Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Pretende-se que os alunos desenvolvam competências para criar valor na nova ¿criptoeconomia¿, sabendo ultrapassar quer o paradigma da era industrial (brick-and-mortar), quer o paradigma da Internet da Informação (plataformas digitais), rumo ao paradigma de negócios emergente na Internet do Valor (protocolos criptográficos), com destaque para o aproveitamento de um novo ecossistema de aplicações descentralizadas. A UC visa explorar formas de compensar a perda de relevância competitiva da tradicional intermediação dos negócios, aproveitando a tecnologia blockchain para reduzir custos de transação (e.g., custos de agência), e cultivar vantagens concorrenciais assentes na gestão de informação mediante arquiteturas de negócio abertas, transparentes e colaborativas.
Conteúdos programáticos
1) Negócios digitais na perspetiva do marketing;
2) A nova Internet do Valor;
3) Tecnologia Blockchain (BT);
4) Impacto da BT nos negócios;
5) Ciberética na Web 3.0;
6) Desenvolvimentos futuros.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Em geral, os conteúdos programáticos desenvolvem-se de um modo lógico de uma ênfase mais teórica para uma ênfase mais prática, assim como de uma ênfase mais global e estratégica para uma ênfase mais operacional, em coerência com os objetivos de uma formação com maior conteúdo de aplicação do saber e com maior componente profissional imediata, inerente ao exercício de uma atividade profissional em marketing. Os conteúdos programáticos são coerentes e estão concebidos para dar resposta aos objetivos de ensino/aprendizagem, nomeadamente no que toca ao desenvolvimento de competências de mais alto nível em marketing, tais como as competências de formulação, implementação e avaliação de decisões. De um modo geral, os conteúdos programáticos suportam o desenvolvimento de todos os níveis de competências específicas.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
O método de ensino-aprendizagem desenvolve-se de forma lógica, partindo de uma ênfase teórica para uma ênfase prática. Baseia-se em aulas práticas e inclui os seguintes instrumentos: apresentações pelos docentes, exercícios práticos, estudos de caso, trabalhos de investigação, trabalhos de grupo, discussão e apresentação.
Regime de Assiduidade: Obrigatoriedade de presença em 66,66% das aulas (dois terços das aulas previstas)
Avaliação
A avaliação incluirá um teste escrito final (50%) e a apresentação de um trabalho de grupo (50%). Os alunos que não apresentarem o trabalho de grupo ou que obtiverem menos de oito valores no teste escrito serão avaliados por um exame final (100%).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As competências de conhecimento e compreensão podem ser adquiridas através da frequência de aulas e da leitura de livros, artigos e exemplos práticos. As competências de análise e avaliação podem ser desenvolvidas através de tarefas práticas. Os principais métodos de aprendizagem a utilizar incluem o estudo de casos, que podem ser históricos ou envolver a recolha de dados primários, exercícios e trabalhos práticos individuais. Os métodos de ensino para competências aplicadas e criativas envolvem o estudo de casos e exercícios de aplicação em contexto empresarial. A interação e uma participação ativa são necessárias para alcançar o mais alto nível de competências. Devem ser utilizadas técnicas de aprendizagem ativa que equilibrem a discussão de conceitos e teorias com a sua aplicação.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
BOUCHER, P. (2017). How blockchain technology could change our lives. European Parliamentary Research Service. Retrieved Apr 13, 2017, from http://www.europarl.europa.eu/RegData/etudes/IDAN/2017/581948/EPRS_I DA(2017)581948_EN.pdf.
CHOI, T. M., Guo, S., & Luo, S. (2020). When blockchain meets social media: Will the result benefit social media analytics for supply chain operations management? Transportation Research Part E: Logistics and Transportation Review, 135, 101860.
RODRIGUES, D. D. (Ed.). (2021). Political and Economic Implications of Blockchain Technology in Business and Healthcare. IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-7363-1
TAPSCOTT, Don., & Tapscott, A. (2016). Blockchain revolution: how the technology behind Bitcoin is changing money, business, and the world. Penguin.