Código: | TSPSI015 | Sigla: | BDII | |
Área Científica: | Ciências Informáticas |
Área de Ensino: | Informática |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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TSPSI | 22 | Aviso n.º 835/2016, de 26 de fevereiro | 2º | 4 |
Teórico-Práticas: | 42,00 |
Teórico-Práticas: | 45,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Português
A unidade curricular de Bases de Dados II apresenta-se como uma primeira abordagem à interrogação em SQL e administração de bases de dados.
O aluno deverá reconhecer a importância da linguagem SQL e desenvolver as seguintes competências:
- Utilizar sem ambiguidades a terminologia da linguagem SQL.
- Efetuar consultas a uma base de dados através da linguagem SQL.
- Efetuar relacionamentos de tabelas através do SQL.
- Adicionar, alterar e remover dados de uma base de dados usando o SQL.
- Sumariar informação existente numa base de dados através das consultas de sumário.
- Produzir pesquisas complexas recorrendo aos mecanismos próprios do SQL.
1. Querys Simples
2. Querys Junções
- Produto Cartesiano ou Junção Cartesiana
- Equijunção
- Pseudónimos para nomes de tabelas
- Não Equijunção
- Junção Natural
- Junção Externa
- Junção Pura
- Junções com chaves compostas
3. Querys com Funções de Grupo
- AVG(n), COUNT(n *), MAX(n), MIN(n), SUM(n), STDDEV(n), VARIANCE(n)
- cláusula GROUP BY
- cláusula HAVING
4. Querys Encadeados
Os objetivos serão alcançados pelo vários pontos do programa, direcionando o estudo para a fase pós conceção de uma base de dados relacional, uma vez percecionadas as características e implicações de trabalhar com este tipo de estrutura.
Os tópicos abordados são práticos para permitir uma maior consolidação dos conhecimentos. A aplicação dos conceitos estudados anteriormente, na manipulação de um sistema de gestão de base de dados, ajudará a uma melhor compreensão das matérias estudadas.
Muito embora os alunos já tenham tido contacto com estes domínios das bases de dados previamente, nomeadamente ao nível da unidade curricular Bases de Dados I, há um conjunto importante de novos conceitos a interiorizar que é necessário trabalhar. Assim, a necessidade de juntar as explicações teóricas dos novos conceitos com a prática que promoverá a sua assimilação. A existência de vários momentos de avaliação ao longo do semestre, evita a concentração de responsabilização por parte dos alunos e promove o trabalho contínuo ao longo do semestre.
- Date, C. J. E An Introduction to Database Systems, Volume I, Eighth Edition, U.S.A., Addison_wesley Publishing Company, Inc., 2003
- Elmasri, R., Navathe, S.B., Fundamentals of Database Systems, 4th ed, Addison Wesley, 2004, 0321204484
- Ramakrishnan, R., Gehrke, J., Database Management Systems, 3rd ed, McGraw Hill, 2002
- Damas, L., SQL, 14ª Edição atualizada, FCA, 2014