Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Pretende-se que o estudante no final da unidade curricular seja capaz de: 1. Contruir uma base de dados em SPSS Statistics; 2. Analisar e interpretar dados do ponto de vista descritivo; 3. Analisar e interpretar dados inferenciais; 4. Compreender as diferenças entre testes paramétricos e não paramétricos; 5. Compreender quando deve utilizar testes paramétrios e não paramétricos; 6. Identificar os tipos de testes a utilizar e analisar os resultados obtidos.
Conteúdos programáticos
1) Variáveis, Populações e Amostra;
2) Amostras independentes vs amostra emparelhadas;
3) Estatística Descritiva (Medidas de tendência central; Medidas de dispersão; Medidas de assimetria e achatamento; Medidas de associação);
4) Representação gráfica de resultados
5) Construção de uma base de dados
6) Teoria da correlação
7) Regressão linear
8) Testes paramétricos para comparar populações a partir de amostras independentes
8.1) Teste K-S;
8.2) Test S-W;
8.3) Teste de Levene;
8.4) Teste t para uma amostra;
8.5) Teste t para duas amostras;
8.6) One-way ANOVA;
8.6.1) Comparação múltipla de médias: Tukey e Bonferroni
9) Testes não paramétricos para comparar populações a partir de amostras independentes
9.1) Teste de Mann-whitney;
9.2) Teste de Wilcoxon;
9.3) Teste Kruskal-Wallis
10) Testes para amostras emparelhadas
10.1) Teste de t-student;
10.2) Anova de Medidas repetidas;
10.3) Teste Wilcoxon para amostras emparelhadas.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos são a operacionalização dos objetivos definidos para a unidade curricular, seguindo uma lógica dedutiva desde o ponto 1 até ao ponto 10.3.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
As aulas teórico-práticas são expositivas e interativas enquanto as aulas práticas laboratoriais são de aplicação prática. O modelo de ensino promove a formação integral dos estudantes, estimulando o seu pensamento crítico, criativo e ético. O envolvimento do estudante na sua autoformação, além da responsabilidade exercida na participação em órgãos, como o Conselho Pedagógico, é estimulado a partir de metodologias exploratórias de temas através de pesquisa bibliográfica, integração/ligação a trabalhos de pesquisa de outras unidades curriculares ou respondendo a desafios colocados em sala de aula, além de possível envolvimento em projetos de investigação ou outros.
De forma operacional, no primeiro dia de aulas, o planeamento da unidade curricular é fornecido e disponibilizado na plataforma moodle. Esta plataforma será usada para transmitir qualquer informação aos estudantes fora do regime normal de aula. Também serão disponibilizados na plataforma moodle, vários diapositivos, artigos e textos de apoio usados nas diferentes aulas. A plataforma poderá igualmente ser usada para realização de fichas ou testes de avaliação. Todavia, as classificações oficiais serão lançadas na plataforma SIGARRA que é a plataforma oficial para esta tarefa.
Avaliação
Para a avaliação contínua e exame, na época normal, deve cumprir 2/3 de presenças, salvo alunos em situação especial. Avaliação contínua: 2 provas escritas (30% cada), prova oral (40%) e iniciar-se-á com a realização do 1º momento (nota mínima de 9 valores); Classificação final: média ponderada dos 3 elementos.
Dispensa de exame final, caso o aluno obtenha uma classificação final igual ou superior a 10 na avaliação contínua. Caso a classificação final seja inferior a 10 valores, o aluno reprovará. Os alunos que não optarem pela avaliação contínua ou não cumpram as condições descritas, serão avaliados nas épocas de recurso ou especial. O exame final contemplará uma prova escrita (50%), oral (50%) e todos são presenciais, onde deverá ter uma classificação igual ou superior a 10. A classificação final será a média ponderada destes 2 elementos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A metodologia de ensino expositiva e interativa utilizada nas aulas teórico-práticas irá permitir aos alunos aprenderem a informação de base necessária para o desenvolvimento das aulas de prática laboratoriais, onde se privilegia as metodologias interativas, envolvendo os alunos no processo de ensino aprendizagem. Dessa forma, todos os objetivos de aprendizagem definidos serão alvo de uma apresentação introdutória a que se seguirá a sua exploração mais aprofundada no âmbito das aulas teórico-práticas com recurso ao desenvolvimento de aplicação prática de exercício tendo por base o SPSS.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Field, A. (2016). Discovering statistics using IBM SPSS statistics. Sage Publication. Laureano, R.,& Botelho, M. (2017). SPSS statistics: O meu manual de consulta rápida (3ª edição). Edições sílabo. Mâroco, J. (2007). Análise Estatística com o SPSS Statistics v.25 (7ª edição). ReportNumber.