Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Fornecer os conhecimentos gerais sobre o funcionamento dos solos e do sistema climático. Desenvolver aptidões e atitudes que permitam aos estudantes compreender os efeitos do solo e dos elementos meteorológicos no desenvolvimento e crescimento da vegetação. Criar competências para analisar e avaliar as condições edafoclimáticas na perspetiva das operações culturais, desenvolvimento das culturas e utilização racional dos recursos.
Conteúdos programáticos
Considerações gerais sobre formação e constituição do solo. O perfil do solo; horizontes e interesse do seu conhecimento. Frações minerais e sua influência nas práticas agrícolas. Textura. Matéria orgânica do solo. Influência da argila e da matéria orgânica na capacidade do solo para reter e fornecer nutrientes e água. Acidez e alcalinidade dos solos e seu envolvimento na disponibilidade de nutrientes e outros elementos. Características físicas dos solos e sua relação com a fertilidade. Os solos do "Bairro", "Campo" e "Charneca"; principais características e visita de estudo.
Importância do estudo do clima na agricultura. Aquecimento global e implicações para a agricultura. Principais climas do mundo. O clima mediterrânico. Atmosfera terrestre: composição e características. Elementos do clima e sua determinação. Ciclo hidrológico. Balanço hídrico: métodos usados e importância. Geada; métodos de luta. Influência de alguns elementos do clima sobre a vegetação.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O programa foi estruturado de forma a permitir que os estudantes adquiram conhecimentos gerais nos domínios da climatologia agrícola e da avaliação dos vários tipos de solos e das suas características agronómicas e posterior integração destes conhecimentos nas restantes disciplinas do domínio da fitotecnia. Os conteúdos são abordados numa dinâmica baseada na transmissão de conhecimentos teóricos e na sua aplicação em contexto prático. Pretende-se desta forma tornar os alunos capazes de procurar as soluções mais sustentáveis, adequadas a cada uma das situações que encontrarão em contexto profissional. Pretende-se valorizar a formação que visa o exercício de uma atividade de carácter profissional, assegurando aos estudantes uma componente de aplicação dos conhecimentos adquiridos às atividades do respetivo perfil profissional
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
O ensino teórico é feito através de sessões expositivas, complementadas com sessões práticas, onde os estudantes serão estimulados a testar e validar ideias, coligir e interpretar informação de forma autónoma.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO:
Condições para admissão a exame final: são admitidos todos os estudantes inscritos na unidade curricular.
Dispensa de exame: (1) Assistência a pelo menos 75% das sessões de contacto; (2) Realização de duas provas escritas (PE); (3) Realização de fichas praticas durante as aulas (FP). Para nota final consideram-se as classificações das duas melhores fichas em cada módulo.
Modalidades de dispensa:
Dispensa total - Classificação igual ou superior a 10 valores nos dois módulos;
Dispensa parcial - Classificação igual ou superior a 10 valores em apenas um módulo
Sendo: Nota final de cada módulo: 80% da PE + 20% da média das 2 (melhores) FP
Nota final da UC: 50% nota final de Solos + 50% nota final de Clima
Exame final: Uma prova escrita
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As metodologias de ensino estão em coerência com os objetivos da unidade curricular. A metodologia expositiva associada aos trabalhos e exercícios realizados durante as aulas práticas permitirá ao aluno adquirir metodologias de trabalho e de conhecimentos de forma autónoma, sendo estes orientados para a resolução de problemas reais. O sistema de avaliação está, por isso, organizado para que sejam fomentados trabalhos práticos, onde se reforçam as competências específicas e a aprendizagem, com vista à resolução futura de problemas reais.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Costa, J. Botelho. 1979. Caracterização e Constituição do Solo. 2ª ed. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa. Portugal.
Weil, R.R. and Brady, N. C. 2017. The Nature and Properties of Soils. 15th ed. Global edition. Pearson Education.
Castillo, F.E. & Sentis, F. C. 2001. Agrometeorología. 2ª ed. Mundi-Prensa. España
Miranda, P.M.A. 2001. Meteorologia e Ambiente. Universidade Aberta. Lisboa.