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Programação Orientada a Objetos

Código: TSPSI010    Sigla: POO
Área Científica: Ciências Informáticas

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Página Web:https://moodle.esgt.ipsantarem.pt/course/view.php?id=2325
Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TSPSI 47 Aviso n.º 835/2016, de 26 de fevereiro 6

Horas Efetivamente Lecionadas

TTPSI-1-VFX

Teórico-Práticas: 68,00

TTPSI-1-STR

Teórico-Práticas: 72,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 5,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 10,00
Maria Elisabete de Barros Nogueira - ESGT   5,00
Jorge Guerra Teixeira Constantino - ESGT   5,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Jorge Guerra Teixeira Constantino - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)


1) CONHECIMENTOS

O aluno tem conhecimentos especializados de:

C1) Programação usando o paradigma da Orientação a Objetos (OO).

e conhecimentos fundamentais de

C2) Prevenção, deteção e tratamento de erros.

2) APTIDÕES. O aluno:

AP1) Decompõe problemas de acordo com o paradigma da OO.

AP2) Desenvolve aplicações usando o paradigma da OO.

AP3) Planeia e implementa sistemas de tratamento de exceções.

AP4) Planeia e implementa testes de unidade.

3) ATITUDES. O aluno demonstra:

AT1) Capacidade de trabalho em equipa.

AT2) Capacidade de comunicação.

AT3) Capacidade analítica e de pensamento lógico.

AT4) Responsabilidade, iniciativa e autonomia.

Conteúdos programáticos

CP1. Paradigmas de Programação: programação estruturada versus programação orientada a objetos

CP2. Programação orientada a objetos: classes e instâncias; abstração de classes; interações entre classes: composição e agregação; princípios de POO: encapsulamento, herança e polimorfismo; classes abstratas; e interfaces.

CP3. Robustez do código: exceções e testes de unidade.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conhecimentos especializados (objetivo C1) são os nucleares no desenvolvimento da unidade curricular. A eles correspondem os conteúdos programáticos CP1 e CP2, os quais:

  • Promovem a compreensão das características do paradigma da OO, por comparação com as do paradigma da programação estruturada, e a consciência das suas diferenças (CP1); 
  • Procedem ao estudo aprofundado do paradigma da OO (CP2). O aluno deve revelar as aptidões AP1 e AP2.
Os conhecimentos de natureza fundamental (objetivo C2) correspondem a importantes recursos disponíveis para o desenvolvimento de aplicações robustas e fiáveis (CTP3). O aluno deve revelar as aptidões AP3 e AP4.

As atitudes AT1 a AT4 são exercitadas no contexto das aprendizagens de todos os tópicos programáticos e das atividades associadas.


Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico


1. METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM

a) ENSINO PRESENCIAL

M1) Aulas teóricas/práticas: apresentações teóricas e ilustração de casos.

M2) Aulas práticas/experimentais: resolução de casos relacionando conteúdos programáticos e promovendo a análise crítica de resultados.

M3) Horas de atendimento no horário oficial.

b) ESTUDO EM AUTONOMIA

M4) Bibliografia recomendada, publicações na Moodle (fichas...) e atendimento dos docentes.

2. FERRAMENTAS DE TRABALHO

F1) Java Platform, Standard Edition 8
F2) IDE Eclipse

3. SISTEMA DE AVALIAÇÃO CONTINUA

a) Instrumentos

o Testes individuais: T1 e T2;
o Trabalhos teóricos-práticos: TTP;

b) Classificação final: 25% T1 + 25% T2 + 50% TTP

c) Condições de aprovação:   T1 >= 7,5   E   T2 >= 7,5   E   TTP >= 9,5   E  Assiduidade >= 75%

d) Classificação final superior a 16. Pode ficar dependente de defesa numa prova oral. O estudante pode abdicar dessa defesa, sendo-lhe então atribuída a classificação de 16 valores.

4. EXAMES. Não têm prova oral.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular


A organização da UC (25 horas de aulas teóricas e 50 horas práticas/laboratoriais) favorece uma abordagem sintética dos conteúdos programáticos e a definição da experimentação como componente privilegiada do processo de aprendizagem. Este tipo de abordagem recomenda que o aluno realize, de forma autónoma, estudo teórico para aprofundamento dos temas abordados e experimentação prática para consolidação das aprendizagens. Nesse sentido, a plataforma Moodle e o horário de atendimento extra letivo são importantes instrumentos de trabalho à disposição do aluno.

Numa lógica de experimentação e aplicação de saberes que permitam a construção dos conhecimentos objetivados, a forte componente prática/experimental favorece a aquisição das aptidões (todas elas ligadas ao "saber fazer") e o treino das atitudes definidas como objetivos de aprendizagem.

O sistema de avaliação pondera dois teste e um trabalho prático. Os testes fazem a avaliação nas dimensões teórica e prática. Os trabalhos fazem a avaliação nas dimensões prática e experimental.

As metodologias descritas (M1, M2, M3, M4) são aplicáveis à generalidade dos objetivos de aprendizagem.


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)


Furgeri, S., JAVA 7 - Ensino Didático, Editora Érica, 2010;

Martins, F., JAVA6 e Programação Orientada pelos Objectos, FCA Editora;

Martins, M., Programação Orientada a Objectos, FCA Editora;

The Java Tutorials. (2018). Disponível em: http://docs.oracle.com/javase/tutorial/

(c) 2007, 2. (2018). Using the Eclipse IDE for Java programming - Tutorial. Disponível em : http://www.vogella.com/tutorials/Eclipse/article.html#exportingprojects


Observações