Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Promover o desenvolvimento das competências oral e escrita em língua inglesa, em termos de interpretação, compreensão, expressão e produção, demonstrando crescente autonomia no uso das competências de comunicação;
Mobilizar os conhecimentos linguísticos anteriormente adquiridos e aplicá-los em novas situações de aprendizagem;
Promover o desenvolvimento de competências de interpretação de matéria científica e tecnológica;
Reconhecer e utilizar vocabulário específico e abordar temáticas relacionadas com o quotidiano do mundo do trabalho.
Promover nos estudantes o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem como fator de sucesso no mundo dos negócios, tanto ao nível das competências escritas como de conversação.
Conteúdos programáticos
- Temáticas relacionadas com a especificidade do curso
- A Língua inglesa no mundo dos negócios
- Atividades de oralidade (apresentações e debates no âmbito temático do curso)
- Leitura e competências associadas
- Atividades de escrita de âmbito empresarial
- Atividades de aquisição e consolidação da área vocabular técnica
- Revisão e aquisição de estruturas gramaticais.
Tópicos:
A tecnologia e a sociedade; estudar na área da tecnologia; design; a tecnologia no desporto; a tecnologia mais apropriada; combate ao crime e segurança; produção; transportes; tecnologia na medicina; entretenimento pessoal; a tecnologia de informação; telecomunicações; carreiras na área da tecnologia; o futuro da tecnologia.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A elaboração dos conteúdos programáticos desta unidade curricular teve em conta a necessidade de fornecer aos alunos as competências linguísticas essenciais que lhes permitam ultrapassar as dificuldades que se lhes colocam na utilização da língua inglesa num contexto académico e pessoal. Neste sentido, os alunos vão fazer exercícios de leitura e escrita com textos atuais, de carácter genérico e técnico para permitir a aquisição de vocábulos e expressões adequadas, quer à vida pessoal, quer profissional.
Também vão executar exercícios escritos e de oralidade para melhorar o domínio das estruturas gramaticais da língua. A produção de textos orais e escritos permite o alargamento do léxico, bem como o desenvolvimento da capacidade individual de compreender e gerir as ocorrências próprias do dia-a-dia.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Os métodos utilizados nesta unidade curricular serão centrados no aluno e baseados em trabalho com um desenvolvimento progressivo da dificuldade dos exercícios aplicados para incentivar o desenvolvimento da escuta ativa e capacidades orais, bem como atividades de leitura e escrita proficientes, apropriadas para o seu nível. Assim, os alunos participarão de atividades individuais e em grupo orais espontâneas para incentivar a fluência. Eles também irão preparar apresentações orais formais e debates, onde a ênfase será colocada na pronúncia apropriada, enunciação e dicção. Vão rever as estruturas gramaticais de base e aprender convenções de escrita para a escrita formal e informal em Inglês, de modo a melhorar as suas competências gerais e técnicas de escrita. Eles vão ler textos autênticos para melhorar suas habilidades de compreensão de leitura.
AVALIAÇÃO:
- Participação nas aulas: 20%
- Apresentações Orais: 20%
- Prova escrita: 60%
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A elaboração dos conteúdos programáticos desta unidade curricular teve em conta a necessidade de fornecer aos alunos as competências linguísticas essenciais que lhes permitam ultrapassar as dificuldades que se lhes colocam na utilização da língua inglesa num contexto académico e pessoal. Neste sentido, os alunos vão fazer exercícios de leitura e escrita com textos atuais, de carácter genérico e técnico para permitir a aquisição de vocábulos e expressões adequadas, quer à vida pessoal, quer profissional.
Também vão executar exercícios de oralidade e escritos para melhorar o domínio das estruturas gramaticais da língua. A produção de textos orais e escritos permite o alargamento do léxico, bem como o desenvolvimento da capacidade individual de compreender e gerir as ocorrências próprias do dia-a-dia.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
- Jones, Leo & Alexander, Richard (2011) [2003] New International Business English, Cambridge: Cambridge University Press.
- Murphy, Raymond (2004) English Grammar in Use 3rd Ed, Cambridge: Cambridge University Press.
- Advanced Language Practice, Michael Vince, Mac Millan Heinemann
- Technical English, Vocabulary and Grammar. Nick Brieger et al, Summertown Publishing, 2008
- Test Your English Vocabulary in Use. Michael McCarthy et al., Cambridge University Press Longman Active Study Dictionary, Essex, Longman Group, 2005
- Infotech - English for computer users, Cambridge University Press
Web Resources:
- BBC news online available at www.bbc.co.uk
- The Guardian Business online available at http://www.theguardian.com/uk/business
- Portuguese-English online dictionary search tool ¿Lexi-logos¿, available at