Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Fornecer aos estudantes ferramentas para: compreensão e utilização dos conceitos da qualidade, da higiene e da segurança (inocuidade) alimentares gerais e aplicados à vitivinicultura; compreensão das atividades e do trabalho envolvido na sua gestão e controlo da qualidade e da inocuidade alimentares, de forma a que possam aplicar estas competências gerais na cadeia de produção, em equipas de trabalho, ao nível da produção primária ou noutras etapas para além da mesma.
Conteúdos programáticos
Introdução e conceitos de qualidade e de segurança alimentar. Noções gerais, terminologia e definições. Legislação Comunitária e Nacional relativas aos géneros alimentícios. Normas aplicadas à qualidade e à segurança na cadeia alimentar. Caraterísticas, grupos de caraterísticas, parâmetros e fatores. Normalização e certficação. Higiene e segurança alimentares: introdução; perigos biológicos, químicos e físicos; pré-requisitos; boas práticas de higiene e de fabrico; métodos de limpeza e desinfeção. Boas práticas. O sistema HACCP: princípios gerais do sistema; requisitos do sistema; implementação do sistema; exemplos do trabalho a desenvolver na aplicação do sistema e de sistemas de controlo da qualidade e de protótipos aplicáveis à cadeia de produção. Introdução ao estudo da qualidade. Normas e outros referenciais. Apresentação de protótipos de sistemas de gestão da qualidade da segurança. Sistemas baseados em normas de certificação aplicáveis à produção vitivinícola.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
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Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Teórico prat: expositivo e demonstrativo. Tutoriais - aplicação dos sistemas e apresentação de recursos disponíveis para os elaborar; auxílio em pesquisas.
Apoio online.
Avaliação:
- Est. inscritos admitidos a exame.
- Obrigatória assistência a sessões com elementos de aval..
- Aval.: 2 provas escritas (PE) + 1 trabalho de grupo avaliado por apresentação final (por cada um dos membros, dos assuntos, indicados no dia apresentação final, pelo docente) (TP) + participação nos trabalhos (PT), comprovada por entrega via mail institucional, das versões, em datas definidas e com evolução em relação à versão ant.
- Para obter dispensa de exame: 8 ou mais, em cada um dos componentes PE e TP.
- Fórmula de dispensa: 0,5 PE + 0,4 TP + 0,1 PT - média das avaliações sup. ou igual a 10
- Exame e nota: 0,5 PE exame escrito + 0,4 TP + 0,1 PT; ou quem não entregar ou não quiser considerar TP - 0,5 PE ex. escrito teórico + 0,5 ex. escrito prático; em ambos os casos aproveitamento - 10 ou mais valores.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
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Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Raimundo, A. J. F. [s .d.] Apresentação do docente: Higiene e segurança alimentares: Introdução; Raimundo, A. J. F. [s. d.] Apresentação do docente: Qualidade: um ponto de vista; Pirâmides do alimentos com origem em diversas entidades; Codex alimentarius (2003) CAC/RCP 1 - 1969, Rev. 4 - 2003 Princípios gerais de higiene alimentar; Cristina, J. L. de S. [s. d.] Apresentação de docente: Introdução ao sistema HACCP: princípos e etapas de implementação; Cristina, J. L. de S. [s. d.] Apresentação de docente: Técnicas e métodos de higienização; Cristina, J. L. de S. [s. d.] Apresentação de docente: CAC/RCP 1-1969, rev. 5-2020; NP 9001:2008: introdução e principais aspetos; Regulamento (CE) n.o 178/2002 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 28 de Janeiro de 2002; Regulamento (CE) n.º 852/2004, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 29 de Abril de 2004 (e rectificações); Legislação e normas diversas aplicáveis à vitivinicultura.