Código: | TSPSI017 | Sigla: | PDM | |
Área Científica: | Ciências Informáticas |
Área de Ensino: | Informática |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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TSPSI | 26 | Aviso n.º 835/2016, de 26 de fevereiro | 2º | 6 |
Teórico-Práticas: | 56,00 |
Teórico-Práticas: | 56,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Esta UC integra-se no conjunto de UC dedicadas ao desenvolvimento de aplicações e pretende promover as seguintes aprendizagem:
O1. CONHECIMENTOS. O aluno tem:
a. Conhecimentos fundamentais sobre tecnologias e equipamentos móveis;
b. Conhecimentos fundamentais de conceção de interfaces gráficas
c. Conhecimentos fundamentais de conceção de aplicações móveis.
d. Conhecimentos especializados de desenvolvimento de aplicações móveis.
C1. Tecnologias e equipamentos móveis.
C2. Aplicações com interfaces gráficas: layouts; componentes de interface; programação dirigida por eventos.
C3. Conceitos fundamentais no desenvolvimento para dispositivos móveis: motivação; conceitos sobre programação móvel; tipos e especificidades de equipamentos móveis; tipos e características das ferramentas para o desenvolvimento de aplicações móveis; emuladores; ambientes integrado para o desenvolvimento de aplicações móveis;
C4. Desenvolvimento de aplicações
- Anatomia dum projeto.
- Conceção de interface: linhas de orientação; componentes de interface e outros recursos.
- Conceção da aplicação: da ideia ao mapa de navegabilidade.
- Ambientes de desenvolvimento e linguagens: programação fundamental.
- Tópicos de programação avançada (depuração de erros, provedores de conteúdos; mensagens e networking; dados persistentes; alarmes; serviços de localização).
Os conteúdos programáticos [C] contribuem para a concretização dos objetivos de conhecimento O1 da unidade curricular da seguinte forma:
O1a - Conhecimentos fundamentais sobre tecnologias e equipamentos móveis: [C1,C3]
O1b - Conhecimentos fundamentais de conceção de interfaces gráficas: [C2]
O1c - Conhecimentos fundamentais de conceção de aplicações móveis: [C2,C3]
O1d - Conhecimentos especializados de desenvolvimento de aplicações móveis: [C1,C2,C3,C4]
1. METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
1.1. ENSINO PRESENCIAL
M1. Aulas teóricas/práticas: apresentação teórica e ilustração de casos.
M2. Aulas práticas/experimentais: resolução de casos relacionando conteúdos programáticos e promovendo a análise crítica de resultados.
M3. Horas de atendimento no horário oficial.
1.2. ESTUDO EM AUTONOMIA
M4. Bibliografia, publicações na Moodle (fichas...)
1.3. FERRAMENTAS DE TRABALHO (ou alternativa)
F1. Java Platform, Standard Edition 8
As metodologias de ensino [M] contribuem para a concretização dos objectivos de conhecimento O1 da seguinte forma:
O1a - Conhecimentos fundamentais sobre tecnologias e equipamentos móveis: [M1,M4]
- Bill Phillips, Chris Stewart, Kristin Marsicano, Brian Gardner - Android Programming: The Big Nerd Ranch Guide 4th Edition 2019
- Annuzzi, J., Introduction to Android Application Development: Android Essentials, Pearson, 4ª Edição, 2013.
- Queirós, R., Android: Bases de Dados e Geolocalização, FCA Editora, 2016.
- Queirós, R., Android Profissional - Desenvolvimento Moderno de Aplicações, FCA Editora, 2018.
- Site: http://developer.android.com/index.html
Nada a referir.