Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhecimentos práticos e teóricos sobre enologia. Na enologia moderna o vinho é esboçado do copo até à uva ("from glass to grape"). Pretende-se que os estudantes conheçam e saibam utilizar as ferramentas tecnológicas que hoje estão ao dispor dos enólogos para elaborar vinhos de diferentes estilos de acordo com os consumidores a que se destinam.
Conteúdos programáticos
1. Introdução. 2. Segurança na adega. 3. Estabilização do vinho. 4. Colagem. 5. Filtração. 6. Enchimento. 7. O uso da madeira (barricas ou alternativos) no vinho. 8. Doenças e contaminações. 9. Higienização da adega. 10. Resolução de exercícios. 11. Ensaios laboratoriais. 12. Avaliação de Boletins de análise de vinhos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A aprendizagem das matérias acima referidas tem por objetivo dotar o aluno de uma base técnico-científica para compreender e integrar os conceitos, por forma a ficarem aptos a poderem trabalhar em adega, na produção de vinhos, no controlo da qualidade de vinhos, e comunicar, de forma eficaz, com profissionais de marketing e do ramo comercial.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
- Método expositivo e método demonstrativo. - Método ativo (desenvolvimento de trabalho pratico/pesquisa). - Utilização da plataforma de Videoconferência Colibri, sempre que se justificar. - Disponibilização na Plataforma Moodle de todo o material inerente ao funcionamento da Unidade Curricular.
Condições de dispensa de exame final: - Assistência a, pelo menos, 75% das aulas, seminários e visitas de estudo - uma prova escrita (PE); Fichas Práticas/Questões de aulas (TP) Classificação final (CF) = 0,75 PE + 0,25 TP, com CF > 10, nota mínima 8 valores em cada elemento de avaliação.
Exame final: - O exame final consta de uma prova escrita com características teórico-práticas (PE).
Um estudante não aprovado na UC pode manter os resultados da componente prática, até dois anos letivos consecutivos após a sua obtenção, como previsto no ponto 7. do Artigo 23º, do RAAL.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Nas sessões expositivas serão apresentados os conceitos e metodologias fundamentais à compreensão dos conteúdos programáticos, complementados nas aulas práticas laboratoriais e na adega.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Curvelo-Garcia, A.S., Barros, P. 2015. - Química Enológica, Métodos Analíticos. Agrobook. 823pp. Dias-Cardoso, A. (2007). O vinho: da uva à garrafa. Âncora Editora. 424pp. Iland, P; Bruer, N., Edward, G.; Caloghiris, S., Wilkes, E. (2011). Chemical Analysis of Grapes and Wine: Techniques and Concept 2nd.edition. Patrick Iland Wine Promotions, 118 pp. Iland, P.; Bruer, N.; Ewart, A.; Markides, A.; Sitters, J. (2004). Monitoring the winemaking process from grapes to wine techniques and concepts. Patrick Iland Wine Promotions 116pp. Ribéreau-Gayon, P.; Dubourdieu, D., Donèche, B.; Lonvaud, A. (2006). Handbook of Enology. Volume 1: The Microbiology of Wine and Vinifications 497 pp. Ribéreau-Gayon, P.; Glories, Y., Maujean, A.; Dubourdieu, D (2006). Handbook of Enology. Volume 2: The Chemistry of Wine Stabilization and Treatments. 450 pp.