Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
a) Adquirir conceitos operativos no âmbito do Património Cultural (PC);b) Conhecer a evolução das principais componentes e marcos do PC em Portugal;
c) Compreender as linhas gerais da história Política e Cultural de Portugal desde o final do Antigo Regime até à actualidade;
d) Contribuir para o desenvolvimento de capacidades de análise crítica do mundo contemporâneo;
e) Identificar e promover o estudo e salvaguarda dos vários tipos de PC;
f) Adquirir métodos e técnicas de recolha de dados, comentário crítico e apresentação de resultados, adequados ao enquadramento de factos, conjunturas e teorias do PC.
Conteúdos programáticos
1ª Parte: O Património Cultural: Definições e Problematizações
1.1. Periodizações
1.2 A evolução das ideias relativas ao Património Cultural no séc. XX
2ª Parte
2.1-Reconhece definições e o quadro legal da Animação do PC
2.2- Problematiza e questiona concepções de Património Cultural
3ª Parte: Cronologias
3.1-Reconhece grandes etapas civilizacionais em Portugal e na Europa
3.2-Caracteriza a emergência dos Estados-Nação e os efeitos da Globalização
3.3-Caracteriza a Industrialização do Lazer e Fins do Turismo Cultural
4ª Parte O Património Cultural dos Factos às Teorias da Animação
4.1-Reconhece a revalorização do Património Cultural na Era Moderna
4.2-Identifica a génese dos grandes Museus
4.3-Caracteriza a Evolução do Património Cultural e da Museologia em Portugal
4.4-Identifica exemplos actuais de renovação da Abordagem do Património Cultural
4.5-Reconhece a Museologia da Infância e Educação como sector emergente do PC
4.6-Reconhece Técnicas de Animação do Património Cultural
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Esta unidade curricular tem um carácter teórico-prático. Na programação das atividades pedagógicas privilegiar-se-ão dois momentos, interligados entre si: uma componente informativa, assegurada pelo docente; e situações que permitam, a partir da análise de textos (e outros documentos), o conhecimento e o debate crítico dos conteúdos temáticos. Nesse sentido, o professor organiza e propõe aos alunos textos que, em conjunto com a bibliografia recomendada permitem o conhecimento das matérias e propõe estes à reflexão e crítica.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
O desenvolvimento dos conteúdos processa-se através de:
- exposições teóricas por parte do docente;
- análise e discussão de documentos;
- exposições por parte dos estudantes.
A Avaliação Contínua implica uma participação regular nas aulas. É necessário clarificar os parâmetros em que a Avaliação assenta. Assim, as várias componentes a ter em conta são: -1 teste escrito, -1 trabalho de exposição oral, em grupo (pares), -Participação (leituras e preparação de textos + intervenção na aula)
A quantificação reparte-se entre as várias componentes:
Teste-80 pontos,
Trabalho-Projecto (exposição oral)-80 pontos, Participação-40 pontos.
A nota final resulta da adição das 3 avaliações parciais (80+80+40=200 pontos=20 valores). Os critérios para a avaliação dos desempenhos nas 3 componentes serão do conhecimento prévio do estudante.
Avaliação
A avaliação desta UC assenta na participação, na observação direta e tendo por base dois elementos de avaliação: um teste escrito e um trabalho com apresentação oral.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O programa está estruturado em ordem crescente de complexidade conceitual e é ilustrado com vários exemplos. O aluno deve conhecer os principais técnicas e resultados. Os alunos elaboram exercícios aplicando as técnicas e principais conceitos nas aulas e fora das aulas, permitindo-lhes adquirir familiaridade com os conceitos e técnicas fundamentais.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
ANDER-EGG, Ezequiel (1991) - Metodologia y Prática de la Animacion Sócio-Cultural, Buenos Aires: Humanitas.
CUSTÓDIO, Jorge. Coord. (2011) - 100 anos de Património:Memória e Identidade - Portugal 1910-2010, IGESPAR, Lisboa.
HATTON, Barry (2011) - The Portuguese A Modern History, Signal Books, Oxford.
LOPES, Marcelino de Sousa (2006) - Animação Sociocultural em Portugal, Amarante: Ed.Intervenção.
LOPES. Flávio; CORREIA, Miguel Brito (2014) - Património Cultural:
Critérios e Normas Internacionais de Proteção, Editora Caleidoscópio,
Casal de Cambra.
MATTOSO, José; DAVEAU, Suzanne e BELO, Duarte (2010) - Portugal O Sabor da Terra Um Retrato Histórico e Geográfico por Regiões, Temas e Debates.
THOMPSON, Paul (1978) - The Voice of The Past. Oral History, Oxford: Oxford Univ. Press, 1992.
VIDIGAL, Luis (1996) - Os Testemunhos Orais na Escola. História Oral e Projectos Pedagógicos, Porto: Edições ASA.
Lei 107/2001, de 8 de setembro
Observações
LOPES. Flávio; CORREIA, Miguel Brito (2014) - Património Cultural:
Critérios e Normas Internacionais de Proteção, Editora Caleidoscópio,
Casal de Cambra.