Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Adquirir conhecimentos teórico-práticos sobre a análise sensorial de vinhos.
Conteúdos programáticos
1- Fisiologia dos sentidos. 2- Técnica de prova. 3- Treino de prova. 4- Tecnologia de vinificação e sua influência nas características sensoriais do vinho. 5 - Composição do vinho e sua ligação com a análise sensorial. 6- A prova de vinhos: Aspeto visual, aroma e sabor. 7- Prova de vinhos de castas e regiões diferentes. 8 - Harmonização dos vinhos e as iguarias.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A prova continuada de vinhos permite dotar o aluno de uma base para a avaliação de vinhos.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Sessões Presenciais: teóricas (T), expositivas, complementadas com sessões práticas.
Avaliação contínua:
- Assistência a, pelo menos, 75% das aulas e seminários; - Uma prova escrita (PE) - Realização de um Diário do vinho (TP1), onde devem ser descritos todos os vinhos provados nas aulas e também fora das aulas (marca do vinho, tipo de vinho, região de produção, custo, avaliação geral e comentários) e outra ficha pratica (TP2)
Fórmula de Dispensa: DISP = 0,5*PE + 0,4*TP1 + 0,2*TP2; nota de DISP maior ou igual a 10, com nenhum elemento de avaliação com classificação inferior a 10.
Exame final: Uma prova escrita (PEX) e uma prova prática (PP). FC = PEX*0,5 + PP* 0,5; nota FC maior ou igual a 10.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As aulas teóricas dão os conhecimentos teóricos de como provar vinhos.
As aulas práticas permitem aos estudantes desenvolver as suas capacidades sensoriais.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Clarke, R.J.; Bakker, J. (2004).
Wine Flavour Chemistry. Blackwell Publishing.
Harrington, R.J. (2008). Food and
wine pairing a sensory experience John Wiley & Sons, INC. pp339.
Jackson, H.; Robinson, J. (2007).
The wold atlas of wine. Mitchell Beazley 6th Edition. pp 400.
Jackson, R.S. (2002). Wine Tasting:
A Professional Handbook. Elsevier Academic Press. pp 256
Old,
M. (2014). Wine a Tasting Course. Dorling Kindersley, 256 pp.