAO. FAO. 2016. Environmental performance of large ruminant supply chains: Guidelines for assessment. Livestock Environmental Assessment and Performance Partnership. FAO, Rome, Italy. Metcalf & Eddy 2003. Wastewater Engineering: Treatment and Reuse. 4th Edition, McGraw-Hill, New York.
Peyraud JL, MacLeod M. 2020. Future of EU livestock: how to contribute to a sustainable agricultural sector. EU report. doi: 10.2762/3440