Código: | TDEDD09 | Sigla: | EDD | |
Área Científica: | Filosofia e ética |
Página Web: | https://moodle.ipsantarem.pt/course/view.php?id=1338 |
Área de Ensino: | Educação e Currículo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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TDD | 22 | Aviso n.º 2378/2016 | 1º | 3 |
Ensino Prático e Laboratorial: | 29,25 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Português
Introdução
Perspetivam-se noções e autores fundamentais para a compreensão da educação em e para os valores: virtude; hábito, caráter. São consideradas éticas específicas e diferentes metodologias de promoção e clarificação de valores, para fundamentar a reflexão ética, o debate em torno da prática profissional, bem como a conceção e operacionalização de estratégias de educação para a cidadania.
Objetivos
- Conhecer conceitos básicos de ética e deontologia.
- Analisar códigos deontológicos.
- Conhecer as principais teorias éticas.
- Debater o código deontológico da comunicação.
- Debater códigos deontológicos.
- Conhecer as principais metodologias de educação em valores e educação para a cidadania.
- Debater problemas de ética na prática contemporânea.
- Discutir dilemas, tensões e problemas éticos no exercício da prática profissional.
- Conceber e desenvolver projetos de intervenção ao nível da promoção e clarificação de valores.
Os conteúdos a serem abordados nesta UC serão:
- Ética, a Moral e a Deontologia.
- Valores e as suas características.
- Cidadania e «Educação para a Cidadania».
- Códigos deontológicos.
- Código deontológico dos jornalistas
- Direitos de autor
- Citações e referências
- Diferença entre informação e opinião
- Factos e interpretações
- Ética da comunicação
- Plágio
- Liberdade de expressão
- Limites à liberdade de expressão no Código Penal: injúrias e difamação
- Constituição da República Portuguesa e direitos humanos.
- Declaração universal dos direitos da criança.
- Problemas éticos da contemporaneidade: aborto; eutanásia; racismo; igualdade de oportunidades; pobreza; guerra; paz
Os conteúdos programáticos estão de acordo com os objetivos de aprendizagem por se pretender que os estudantes tenham uma perceção dos conteúdos de Ética e Deontologia do Design. Como futuros profissionais na área é importante terem a perceção do que podem fazer e do que não devem fazer.
Metodologias
- Apresentação e discussão dos conteúdos fundamentais apresentados.
- Discussão, análise e aprofundamento das situações da prática profissional mobilizando os referentes teóricos da unidade curricular em questão.
- Construção, apresentação e debate - em contexto de sala de aula - de produções (individuais e em grupo) decorrentes da análise e reflexão sobre os conteúdos.
Bibliografia básica
- da Silveira, P. A. C. V. (2022). Algoritmos morais, conflitos morais e outros problemas de design éticos aplicados à Inteligência Artificial. Bioética, neuroética & ética de IA num mundo pós-pandêmico.
- Lafollette, H. (2005). Ethical Theory. Londres: Blackwell.
- Marques, R. (2000). Breve História da Ética Ocidental. Lisboa: Plátano Editora.
- Marques, R. (2003). Valores Éticos e Cidadania na Escola. Lisboa: Ed. Presença.
- Sanchez, M. (1999). Educacion en valores para una Sociedad Plural. Bilbao: Desclée.