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Património Cultural

Código: EATN19    Sigla: PC
Área Científica: Humanidades

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LEATN 16 Despacho nº 5883/2023 5
Despacho nº 8075/2016 5 60 125

Horas Efetivamente Lecionadas

LEATN-2

Teórico-Práticas: 56,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Vanda Bela Maximiano Luciano   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Vanda Bela Maximiano Luciano Responsável
António George Camacho Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

a) Adquirir conceitos operativos no âmbito do Património Cultural (PC);b) Conhecer a evolução das principais componentes e marcos do PC em Portugal; 
c) Compreender as linhas gerais da história Política e Cultural de Portugal desde o final do Antigo Regime até à actualidade; 
d) Contribuir para o desenvolvimento de capacidades de análise crítica do mundo contemporâneo; 
e) Identificar e promover o estudo e salvaguarda dos vários tipos de PC; 
f) Adquirir métodos e técnicas de recolha de dados, comentário crítico e apresentação de resultados, adequados ao enquadramento de factos, conjunturas e teorias do PC.

Conteúdos programáticos

1ª Parte: O Património Cultural: Definições e Problematizações
1.1. Periodizações 
1.2 A evolução das ideias relativas ao Património Cultural no séc. XX 
2ª Parte
2.1-Reconhece definições e o quadro legal da Animação do PC 
2.2- Problematiza e questiona concepções de Património Cultural 
3ª Parte: Cronologias 
3.1-Reconhece grandes etapas civilizacionais em Portugal e na Europa 
3.2-Caracteriza a emergência dos Estados-Nação e os efeitos da Globalização 
3.3-Caracteriza a Industrialização do Lazer e Fins do Turismo Cultural 
4ª Parte O Património Cultural dos Factos às Teorias da Animação
4.1-Reconhece a revalorização do Património Cultural na Era Moderna
4.2-Identifica a génese dos grandes Museus 
4.3-Caracteriza a Evolução do Património Cultural e da Museologia em Portugal 
4.4-Identifica exemplos actuais de renovação da Abordagem do Património Cultural 
4.5-Reconhece a Museologia da Infância e Educação como sector emergente do PC 
4.6-Reconhece Técnicas de Animação do Património Cultural 

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Esta unidade curricular tem um carácter teórico-prático. Na programação das atividades pedagógicas privilegiar-se-ão dois momentos, interligados entre si: uma componente informativa, assegurada pelo docente; e situações que permitam, a partir da análise de textos (e outros documentos), o conhecimento e o debate crítico dos conteúdos temáticos. Nesse sentido, o professor organiza e propõe aos alunos textos que, em conjunto com a bibliografia recomendada permitem o conhecimento das matérias e propõe estes à reflexão e crítica.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

O desenvolvimento dos conteúdos processa-se através de: - exposições teóricas por parte do docente; - análise e discussão de documentos; - exposições por parte dos estudantes. A Avaliação Contínua implica uma participação regular nas aulas. É necessário clarificar os parâmetros em que a Avaliação assenta. Assim, as várias componentes a ter em conta são: -1 teste escrito, -1 trabalho de exposição oral, em grupo (pares), -Participação (leituras e preparação de textos + intervenção na aula) A quantificação reparte-se entre as várias componentes: Teste-80 pontos, Trabalho-Projecto (exposição oral)-80 pontos, Participação-40 pontos. A nota final resulta da adição das 3 avaliações parciais (80+80+40=200 pontos=20 valores). Os critérios para a avaliação dos desempenhos nas 3 componentes serão do conhecimento prévio do estudante.


Avaliação

A avaliação desta UC assenta na participação, na observação direta e tendo por base dois elementos de avaliação: um teste escrito e um trabalho com apresentação oral.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O programa está estruturado em ordem crescente de complexidade conceitual e é ilustrado com vários exemplos. O aluno deve conhecer os principais técnicas e resultados. Os alunos elaboram exercícios aplicando as técnicas e principais conceitos nas aulas e fora das aulas, permitindo-lhes adquirir familiaridade com os conceitos e técnicas fundamentais.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)


ANDER-EGG, Ezequiel (1991) - Metodologia y Prática de la Animacion Sócio-Cultural, Buenos Aires: Humanitas.
CUSTÓDIO, Jorge. Coord. (2011) - 100 anos de Património:Memória e Identidade - Portugal 1910-2010, IGESPAR, Lisboa.
HATTON, Barry (2011) - The Portuguese A Modern History, Signal Books, Oxford.
LOPES, Marcelino de Sousa (2006) - Animação Sociocultural em Portugal, Amarante: Ed.Intervenção.
LOPES. Flávio; CORREIA, Miguel Brito (2014) - Património Cultural: Critérios e Normas Internacionais de Proteção, Editora Caleidoscópio, Casal de Cambra.
MATTOSO, José; DAVEAU, Suzanne e BELO, Duarte (2010) -  Portugal O Sabor da Terra Um Retrato Histórico e Geográfico por Regiões, Temas e Debates.
THOMPSON, Paul (1978) - The Voice of The Past. Oral History, Oxford: Oxford Univ. Press, 1992. 
VIDIGAL, Luis (1996) - Os Testemunhos Orais na Escola. História Oral e Projectos Pedagógicos, Porto: Edições ASA. 
Lei 107/2001, de 8 de setembro

Observações



LOPES. Flávio; CORREIA, Miguel Brito (2014) - Património Cultural: Critérios e Normas Internacionais de Proteção, Editora Caleidoscópio, Casal de Cambra.