Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
No Projeto II os estudantes dão continuidade ao trabalho desenvolvido anteriormente na UC de Projeto I, realizando o seu estágio profissional, e operacionalizando a sua ideia de negócio inovadora. É a componente da formação onde os estudantes demonstram que adquiriram as competências de um profissional de atividade física e de estilos de vida saudável, o que significa que estão aptos a intervir de forma independente em situações de complexidade moderada e de forma proativa e inovadora. O Projeto II tem duas componentes:
1) Estágio Profissional (17 ECTS; 320h);
2) Produto Profissional Inovador (10 ECTS; 180h).
Conteúdos programáticos
A licenciatura em AFEVS foi desenhada com base nas competências necessárias para desenvolver um conjunto de tarefas principais (TP) no âmbito da área socioprofissional da atividade física e dos estilos de vida saudáveis. Serão abordados conteúdos que permitam a estes profissionais:
TP1. Mudar comportamentos no âmbito da atividade física e do estilo de vida; TP2. Desenvolver ações de sensibilização e aconselhamento no âmbito das políticas de atividade física e dos estilos de vida saudáveis; TP3. Desenvolver, liderar e supervisionar programas de atividade física;
TP4. Assumir tarefas de gestão no âmbito de uma organização e de liderança de grupos e equipas; TP5. Gerar inovação e oportunidades de negócio.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os objetivos definidos para a componente de Estágio Profissional são articulados com os conteúdos definidos nos pontos TP1 a TP4.
Os objetivos definidos para a componente de Produto Profissional são articulados com os conteúdos definidos no ponto TP5.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Esta unidade curricular segue um método de ensino baseado na prática e na resolução de problemas, devidamente acompanhado pelos docentes e orientadores, que analisam o empenho, a progressão e a competência dos estudantes nas diferentes componentes do Projeto.
Avaliação
A Classificação Final é calculada com base na média ponderada da classificação obtida em cada uma das componentes do Projeto II, sendo expressa quantitativamente numa escala inteira de 0 a 20 valores. São considerando aprovados apenas os alunos que obtenham uma classificação final igual ou superior a 10 valores em cada uma das duas componentes. A fórmula de cálculo da Classificação Final é a seguinte: EP*0,70 + PP*0,30.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Durante o projeto II, os estudantes desenvolvem as suas aprendizagens através de um processo de demonstração de competências adquiridas. Neste processo os estudantes evidenciam que são capazes de intervir com competência, de forma independente e reflexiva, com base no plano desenvolvido e de acordo com as competências objetivadas.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Aplica-se a bibliografia de todas as unidades curriculares do curso.