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Marketing

Código: TVEN1252    Sigla: MARK
Área Científica: Marketing e Publicidade

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Gestão e Marketing e Economia e Desenvolvimento (GMED)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TVEN 19 Despacho n.º 9078/2021 de 13/09 5
Aviso n.º 556/2016 de 20/01 5

Horas Efetivamente Lecionadas

TVEN_2A

Teórico-Práticas: 58,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Paula Lúcia da Mata Silvério Ruivo - ESA   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paula Lúcia da Mata Silvério Ruivo - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A unidade curricular tem por objetivo familiarizar os alunos com a temática do marketing sensibilizando-os para a crescente importância desta ferramenta nas organizações do setor agrícola e alimentar. Serão analisados mercados e abordadas políticas de preço, produto, distribuição e comunicação, dotando os alunos das competências necessárias à tomada de decisão face a problemas reais que poderão surgir no seu contexto profissional.
Pretende-se que o aluno: compreenda e integre o papel do marketing no modelo de gestão da organização; percecione as características/comportamento dos consumidores atuais e potenciais, compreenda as tendências do mercado integrando as análises da concorrência e da envolvente; defina a abordagem às variáveis de marketing e o impacto das suas políticas na estratégia da empresa; esteja capacitado para preparar planos de marketing no agronegócio e que potencie a sua atividade empreendedora.

Conteúdos programáticos

Introdução ao estudo do marketing. O conceito de marketing e a sua evolução. A análise do mercado. Perceções, atitudes e preferências de compra e de consumo. Segmentação, seleção de mercados e posicionamento. Estratégias de marketing. As Políticas do marketing: a gestão do produto, as decisões de preço, o mix de comunicação e a política de distribuição. A evolução dos mercados vinícolas e as novas tendências. Estratégias de internacionalização. 

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular


Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A metodologia utilizada segue o regime presencial onde se procura interligar o método expositivo, com foco no diálogo e na participação dos estudantes, incentivando a discussão crítica de exemplos de estratégias e ações de marketing. Na plataforma de ensino a distância é disponibilizada informação relevante para o desenvolvimento dos trabalhos.

Dispensa de exame final:
- 1 prova escrita (PE)
- 1 trabalho individual (TI)
- 1 trabalho de grupo (TG), com tema proposto pelo docente, realizado em pequenos grupos de 2 a 3 estudantes.
- 1 relatório individual (RI) sobre visita realizada ou conferência de convidado
Ambos os trabalhos são alvo de apresentação escrita e oral.
A dispensa carece de obtenção de classificação positiva no trabalho e um mínimo de oito valores na prova escrita. A Classificação Final (CF) será obtida através da fórmula: TF = 0,5PE+0,1RI+0,15TI+0,25TG.

Exame final: 1 prova escrita


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)


de Baynast, A.; ...; Dionísio, P. & Rodrigues, V. (2018). Mercator 25 anos: O Marketing na era digital (17ª ed.). Dom Quixote.

Observações