Código: | AFEVS4007 | Sigla: | AN | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Área de Ensino: | AFEVS - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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AFEVS | 17 | Despacho N.º 10205/2019, de 11 novembro de 2019 | 2º | 10 | 68 | 280 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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No final da UC de Plano de Intervenção Nutricional os estudantes deverão alcançar o seguintes objectivos de aprendizagem:
- acompanhar um cliente na sua mudança de comportamentos relativos aos hábitos alimentares;
- avaliar e descrever o processo de avaliação do comportamento alimentar de um indivíduo;
- compreender e aplicar ao comportamento alimentar as ferramentas de intervenção na mudança comportamental;
- desenvolver, implementar e avaliar um programa individualizado de aconselhamento nutricional.
Parte 1: Análise da investigação, teórica e baseada na prática, sobre os fatores que influenciam as nossas opções e suportam as escolhas alimentares.
Parte 2: desenho de programas de aconselhamento nutricional:
Etapa 1 ¿ análise de necessidades e comportamentos;
Etapa 2 - identificação de potenciais determinantes e mediadores comportamentais;
Etapa 3 ¿ definir o modelo e ferramentas de intervenção;
Etapa 4 ¿ Definir os objetivos;
Etapa 5 - implementar o programa;
Etapa 6 ¿ avaliação do processo e dos resultados. Parte 3: Elaborar e apresentar um relatório final.
Parte 4. Atividade Física, Desporto, Nutrição, Suplementação e Dopagem:
A) Custos e benefícios do ponto vista biológico e psicossocial;
B) Princípios éticos e morais;
Parte 5. Os princípios éticos orientadores da atividade profissional no contexto das ciências da nutrição.
As metodologias de ensino estão em coerência com os objetivos da UC. As aulas T são mais expositivas e centradas no desenvolvimento de conceitos. Nas aulas TP o desenvolvimento de fichas, realização de trabalhos, apresentações orais, permitem conhecer, descrever e aplicar conhecimentos desenvolvendo as competências subjacentes aos objetivos enumerados em linha com as várias partes e as etapas da parte 2, que é central e ocupara a maioria da horas de trabalho nesta UC.
* Nas aulas teóricas (T) utiliza-se uma metodologia expositiva (meios audiovisuais e estratégias pro-ativas). Nas outras tipologias de aulas utiliza-se abordagem mais prática de aquisição de conhecimentos aplicados, incluindo: resolução de problemas; estudos de caso, elaboração de propostas de intervenção individual e/ou de grupo, pré-estágio.
Modelo de avaliação :
As metodologias de ensino estão em coerência com os objetivos da unidade curricular. As aulas teóricas são mais expositivas e centradas no desenvolvimento de conceitos. Nas aulas teóricas práticas o desenvolvimento de fichas, a realização de trabalhos, apresentações orais, permite ao aluno aplicar conhecimentos associados à competência de promoção de mudança dos hábitos alimentares em linha com o perfil de conhecimentos e competências subjacente ao perfil de saída dos alunos licenciados em AFEVS.
* Jones & Bartlett (2020). Nutrition Education: Linking Research, Theory and Practice. 4rd Ed., Publishers, Isobel R. Contento Inc.
* Snetselaar, L.G. (2009). Nutrition Counseling Skills for the Nutrition Care Process. 4th Ed., Jones and Bartlett Publishers, Sudbury, MA, USA.
* Welch, A.A. Kearney, J.M. Lanham-New, S.A. (2017). Public Health Nutrition. 2nd Edition. Wiley-Blackwell, Hoboken, US.
* Barth, M., Bell, R., & Grimmer, K. (2020). Public Health Nutrition: Rural, Urban, and Global Community-Based Practice (1st Ed.). Springer Publishing Company, NY, USA.
Em situação de pandemia podem existir decisões de ajustamento ao formato dos elementos de avaliação, atempadamente comunicadas aos alunos, para permitir cumprir regras de higiene e segurança (ex. apresentações de trabalhos e testes teóricos podem ser realizadas online em vez de presencialmente).