Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Dotar o estudante de conhecimentos de Zootecnia de Precisão como ferramenta de gestão da produção animal baseada nos princípios e na tecnologia da Engenharia de Processos:
Aplicação de tecnologias avançadas;
Métodos de gerenciamento de dados (Coleta e analise).
Aplicado no melhoramento da produção e bem-estar dos animais.
Conteúdos programáticos
1. Utilização de sensores 'inteligentes' em produção animal:
1.1 Monitorização automática e contínua dos animais;
1.2 Monitorização dos processos físicos relacionados.
2. Processos apropriados para adotar que incluem o crescimento animal:
2.1 Produções de leite e ovos;
2.2 Algumas doenças endémicas;
2.3 Aspetos do comportamento animal;
2.4 Ambiente físico de um alojamento animal:
2.4.1 Microambiente térmico;
2.4.2 Emissões de gases poluentes como a amónia.
3. Gestão de processos individuais vs suas interações.
4. Uso de Drones em Zootecnia.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os objetivos conteúdos programáticos da UC estão organizados de modo a fornecerem uma panorâmica aprofundada das tecnologias existentes na produção animal, que permitem uma maior e melhor produção, bem como estas tecnologias permitem elevar o bem-estar animal.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Ensino-aprendizagem:
Aulas teórico-práticas de natureza colaborativa, na exposição dos casos de estudo e sua resolução de problemas.
Seminários para apresentação e discussão dos trabalhos de grupo. Ensino Teórico-Prático; Método expositivo e demonstrativo.
Aulas Prática com integração de tecnologia online e presencial.
Avaliação:
Uma (1) prova escrita de frequência (80%) e realização e apresentação de um trabalho de pesquisa (20%).
Fórmula de classificação e dispensa* de exame final: [(0,8 x prova escrita de frequência) + (0,2 x apresentação e discussão do trabalho escrito)] >= 10 valores; Nota mínima da prova escrita de frequência >= 8 valores; Nota mínima da apresentação do trabalho >= 10 valores.
Estão admitidos a exame todos os estudantes inscritos na unidade curricular.
Exame final - Uma (1) prova escrita.
*Obrigatório realizar prova escrita de frequência e apresentação do trabalho.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
a) Conhecimentos e capacidade de compreensão: ver conteúdos programáticos.
b) Capacidade de aplicação profissional dos conhecimentos e da capacidade de compreensão:
elaboração de posters;
reflexões críticas individuais e em grupo;
debate de ideias com peritos;
relatório final de resolução de problema.
c) Capacidade de resolução de problemas e argumentação: ver b);
d) Capacidade de recolha, seleção e interpretação de informação relevante: pesquisa para realização das tarefas descritas em b);
e) Capacidade de comunicação:
comunicação escrita e verbal inerente à elaboração das tarefas descritas em b);
apresentação oral dos conteúdos do poster à turma.
f) Capacidade de aprendizagem com autonomia:
planeamento e monitorização da elaboração do poster e do relatório final.
Moraes, L. E., Veroneze, R.. 2016. Desafios e perspetivas da zootecnia de precisão. Revista Brasileira de Zootecnia, 45(11), 682-687
Schillings J., Bennett R., Rose D.C.. 2021. Exploring the Potential of Precision Livestock Farming Technologies to Help Address Farm Animal Welfare. Front. Anim. Sci. 2:639678. doi: 10.3389/fanim.2021.639678
Fernández-Mateo J., Franco-Barrera A.J.. 2020. Animal Welfare for Corporate Sustainability: The Business Benchmark on Farm Animal Welfare. J Sustain Res.. 2(3):e200030. doi: 10.20900/jsr20200030
Wathes, C. M., Kristensen, H. H., Aerts, J. M., Berckmans, D.. 2008. Is precision livestock farming an engineer's daydream or nightmare, an animal's friend or foe, and a farmer's panacea or pitfall? Computers and Electronics in Agriculture, 64 (1), 2-10. doi: 10.1016/j.compag.2008.05.005