Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Realçar a importância da conservação e melhoramento dos recursos genéticos animais (RGAn), in situ e ex situ, com um conhecimento aprofundado das suas características e particularidades. Capacidade de realização de estudos de caracterização demográfica e genética dos recursos genéticos animais e de estabelecimento de programas estruturados de preservação da variabilidade intra e inter-racial e melhoramento das raças autóctones. Conhecimentos das mais modernas biotecnologias aplicadas à produção e melhoramento animal.
Conteúdos programáticos
1 - Recursos genéticos em Portugal, na Europa e no mundo: as principais raças autóctones
2 - Importância e factores de risco da biodiversidade
2.1 Visão nacional, comunitária e FAO
3 - Metodologias de conservação e utilização sustentada dos recursos genéticos animais ex situ e in situ
4 - Melhoria da competitividade das raças autóctones
4.1 Bases estruturais de um programa de melhoramento
4.2 Particularidades dos sistemas extensivos
5 - Biotecnologias e melhoramento animal
5.1 Marcadores genéticos
5.2 Seleção assistida por marcadores e seleção genómica
5.2 Rastreabilidade genética dos produtos
5.3 Biotecnologias em produção e melhoramento animal
5.4 Outras tecnologias
6 - Estratégias de Conservação/Seleção do RGAn
6.1 Gestão da variabilidade Genéticas de RGAn
6.2 Seleção vs Conservação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Fruto de uma boa base de estudo e aprofundamento dos conhecimentos referentes à biodiversidade dos recursos genéticos animais e as respetivas ferramentas biotecnológicas inerentes os estudantes ganham autonomia e capacidade de realizar trabalhos sobre as diferentes raças autóctones portuguesas, sua conservação e melhoramento sustentado.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Ensino demonstrativo, aliando conhecimentos teóricos com aplicação prática, por intermédio de exercícios práticos e visita de estudo sobre as temáticas do programa.
Regime de avaliação: 1 teste escrito (TE) que vale 70% e realização de um trabalho (T) escrito de grupos de 2 elementos sobre um tema à escolha que vale 30% para dispensa de exame.
Acesso direto a exame para estudantes inscritos na UC
Dispensa de exame: 70% TE + 30% T >= 10 valores.
Nota mínima do teste escrito de frequência TE >=8 valores.
Exame Final = 70%
Exame escrito + 30% T ou 100% Exame escrito (para quem não tenha realizado o T)
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Pelo uso do método demonstrativo com participação ativa dos estudantes e com atividades práticas como exercícios e visita e com a realização de um trabalho sobre um tema do programa pretende-se que os alunos apreendam e interiorizem os objetivos enumerados.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Beja-Pereira, A. e Ferrand Almeida, N. 2005. Genética, biotecnologia e agricultura. Principia, Publ. Universit. Científicas
Bowling, A. T. & Ruvinsky, A. 2000. The Genetics Horse. CAB Int. CABI Publishing. 517 pp.
FAO, 2007. The state of the world's animal genetic resources for food and agriculture. FAO. Rome
Garrick, D. and Ruvinsky, A. 2014. The Genetics cattle. CAB Int. CABI Publishing.
Khatib, H. 2015. Molecular and quantitative animal genetics. Willey Blackwell. 313pp
Oldenbroek, K. 2017. Genomic management of animal genetic diversity. Wageningen Acad. Publ.
Oldenbroek, K. 2007. Utilization and conservation of farm animal genetic resources. Wageningen Acad Publ.
Sponenberg, D. P. e Christman, C. J. 1995. A conservation breeding handbook. The American Livestock Breeds Conservancy.
https://www.fao.org/animal-genetics/resources/publications/en/