Código: | AFEVS4006 | Sigla: | ENLV | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Área de Ensino: | AFEVS - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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AFEVS | 17 | Despacho N.º 10205/2019, de 11 novembro de 2019 | 2º | 8 | 52,5 | 224 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Conhecer e saber aplicar:
1. os conceitos e terminologia associados ao tema da Nutrição; Conhecer os macro e micro nutrientes mais importantes para a nutrição Humana;
2. a função e o percurso dos principais nutrientes no organismo;
3. as principais recomendações sobre a ingestão de nutrientes;
4. a função nos processos metabólicos (anabolismo e catabolismo) dos nutrientes;
5. as necessidades e especificidades nutricionais ao longo da vida;
6. as necessidades e especificidades nutricionais associadas a diferentes níveis de atividade física.
1. Introdução, terminologia e conceitos (nutrição, bioquímica, metabolismo, atividade física);
2. Nutrientes (macro e micronutrientes);
3. Processo digestivo;
4. metabolismo dos nutrientes (anabolismo e catabolismo);
5. Recomendações sobre a ingestão dos principais nutrientes;
6. Homeostasia dos principais nutrientes no organismo (controlo hidroelectrolítico; controlo glicémico; balanço calórico; balanço de minerais; turnover da proteína muscular;
7. Especificidades da nutrição adequadas à actividade física e ao exercício;
8. Especificidades da nutrição adequadas às diferentes fases da vida.
Para cada objetivo definido foram selecionados um ou mais conteúdos. A sequência dos conteúdos foi definida de modo a beneficiar dos conteúdos apreendidos anteriormente e a potenciar a aprendizagem dos conteúdos seguintes e a permitir de modo sequencial a consecução dos objetivos definidos.
* São utilizadas metodologias de ensino interativas que envolvam descoberta guiada, a manipulação de documentos (ex. artigos científicos ou recomendações nutricionais institucionais) e materiais (rótulos de alimentos, tabelas nutricionais), trabalho de grupo e apresentação de conteúdos por estudantes para os colegas.
Modelo de avaliação (nota mínima 10 valores em todos os elementos de avaliação):
A utilização de metodologia de ensino mais expositiva e tradicional vai permitir a aquisição inicial de conhecimentos considerados de pré-requisito para o sucesso das atividades didáticas e desafios subsequentes a desenvolver pelos estudantes e para autonomia dos mesmos no desenvolvimento das tarefas e respectivos processos com vista à consecução dos objetivos definidos. Desta forma pretende-se assegurar a intencionalidade, autonomia e sucesso esperados dos estudantes nas metodologias mais interativas. Garante-se deste modo o envolvimento dos estudantes no processo de aquisição dos conhecimentos e das competências para que estes consigam atingir níveis elevados de autonomia na manipulação e utilização do conhecimento assim como na aplicação das competências adquiridas e determinadas nos objetivos desta unidade curricular.
* Introduction to Human Nutrition (2009), M.J. Gibney, H.H. Vorster, F.J. Kok. Blackwell Science Ltd, a Blackwell Publishing Company, Oxford, UK.
* Nutrição Humana (2005), F.A.G. Ferreira. 3ª edição. Fundação Calouste Gulbenkian: Serviço de Educação, Lisboa, Portugal.
* Nutrition and Metabolism (2010), M.J. Gibney, I.A. Macdonald, H.M. Roche (eds). (2nd) Wiley-Blackwell, Hoboken, US.
* Public Health Nutrition (2017), Welch, A.A. Kearney, J.M. Lanham-New, S.A. (eds). (2nd) Wiley-Blackwell, Hoboken, US.
* Sport Nutrition (2018), A. Jeukendrup, M. Glesson, 3rd edition. Human Kinetics, Champaign, USA.
* Sport Nutrition for Health and Performance (2009), M.M. Manore, N.L. Mayer, J. Thompson, 2nd edition. Human Kinetics, Champaign, USA.
Em situação de Emergência/ pandemia podem existir decisões de ajustamento ao formato dos elementos de avaliação, atempadamente comunicadas aos alunos, para permitir cumprir regras de higiene e segurança (ex. apresentações de trabalhos e testes teóricos podem ser realizadas online em vez de presencialmente).