Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1) CONHECIMENTOS.
O aluno tem conhecimentos especializados de:
C1) Programação usando o paradigma da Orientação a Objetos (OO).
e conhecimentos fundamentais de
C2) Prevenção, deteção e tratamento de erros.
2) APTIDÕES. O aluno:
AP1) Decompõe problemas de acordo com o paradigma da OO.
AP2) Desenvolve aplicações usando o paradigma da OO.
AP3) Planeia e implementa sistemas de tratamento de exceções.
AP4) Planeia e implementa testes de unidade.
3) ATITUDES. O aluno demonstra:
AT1) Capacidade de trabalho em equipa.
AT2) Capacidade de comunicação.
AT3) Capacidade analítica e de pensamento lógico.
AT4) Responsabilidade, iniciativa e autonomia.
Conteúdos programáticos
CP1. Paradigmas de Programação: programação estruturada versus programação orientada a objetos
CP2. Programação orientada a objetos: classes e instâncias; abstração de classes; interações entre classes: composição e agregação; princípios de POO: encapsulamento, herança e polimorfismo; classes abstratas; e interfaces.
CP3. Robustez do código: exceções e testes de unidade.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conhecimentos especializados (objetivo C1) são os nucleares no desenvolvimento da unidade curricular. A eles correspondem os conteúdos programáticos CP1 e CP2, os quais:
Promovem a compreensão das características do paradigma da OO, por comparação com as do paradigma da programação estruturada, e a consciência das suas diferenças (CP1);
Procedem ao estudo aprofundado do paradigma da OO (CP2). O aluno deve revelar as aptidões AP1 e AP2.
Os conhecimentos de natureza fundamental (objetivo C2) correspondem a importantes recursos disponíveis para o desenvolvimento de aplicações robustas e fiáveis (CTP3). O aluno deve revelar as aptidões AP3 e AP4.
As atitudes AT1 a AT4 são exercitadas no contexto das aprendizagens de todos os tópicos programáticos e das atividades associadas.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
1. METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
a) ENSINO PRESENCIAL
M1) Aulas teóricas/práticas: apresentações teóricas e ilustração de casos.
M2) Aulas práticas/experimentais: resolução de casos relacionando conteúdos programáticos e promovendo a análise crítica de resultados.
M3) Horas de atendimento no horário oficial.
b) ESTUDO EM AUTONOMIA
M4) Bibliografia recomendada, publicações na Moodle (fichas...) e atendimento dos docentes.
2. FERRAMENTAS DE TRABALHO
F1) Java Platform, Standard Edition 8 F2) IDE Eclipse
3. SISTEMA DE AVALIAÇÃO CONTINUA
a) Instrumentos
o Testes individuais: T1 e T2; o Trabalhos teóricos-práticos: TTP;
b) Classificação final: 25% T1 + 25% T2 + 50% TTP
c) Condições de aprovação: T1 >= 7,5 E T2 >= 7,5 E TTP >= 9,5 E Assiduidade >= 75%
d) Classificação final superior a 16. Pode ficar dependente de defesa numa prova oral. O estudante pode abdicar dessa defesa, sendo-lhe então atribuída a classificação de 16 valores.
4. EXAMES. Não têm prova oral.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A organização da UC (25 horas de aulas teóricas e 50 horas práticas/laboratoriais) favorece uma abordagem sintética dos conteúdos programáticos e a definição da experimentação como componente privilegiada do processo de aprendizagem. Este tipo de abordagem recomenda que o aluno realize, de forma autónoma, estudo teórico para aprofundamento dos temas abordados e experimentação prática para consolidação das aprendizagens. Nesse sentido, a plataforma Moodle e o horário de atendimento extra letivo são importantes instrumentos de trabalho à disposição do aluno.
Numa lógica de experimentação e aplicação de saberes que permitam a construção dos conhecimentos objetivados, a forte componente prática/experimental favorece a aquisição das aptidões (todas elas ligadas ao "saber fazer") e o treino das atitudes definidas como objetivos de aprendizagem.
O sistema de avaliação pondera dois teste e um trabalho prático. Os testes fazem a avaliação nas dimensões teórica e prática. Os trabalhos fazem a avaliação nas dimensões prática e experimental.
As metodologias descritas (M1, M2, M3, M4) são aplicáveis à generalidade dos objetivos de aprendizagem.
Martins, F., JAVA6 e Programação Orientada pelos Objectos, FCA Editora;
Martins, M., Programação Orientada a Objectos, FCA Editora;
The Java Tutorials. (2018). Disponível em: http://docs.oracle.com/javase/tutorial/
(c) 2007, 2. (2018). Using the Eclipse IDE for Java programming - Tutorial. Disponível em : http://www.vogella.com/tutorials/Eclipse/article.html#exportingprojects