Código: | TAC07 | Sigla: | OEP | |
Área Científica: | Serviços de Apoio a Crianças e Jovens |
Área de Ensino: | Educação e Currículo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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TACJ | 21 | Aviso n.º 14258/2015 | 1º | 6 |
Teórico-Práticas: | 70,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Português
Sensibilizar para o desenvolvimento e características da capacidade criativa e imaginativa no ser humano;
Refletir sobre a importância do papel do adulto no estímulo da criatividade nas crianças e jovens;
Quebrar barreiras pessoais que inibam a sua capacidade de pensar criativamente e consequentemente de estimular esta
capacidade nas crianças ou jovens com quem trabalhem futuramente;
Desenvolver técnicas e metodologias que estimulem a criatividade;
Compreender a importância da Expressão Plástica como um meio para desenvolver a criatividade, psicomotricidade e a
capacidade de comunicar;
Despertar para a curiosidade, sensibilidade estética e o sentido crítico;
Desenvolver a expressão individual e a competência comunicativa;
Desenvolver capacidades de relacionamento interpessoal;
Desenvolver atividades de experimentação e criação artística;
Resolver problemas concretos a partir de projetos interdisciplinares.
O conceito de Criatividade, definição e a sua promoção em contextos educativos.
A Imaginação a sua definição e importância para o desenvolvimento.
A atividade lúdica;
O Atelier: organização, materiais, disposição, preparação das atividades.
Os meios de Expressão plástica e os materiais/utensílios/ferramentas.
Técnicas de expressão básicas: Pintura, recorte e colagem, impressão e estampagem; construções.
Através de propostas práticas pretende-se desenvolver aptidões que integrem os objetivos da aprendizagem. Os conteúdos programáticos apresentam-se como desplotadores de competências ao nível das expressões artíscas. A sensibilização para as questões de abordagem pedagógica terão também lugar nos objetivos e conteúdos.
A metodologia de método de resolução de problemas para o desencadear da criatividade na busca de soluções e reflexões inerentes às metodologias adotadas. A prática e o registo de todas as atividades, pensamentos e reflexões através da criação de um portefólio final que serve como instrumento de trabalho e de registo de produção com vista a aplicação e exploração no futuro profissional. As metodologias adotadas fundamentam os objetivos pretendidos na U.C.
Duffy, B. (2006). Supporting creativity and imagination in the early years (supporting early learning). Berkshire: Open University
Press.
Liebmann, M. (2000). Exercícios de arte para grupos. São Paulo: Summus Editorial.
Lowenfeld, V., & Brittain, W. (1987). Creative and Mental Growth. New York: Macmillan Publishing Company.
Sousa, A. (2003). Educação pela arte e artes na educação. Bases Psicopedagógicas.1º Volume. Lisboa: Instituto Piaget.
Vigotsky, L. (2009). A imaginação e a arte na infância. Lisboa: Relógio d'Agua.